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'ABC MIDAS' com L

Estamos de volta com mais um ABC Midas. Hoje trazemos-lhe o L! As luzes são fundamentais para circular de forma segura na estrada, mas ainda há muitas dúvidas sobre as luzes obrigatórias e as diferentes designações que podem ter. Será que as luzes de presença são o mesmo que os mínimos? O que são as luzes de estrada? Esperamos que este artigo faça luz no seu ABC de bom condutor e torne tudo mais simples. Vamos arrancar?

 

Carros no trânsito

 

Líquido de Refrigeração

O líquido de refrigeração percorre o circuito interno do motor para evitar o sobreaquecimento dos seus componentes. Caso a temperatura exceda os 90ºC dentro do motor, há risco de danos graves e dispendiosos. Recomendamos que verifique regularmente o nível do líquido de refrigeração e que proceda à sua substituição a cada 2 anos ou 40.000 kms. Algumas pessoas preferem usar água para o mesmo efeito, mas os líquidos de refrigeração próprios têm um desempenho superior, evitando desde logo a corrosão.

Os líquidos de refrigeração também se podem designar anti congelantes, pois no Inverno evitam que o frio afete o funcionamento do motor, visto terem um ponto de congelação bem abaixo dos 0ºC da água.

 

Líquido dos Travões

O líquido dos travões é essencial para que não haja falhas ao transmitir informação do pedal para o resto do sistema de travagem. Deve substituí-lo sempre que estiver previsto nos intervalos de manutenção ou através do teste de temperatura se se verificar que as suas propriedades já estão comprometidas.

Atualmente, existem três tipologias de líquido de travões, conhecidas como DOT 3, DOT 4 e DOT 5. Estas três tipologias variam quanto à temperatura de ebulição: quanto maior a temperatura do ponto de ebulição, menor é quantidade de líquido existente:

  • O DOT 3 está associado às piores prestações e não é indicado para os veículos mais modernos com ABS.
  • DOT 4 é apropriado para todos os sistemas de travagem, sendo o líquido mais comum.
  • Já o DOT 5 tem um preço mais elevado e é indicado apenas para veículos específicos.

A verificação do nível do líquido de travões deve ser feita periodicamente. Escolha sempre uma oficina creditada para obter o melhor aconselhamento sobre o tipo de líquido a utilizar no seu veículo.

 

Longarina

A longarina é uma base de aço que está na frente do carro e que serve para assentar a carroçaria do automóvel, sendo uma peça chave para a sua resistência e segurança. Ela tem uma função dispersora da energia de um embate e evita, em caso de colisão, danos mais graves. Em caso de acidente e tendo ficado danificada, nunca deve ser arranjada, mas sim substituída.

 

Luz de Chapa de Matrícula

Tal como o nome indica, esta luz serve para iluminar a chapa da matrícula na retaguarda do veículo. Os veículos devem estar sempre identificados e a matrícula deve ler-se facilmente pelo menos a uma distância de 20 metros. Portanto, a luz da chapa da matrícula deve acender conjuntamente com os mínimos (ou luzes de presença, como veremos mais adiante). 

 

Luz de Circulação Diurna

As luzes de circulação diurna são obrigatórias desde 2011. Tratam-se de luzes que devem estar sempre ligadas, inclusive de dia, e tudo em nome da segurança rodoviária. Ao contrário dos médios ou dos máximos, as luzes diurnas não servem para iluminar a estrada – mas sim para ajudar o seu carro a ser visto. Em alguns países Europeus, esta norma já existia há vários anos para aumentar a visibilidade e diminuir a probabilidade de colisão com outros veículos.

 

Luz de Estacionamento e Posição

Também denominados como faróis de estacionamento ou simplesmente como luz de posição. Tal como o nome indica, tornam o veículo mais visível quando está parado em estacionamento. Convém limpar estas luzes com alguma frequência, pois a poeira e a neve (no caso de viajar na neve) diminuem bastante a dispersão da luz e a visibilidade.

