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'ABC MIDAS' com I

Já tinha saudades do nosso glossário? Hoje voltamos com a letra I, e voltamos em grande! Sabia que o seu carro tem mais de uma dezena de interruptores?

 

Identificador de Sinais de Trânsito 

O identificador de sinais de trânsito é uma tecnologia avançada que encontramos nos carros mais recentes. Consiste numa câmara frontal que lê automaticamente os sinais de trânsito, tais como os sinais de limite de velocidade. Depois, os alertas aparecem no painel de controlo do condutor. 

Os carros que contam com este tipo de tecnologia funcionam em toda a Europa, pois estão programados para reconhecer os sinais nacionais de vários países. Nos países em que é obrigatório, também têm alertas sobre a redução da velocidade em caso de chuva. 

 

Ignição 

Em termos simples, a ignição é o que faz “ligar” o carro. O sistema de ignição é constituído pela bateria, bobina de ignição, cabos de velas, velas de ignição e, nos carros mais antigos, pelo distribuidor (que envia a tensão às velas). No momento em que as velas soltam uma “faísca”, o motor começa a combustão e o carro começa a andar. Há 3 tipos de sistemas de ignição: 

 

chave na ignição

 

ignição mecânica – quando o condutor põe a chave na ignição, uma peça retira a tensão da bateria, o que faz o mecanismo disparar e pôr o motor a funcionar. 

ignição eletrónica – há um módulo de controlo eletrónico, separado do distribuidor, que leva o fluxo da corrente até à bobina de ignição. 

– sistema de ignição sem distribuidor – é o computador do automóvel que regula o módulo de controlo eletrónico e, através de várias bobinas de ignição, faz a informação chegar às velas. 

 

Iluminação do Painel de Instrumentos

Tal como o nome indica, são as luzes que iluminam o painel de instrumentos – ou seja, o painel onde vemos a velocidade, o conta-rotações, o nível de combustível no depósito, a temperatura do motor e os restantes alertas do sistema informático, como por ex. a necessidade da mudança de óleo. 

 

Luzes velocímetro

 

Injeção direta

A injeção direta é um sistema do motor. Nos motores com injeção direta, a gasolina ou o gasóleo são injetados diretamente para a câmara de combustão. Isto permite que a combustão seja mais eficiente, o que se traduz num consumo otimizado e menos emissões de gases. Um dos tipos mais comuns de injeção direta é o sistema Common Rail para motores de diesel. 

 

injeção Common Rail: 

É um sistema de injeção direta para motores a diesel. A injeção “Common Rail” ou “Common Rail Inteligente” mantém a pressão alta na tubagem de alimentação, enquanto o sistema eletrónico do motor regula, consoante a carga e a velocidade, a pressão e o tempo da injeção em si.

 

Injetor/ Injetor de Combustível 

O injetor de combustível (também conhecido apenas como “injetor”) é a peça que leva o fluxo de combustível até às câmaras de combustão do motor. Como o injetor é controlado eletronicamente, o fluxo é muito preciso. Por isso, quando há um problema no injetor de combustível, vai notar: 

– que o carro funciona de forma irregular, “vai abaixo” ou anda aos solavancos, sobretudo quando o motor trabalha com rotações por minuto elevadas; 

– aumento no consumo de combustível;

– que o motor perde potência;

– dificuldades na ignição do motor (o carro não arranca, ou custa a pegar);

– os gases de escape mudam de cheiro e tornam-se mais tóxicos. 

 

Impermeabilização 

Certamente que já sabe qual é o objetivo de uma impermeabilização: tornar um determinado material resistente à água. No caso dos automóveis, costumamos falar em dois tipos de impermeabilização: impermeabilização de cobertura e impermeabilização de tecidos. 

 

Indicador do Nível de Óleo 

O indicador do nível de óleo serve para verificar o seu nível de enchimento. Quando o óleo está a níveis demasiado baixos, emite um sinal elétrico – que costuma aparecer no painel de instrumentos. Além disso, estes indicadores também emitem um aviso se a temperatura do óleo atingir 70ºC. No caso do óleo acabar ou da temperatura ser demasiado alta, o sensor pára imediatamente a bomba de óleo. 

 

Intercooler 

Em termos simples, podemos dizer que o intercooler é uma espécie de radiador. Só que, em vez de arrefecer a água do motor, arrefece o ar dos gases de escape. A intenção é tornar o ar mais denso, ter mais volume de ar no cilindro e diminuir a quantidade de combustível que precisa de ser injetado – o que torna o motor ainda mais potente. 

Como está na parte da frente do veículo, o intercooler está exposto a impactos mecânicos (por exemplo, uma pedra que vai contra o motor) e até à oxidação. Para detetar falhas no intercooler é preciso equipamento especial, mas pode notar as seguintes alterações: 

– há vestígios de fuga de óleo entre o intercooler e o tubo de ligação;

– a potência do motor diminuiu;

– o nível de óleo do motor diminuiu; 

– o consumo de combustível aumentou;

– o painel ou o computador de bordo sinalizam uma falha. 

 

Intermitente 

As lâmpadas de luzes intermitentes são vulgarmente conhecidas como “piscas”. Servem para indicar a mudança de direção, de faixa ou iniciar uma manobra de ultrapassagem. Também pode servir para alertar sobre perigo. Aliás, em caso de avaria das restantes luzes, deve circular com os 4 piscas ligados até chegar a um local seguro. Prefira as luzes LED e não use lâmpadas com uma potência demasiado alta, pois vão avariar com mais facilidade. 

