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'ABC MIDAS' com J

O nosso ABC Midas está de volta, desta vez com a letra J. Mas se acha que tudo o que esta letra esconde são as jantes do carro, prepare-se para ter uma surpresa. Hoje, falamos-lhe também das juntas e dos vedantes – essenciais para garantir o bom funcionamento do motor e da injeção do combustível. 


 

Jantes 

As jantes (também conhecidas como aros) são a parte exterior da roda que segura o pneu. É muito importante substituir as jantes e os pneus quando começam a apresentar desgaste, mas para escolher as mais indicadas deve ter em consideração:

 

Jantes carro

 

– as dimensões dos pneus: as dimensões e o diâmetro aprovados para cada veículo estão especificadas no Documento Único Automóvel, e o seu incumprimento está sujeito a multa na Inspeção Periódica Obrigatória. Se pretender alterar as dimensões das jantes, precisa de solicitá-lo ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). 

– a etiqueta do pneu: consulte a etiqueta europeia sobre a eficiência dos pneus (ou seja, o seu impacto no consumo de combustível), a aderência ao piso molhado e o ruído. Apesar de parecer apenas um detalhe, o barulho pode comprometer o conforto e concentração em viagens longas. 

– os tipos de jantes: há dois tipos de jantes, as jantes de aço e as jantes de liga de alumínio ou de liga leve. As jantes de liga de alumínio são mais leves e, normalmente, mais resistentes que as de aço. No entanto, as jantes de aço são mais maleáveis do que as restantes e mais fáceis de trocar. 

 

Junta da Bomba de Água

Peça que pertence à bomba de água auxiliar, cuja função é criar um microclima no habitáculo quando o motor está a funcionar com poucas rotações por minuto (por exemplo, nos engarrafamentos).

 

Juntas da Bomba de Combustível

As juntas da bomba de combustível servem para prevenir a fuga de combustível e para impedir que este entre em contacto com outras peças. Normalmente, estas juntas são fabricadas com borracha resistente ao efeito destrutivo da gasolina e do óleo. No entanto, também existem juntas de metal, que têm uma vida útil mais longa. 

 

Junta da Bomba Injetora

As juntas e os anéis vedantes da bomba injetora de combustível protegem a bomba da sujidade e da humidade. Deve haver uma junta em cada junção da bomba com outros componentes. Tal como as restantes juntas, podem desgastar-se ou deformar-se com o tempo. 

 

Junta da Cabeça 

A junta da cabeça (também conhecida como junta da colaça e junta de cúpula) situa-se entre o bloco dos cilindros do motor e a sua respetiva cabeça. Serve para vedar o bloco dos cilindros em si e a área adjacente à cabeça do cilindro, embora a sua principal função seja pressurizar as câmaras de combustão e manter a pressão adequada no sistema de lubrificação. 

 

Carro aberto com homem de costas

 

Uma vez que está exposta às altas temperaturas e às pressões internas do motor, é uma peça que está sujeita a grandes esforços e que deve ser substituída com alguma frequência. Mas também deve ser substituída sempre que seja necessário fazer uma intervenção ou reparação no motor que exija a remoção da junta. Os potenciais sinais de algo está errado são:

– impurezas de cor clara no óleo; 

– aumento da temperatura do motor (devido à entrada de óleo no líquido de arrefecimento); 

– coloração branca dos gases de escape; 

– manchas de óleo à volta do elemento vedante. 

 

Junta do Cárter

A junta do cárter (ou junta do cárter do óleo ou junta do coletor do óleo) evita as fugas de óleo. Com o tempo, podem deformar-se ou desgastar-se, por isso deve substituí-la assim que notar uma fuga de óleo do cárter. Outros sinais que revelam um problema no cárter são as manchas de óleo, irregularidades no funcionamento do motor e os ruídos. Para prolongar a vida útil desta peça e prevenir danos, não conduza fora da estrada, evite o sobreaquecimento do motor e use o óleo do motor recomendado pelo fabricante. 

 

Junta do Coletor de Admissão

A  junta do coletor de admissão serve para regular a pressão da ligação do motor com a linha da admissão. A junta pode empenar-se, dilacerar-se com as vibrações ou deformar-se. Deve substituir-se cada vez que se desmonta o coletor de admissão e, para melhorar o seu desempenho, deve colocar-se uma camada de lubrificante em ambos os lados da peça. 

 

Junta do Coletor de Escape

As juntas do coletor de escape estão entre o coletor de escape e a cabeça do cilindro do motor. A sua função é prevenir que os gases de escape entrem na zona inferior do carro. Não têm um tempo de vida útil predefinido e tudo depende das especificidades e do uso do motor. O sobreaquecimento do motor, por exemplo, acelera o desgaste das juntas e pode fazer com que cheire a gases dentro do habitáculo. A deformação das juntas faz com que o motor tenha mais dificuldades ao arrancar e produza sons estranhos. 

 

Junta do Injetor

Os injetores de combustível devem estar sempre protegidos da sujidade, da poeira e de outras partículas estranhas. As juntas e os vedantes dos injetores asseguram a estanqueidade dos injetores e evitam as fugas de combustível.  Também se utiliza a expressão junta do filtro do combustível.

 

Junta do Líquido de Refrigeração

Faz parte do sistema de refrigeração do automóvel. O sinal mais comum de que precisa de ser substituída é a fuga de fluído. Esta pode ser detetada se houver líquido nos componentes à volta do depósito ou então se o nível do liquido de refrigeração descer de forma rápida.

 

Junta Homocinética

A junta homocinética, também conhecida como junta de velocidade constante (junta VC ou JVC) ou ainda ponteira de transmissão, transfere continuamente a torção do veio de transmissão para as rodas motrizes. É usada sobretudo em automóveis com tração dianteira e muito menos nos de tração traseira. A vida útil de uma junta VC é de 80 000 a 100 000 km. No entanto, uma condução pouco cuidadosa e as travagens bruscas podem fazer com que tenha de trocá-las muito mais cedo. Para evitar o desgaste e a deformação da junta homocinética, deve:

– evitar o aumento de potência do motor (por exemplo, ao conduzir em condições todo-o-terreno); 

– usar lubrificantes apropriados e de qualidade; 

– usar pinças e foles compatíveis com a junta, de preferência do mesmo fabricante. 

 

Junta Vedante da Porta

Os vedantes de borracha das portas dos carros danificam-se com relativa facilidade devido à exposição prolongada à luz direta do Sol e às alterações frequentes de temperatura. Uma vez que para corrigir o problema precisa de desmontar toda a porta, o melhor é procurar uma oficina caso se depare com este problema na sua viatura.

 

porta carro

 

Data de criação: 11 . 09 . 2019 |
Data de actualização: 08 . 10 . 2019

Autor: Sara Anjos


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