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'ABC MIDAS' com M

Já alguma vez se perguntou porque é que o seu carro detecta o seu cansaço a conduzir? Será que sabe como funciona o motor do carro? É tudo isto que queremos esclarecer neste novo capítulo do ABC Midas!

 

Mala 

Mala, porta-malas, bagageira ou porta-bagagens. Estes são os vários nomes que damos a um compartimento normalmente situado na parte traseira do automóvel para o transporte de cargas. É na mala que costumam estar o kit de emergência, o pneu suplente, o kit para pequenas reparações DIY e os tanques para os carros convertidos a GPL. Em alguns modelos, o banco de trás é rebatível, de forma a aumentar o espaço da mala. 

 

Bagageira do carro com pessoas a retirar malas

 

Mancal da Árvore de Cames

É uma das componentes da árvore de cames. É o mecanismo destinado a regular a abertura das válvulas num motor de combustão interna. 

 

Manga de Eixo 

A manga de eixo é uma peça que pertence à articulação da suspensão dianteira que fixa os discos de travão e as rodas e assegura a articulação desses elementos com o sistema de direção do veículo. Normalmente são fabricadas em aço endurecido, o que lhes confere muito resistência, fiabilidade e uma vida útil longa. Não é normal ter de trocar a manga de eixo. No entanto, a manga de eixo pode danificar-se devido a um acidente ou esforços mecânicos excessivos continuados (condução desportiva, por exemplo).

 

No caso da manga de eixo estar danificada, irá notar os seguintes “sintomas”: 

  • aumento da vibração do carro;

  • resposta reduzida da direção; 

  • sons estranhos ao travar ou durante as manobras; 

  • folga nas rodas dianteiras 

  • suspensão com batimentos. 

 

A reparação e substituição da manga de eixo deve ser sempre feita em oficinas especializadas. 

 

Mangueira do Radiador

A mangueira do radiador (vulgarmente denominada  de tubos de radiador) serve para deixar passar o líquido de refrigeração para o motor e evitar o sobreaquecimento do automóvel. Ou seja, a bomba de água faz com que o líquido comece a circular e é a mangueira que o transporta até ao destino final. Quando a mangueira do radiador se estraga, há fugas do líquido de refrigeração e existe um aumento exponencial da probabilidade de sobreaquecimento do motor. 

 

Quando a mangueira do radiador se estraga, geralmente é por três motivos: ou está gretada (no caso das mangueiras de borracha), torcida ou desgastada. Poderá notar manchas de líquido por baixo do carro, aumento da vibração e sobreaquecimento do motor, perda de potência, aumento do consumo de combustível (devido à ineficiência do motor). Nesse caso, o melhor é optar pela substituição da peça numa oficina especializada.

 

Mangueiras de Travão 

As mangueiras de travão (também conhecidas como tubos de travão) devem ser revistas a cada 50.000 quilómetros. No caso das mangueiras de borracha, devem ser substituídas ao fim de 125.000 quilómetros, independentemente do seu estado. As mangueiras podem romper-se ou torcer-se, especialmente se se deslocarem da sua posição original, se o condutor fizer um uso abusivo do sistema de travagem ou se forem de má qualidade. 

 

Os seguintes sinais podem ser indicadores de problemas nas mangueiras de travão: 

  • fuga de fluido;

  • sons anormais ao pressionar o pedal do travão;

  • cursos mais longos do pedal de travão;

  • vibração ao travar;

  • temperaturas elevadas nos travões;

  • aumento da distância de travagem;

  • derrapagens ao travar.

 

Mangueira para o Turbocompressor 

As mangueiras do turbocompressor fazem parte do sistema de admissão de ar. Tal como as mangueiras do radiador e do travão, podem danificar-se em caso de acidente ou desgaste excessivo. Em caso de avaria, os sinais que irá notar são novamente perda de potência do motor, funcionamento instável do motor, aumento do consumo de combustível e sobreaquecimento. Também deve ficar atento à possibilidade de fumo negro a sair pelo tubo de escape e a barulhos anormais que poderão aparecer repentinamente.

 

Maxilas de Travão 

As maxilas do travão são um componente do sistema de travagem automóvel instalado no eixo traseiro dos veículos equipados com travões de tambor. Estão localizadas no interior do tambor de travão e são elas que vão causar a pressão no eixo traseiro para imobilizar o automóvel. As maxilas do travão devem ser trocadas quando a espessura das mesmas tiver diminuído cerca de 75%, para que não percam a eficácia nas travagens.

As falhas em qualquer uma das componentes do travão podem causar o aumento da distância de travagem, assobios durante a travagem ou vibração excessiva nos travões. Por isso, deve inspecionar os travões a cada 15 mil ou 20 mil quilómetros. 