 

Interruptor dos Elevadores dos Vidros 

A função do interruptor dos elevadores dos vidros é clara – serve para abrir e fechar os vidros. Esta peça não tem um tempo de vida útil específico. As avarias tendem a acontecer de repente: após um curto-circuito, que corresponde a um aumento de corrente, ou devido à oxidação. Às vezes, a exposição à água durante a chuva ou uma lavagem é o suficiente. 

Vai notar que o botão não responde à pressão do dedo ou que o vidro da janela só opera de uma forma (ou abre, ou fecha). Infelizmente, apesar de ser uma avaria simples, é preciso remover o revestimento da porta para desmontar a peça e colocar um interruptor novo. 

 

Interruptor dos Faróis

Outra peça cuja função é bem clara só pelo nome: o interruptor dos faróis é o interruptor das luzes (geralmente é um botão redondo que se vai rodando, no lado esquerdo do volante). Serve para ligar ou desligar os médios e os máximos, as luzes de estacionamento e, em alguns modelos, também as luzes de nevoeiro. Tal como a maioria dos interruptores, não tem um tempo de vida útil estipulado pelos fabricantes – só é substituída esta peça quando avaria. Aqui ficam duas dicas para aumentar a longevidade do interruptor:

rode o botão de forma suave, sem solavancos; 

não use lâmpadas com mais potência do que o recomendado pelo fabricante, pois podem causar sobreaquecimento e danificar o interruptor. Neste caso, vai sentir um cheiro a queimado no interior do habitáculo. 

 

Interruptor de Ignição e Arranque

Se o carro tem dificuldades em arrancar e não tem problemas no motor nem na bateria, nas velas de ignição ou na injeção de combustível, então talvez a causa esteja no interruptor de ignição. É um diagnóstico que se faz, geralmente, por exclusão de partes. 

Este interruptor tem duas componentes: um fecho mecânico e uma caixa de distribuição elétrica. É por isso que, quando põe a chave no volante, o carro arranca. Quando o cilindro se danifica ou a tensão na caixa elétrica não é a adequada, o carro tem dificuldade em pegar. 

 

Interruptor de Luz de Marcha Atrás

Este interruptor serve para ligar as luzes de marcha atrás e costuma fazer um sinal sonoro quando as luzes ligam. Se não ouvir esse som, é possível que o circuito do interruptor esteja avariado. Se ouvir esse som constantemente, mesmo que não esteja a fazer marcha atrás, é porque há um curto circuito. Outros sinais que revelam desgaste ou problemas elétricos no interruptor e no seu circuito são:

– as luzes não ligam quando engrena a marcha atrás;

– as luzes não desligam; 

– as luzes cintilam;

– fuga de óleo por baixo do interruptor. 

 

Interruptor de Piscas de Emergência

Este interruptor é um botão que permite ligar os 4 pisca, em caso de haver acidente ou avaria nas restantes luzes (é permitido circular com os 4 piscas até chegar à área de serviço mais próxima).

 

mão carregar botão carro

 

Interruptor de Pressão (sistema hidráulico de travagem)

É um interruptor que ajuda a regular a pressão do sistema ABS de travagem.

 

Interruptor de Pressão do Ar Condicionado 

A função desde interruptor é proteger o ar condicionado da pressão excessiva, o que torna o seu funcionamento mais seguro e “sem soluços”. A pressão interna do ar condicionado é bastante alta – por isso, sem este regulador, não conseguimos refrescar o habitáculo e o ar condicionado sobreaquece. 

 

Interruptor da Pressão do Óleo 

Também conhecido como sensor da pressão do óleo do motor. Há vários motivos para avariar: um curto-circuito devido à voltagem excessiva, oxidação causada pela humidade, contaminação, danos mecânicos, rutura de fios, uma falha no fusível, etc. Por isso, é importante prestar atenção aos seguintes sinais: 

– aparece um sinal no painel de instrumentos, mesmo que o nível de óleo esteja normal; 

– a pressão do óleo afasta-se dos 0,65 - 2 bar em marcha lenta;

– a pressão do óleo excede os 4,5 - 6 bar a alta velocidade.  

 

Caso note alguns destes sinais, leve o seu carro à oficina para fazer um diagnóstico e reparar o sensor de pressão.

 

Interruptor do Retrovisor 

Interruptor para ajustar os espelhos retrovisores. 

 

Interruptor de Temperatura do Ventilador do Radiador 

O interruptor da temperatura do ventilador do radiador faz parte do sistema de aquecimento/ arrefecimento do veículo. Tal como a maioria dos interruptores, pode avariar devido à oxidação dos terminais ou à deformação da peça. Os sinais de avaria são:

– sobreaquecimento do motor, quando o (1) ventilador não se liga no momento em que o líquido de arrefecimento atinge uma temperatura crítica ou (2) o ventilador se desliga demasiado rápido se o líquido atinge essa temperatura;

– o ventilador funciona constantemente ou erraticamente.

 

Interruptor de travão/ Interruptor de luz de stop

Também conhecido como “interruptor de freio” ou “interruptor de luz de freio” em Português do Brasil. Este interruptor está colocado acima do pedal. Sempre que pressiona o pedal, ativa as luzes do travão. Não tem um tempo de vida útil especificado, por isso deve substituí-lo apenas quando avaria. 

 

Isolamento de Compartimento do Motor 

O isolamento do motor é uma manta acústica que ajuda a diminuir o ruído do motor. Há vários materiais que se podem usar para este tipo de compartimentos. Deve verificar com o seu mecânico e com o fabricante quais são os materiais mais adequados, não inflamáveis  e corta-fogo.

 

Data de criação: 30 . 08 . 2019 |
Data de actualização: 12 . 09 . 2019

Autor: Sara Anjos


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