 

Luz Indicadora de Mudança de Direção

O quê? Calma, provavelmente conhece estas luzes por outro nome. A luz indicadora de mudança de direção não é mais do que o “pisca” e sinaliza que vai mudar de direção. Os piscas devem ter luzes intermitentes de cor branca ou laranja (à frente), vermelha ou laranja (na retaguarda) e laranja (se existiram também na lateral do veículo). Alternativamente, os piscas também podem ser chamados luzes indicadoras de perigo (ou os “4 piscas”). Se tiver uma avaria no carro, deve estacionar na berma, ligar as luzes indicadores de perigo e colocar o triângulo até chegar a assistência em viagem. Caso isto não seja possível, pode circular apenas com os 4 piscas ligados até à área de serviço ou saída mais próxima.

 

Luz de Marcha-Atrás

A luz de marcha-atrás fica na traseira do veículo e avisa os outros automobilistas que pretende fazer marcha-atrás. Por norma, estas luzes são brancas e devem ter um alcance não superior a 10 metros. Devem acender quando a marcha-atrás estiver engatada – caso isso não aconteça, dirija-se a uma oficina credenciada.

 

Luz de Nevoeiro da Frente

O nevoeiro é o principal inimigo da visibilidade na estrada. Por isso, conduzir com nevoeiro exige cuidados extra com luzes de nevoeiro à frente e na retaguarda. Nos veículos ligeiros, as luzes de nevoeiro da frente têm cor branca ou amarela e podem ser usadas como um complemento aos médios. Resta dizer que, tal como os médios, o seu alcance não deve exceder os 30 metros para não encandear outros condutores.

 

Luz de Nevoeiro Traseira/ Luz de Nevoeiro da Retaguarda

Em caso de nevoeiro intenso, os veículos ligeiros também devem acender as luzes de nevoeiro da retaguarda, para tornar o automóvel mais visível para quem circula no mesmo sentido. Estas luzes só podem ligar-se quando as luzes de médios e/ou as luzes de nevoeiro estiverem ligadas à frente.

 

Luz de Placa

Ver luz de chapa de matrícula.

 

Luz Rotativa ou Intermitente

As luzes rotativas ou intermitentes estão reservadas a veículos com funções especiais, e portanto não é provável que alguma vez venha a precisar delas. No entanto, aproveitamos para esclarecer que as luzes rotativas de cor azul são exclusivas para veículos prioritários com serviço urgente (como os carros da polícia, por exemplo). Também há luzes rotativas de cor amarela, geralmente instaladas na parte superior dos veículos, para sinalizar veículos que precisam de circular em marcha lenta. Isto aplica-se aos veículos de pronto-socorro, reboques, escoltas ou automóveis afetos a serviços públicos nas vias de circulação. 

 

Luz de Travagem

Os automóveis devem ter pelo menos duas luzes de travagem de cor vermelha ou laranja. Estas luzes servem para avisar os outros automobilistas que se prepara para travar e evitar choques em cadeia. A maioria dos carros, após o ano de 2003, está dotado de 3 luzes de travagem. Atualmente, a existência de um terceiro stop é obrigatória em todas as viaturas novas.

 

Carros no trânsito à noite

 

Luzes de Cruzamento

As luzes de cruzamento são mais conhecidas por outro nome: médios. Quase de certeza que já sabe o que são, mas convém sempre relembrar que os médios devem ter uma cor branca ou amarela visível até 30 metros. As luzes de cruzamento devem apontar sempre para o solo, de forma a não encandear os outros condutores que circulam na via.

 

Luzes de Estrada

Também conhecidas como máximos, as luzes de estrada devem iluminar pelo menos 100 metros de estrada. As lâmpadas tanto podem ser de cor branca como amarela.

 

Carro com luzes ligadas à noite

 

Luzes de Presença

As luzes de presença destinam-se a assinalar a presença do veículo, tanto à frente como à retaguarda. Devem ser lâmpadas brancas, visíveis a uma distância mínima de segurança de 150 metros. As  luzes de presença à frente também são conhecidas como mínimos. À retaguarda, as luzes de presença têm uma cor vermelha.

Data de criação: 18 . 10 . 2019 |
Data de actualização: 18 . 10 . 2019

Autor: Sara Anjos


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