 

Máximos 

Os máximos, também conhecidos como luzes de estrada, são as luzes com maior alcance de um veículo: devem iluminar pelo menos 100 metros da via. Hoje em dia, também já existem automóveis com máximos automáticos, que usam um sensor instalado à frente do espelho retrovisor para alternar entre médios e máximos automaticamente. 

 

Carro com luzes ligadas no meio de árvores

 

Módulo de Ignição 

O módulo de ignição é o sistema que controla a abertura e o fecho da ignição do automóvel. Está exposto a níveis altos de tensão para que o carro arranque e, por vezes, são os problemas no circuito ou a queima do módulo que causam as avarias. Defeitos resultantes do aquecimento ou de falso contato provocam falhas intermitentes. No caso de falha total, o motor deixa de funcionar imediatamente. A resolução passa por ir a uma oficina, fazer um diagnóstico e, muito provavelmente, substituir o módulo.

 

Mola Pneumática 

A mola pneumática não é mais do que o tipo de mola que utilizamos para levantar e segurar o capot e a mala. Em caso de ter que as substituir, escolha molas de boa qualidade, resistentes à deformação, à corrosão e aos danos mecânicos. 

 

Monitor de Ângulo Morto

Alguns carros mais recentes alertam o condutor para a presença ou aproximação de veículos no seu ângulo morto. Quando um veículo é detetado, acende-se uma pequena luz de aviso amarela e/ou vermelha. 

 

Monitor de Atenção do Condutor 

O monitor de atenção do condutor deteta cansaço no condutor e avisa-o de que precisa de fazer uma pausa. O monitor de atenção analisa parâmetros como a direção, o uso do pedal e a aceleração lateral. Se chegar à conclusão que a atenção do condutor está a diminuir, o carro dará um aviso no painel e um aviso sonoro, o que é uma excelente medida de segurança para quem conduz à noite ou quando conduz sozinho. 

 

Motor

A peça a que habitualmente chamamos “motor” é o motor de combustível do carro. Ou seja, a peça que é determinante para fazer mover o carro à base de um determinado combustível (gasóleo, gasolina, gás, eletricidade, etc.). 

 

Motor automóvel

 

Em primeiro lugar, precisamos de entender que no motor está o cilindro, que por sua vez é constituído pela vela, pelo bico injetor de combustível e um pistão. A vela gera faíscas e o bico injetor começa a libertar combustível, o que gera uma explosão dentro do cilindro que põe o pistão em movimento. O pistão está em contacto com um sistema de engrenagens que faz girar o eixo do motor e o carro começa a andar.

 

No entanto, apenas uma parte da energia gerada pela explosão é usada para movimentar o carro. Outra parte da energia é reaproveitada pelo alternador, para pôr em marcha toda a parte elétrica do veículo e continuar o ciclo de combustão. A restante energia dissipa-se em forma de calor, daí a necessidade de ter um líquido de refrigeração apropriado para evitar que o motor sobreaqueça. 

 

Motor de Arranque 

O motor de arranque é um dos elementos-chave do motor do carro. Trata-se de um pequeno motor elétrico com escovas internas, que se aciona quando o condutor põe a chave na ignição e que gira o eixo que faz disparar o motor de combustão. Fazem parte do circuito do motor de arranque o motor em si mesmo, a embraiagem, a caixa de velocidades e o dispositivo de arranque. Nem todos os motores de arranque funcionam de igual forma, tal como nem todos usam a mesma fonte de energia. Mas quando falham, todos provocam o mesmo resultado: o carro não arranca e não sai do sítio. 

 

Se o motor não pegar e não houver nenhum problema com a bobina, a ignição ou falta de combustível, o mais provável é ter um problema no motor de arranque. Estas são as situações mais comuns: o motor não pega de todo, ou pega mas não liga (sim, é possível), chia quando tenta ligar o motor, cheira a queimado ou nota fumo quando liga o motor ou ouve “cliques” ao dar à chave (que também pode ser um sinal de problemas na bateria). 

 

Há vários motivos que podem levar o motor de arranque a avariar. As escovas do motor de arranque podem estar gastas ou sujas, os rolamentos do eixo podem estar desgastados, os pinos ou as braçadeiras podem estar oxidados: tudo isto é relativamente comum. É recomendável consultar uma oficina para determinar a causa exata da avaria e, se necessário, substituir o motor de arranque. 


 

Uma vez que não existem palavras na letra N para o nosso ABC Midas, voltaremos em breve com a letra O! 

Data de criação: 08 . 11 . 2019 |
Data de actualização: 08 . 11 . 2019

Autor: Sara Anjos


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