indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

'ABCMIDAS' com G

Mais um dia, mais uma letra. Voltamos com o nosso glossário sobre o mundo automóvel “ABC Midas” e, desta vez, trazemos-lhe a letra G. 

 

Galvanização 

A galvanização é o processo de revestir uma superfície de aço com zinco. O zinco evita a ferrugem e protege o aço mesmo se a superfície for arranhada. Nos carros, é normal galvanizar as chapas dos dois lados para resistirem à corrosão.

 

Gás de escape

O gás de escape (também conhecido como gás de exaustão) é o composto que sai do automóvel pelo tubo de escape. É composto por dióxido de carbono, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogénio e dióxido de enxofre. O gás de escape dos automóveis a diesel tem um odor característico. 

 

tubos de escape

 

Gasóleo

O gasóleo, também conhecido como diesel, é um tipo de combustível. Durante muitos anos, os carros a gasóleo foram os mais populares em Portugal e ainda hoje constituem a maioria do nosso parque automóvel. 

 

No entanto, há cada vez menos pessoas a optar pelos motores a gasóleo/diesel: em 2017 representavam cerca de 61% dos carros vendidos, enquanto que em 2018 a percentagem baixou para 53,2%. É provável que a quota de mercado continue a descer à medida que mais cidades proíbem os carros a diesel e que alguns fabricantes (como a Toyota, por exemplo), abandonam estes modelos a favor dos automóveis híbridos. 

 

gasoleo

 

Há 3 tipos de gasóleo à venda em Portugal:

  • gasóleo simples/diesel, que deriva do petróleo bruto e contém nitrogénio, enxofre e oxigénio. Tem um rendimento elevado.
  • gasóleo ou diesel aditivado, que contém uma série de aditivos para reduzir o desgaste dos injetores, proteger o sistema de alimentação do combustível e separar a água do gasóleo. Alguns fabricantes afirmam que também melhora o rendimento do motor e que reduz as emissões de gases para a atmosfera.
  • gasóleo colorido, que tem as mesmas características do gasóleo simples, mas com uma diferença essencial: contém um aditivo químico que o faz ter uma cor verde. É usado sobretudo no setor agrícola e florestal, o que faz com que também seja conhecido como “gasóleo agrícola”. Em Portugal, só pode ser vendido a beneficiários com cartões de microcircuito emitidos pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e isenção ou redução da taxa de ISP (Imposto sobre os produtos petrolíferos). 

 

Gasolina

A gasolina é o segundo combustível mais utilizado em Portugal (depois do Diesel). Há vários tipos de gasolina à venda em Portugal:

  • gasolina sem chumbo 95, com um índice de octanas de 95. O número de octanas nas moléculas de gasolina determina a sua resistência à detonação espontânea. O rendimento proporcionado pela gasolina de índice 95 é indicado para carros de gama média e baixa.
  • gasolina sem chumbo 98, com um índice de octanas de 98. Esta gasolina otimiza o rendimento dos motores mais avançados e, por isso, é indicada para carros de gama superior. Também é mais limpa do que a gasolina sem chumbo 95, pois emite menos enxofre.
  • gasolina aditivada que, tal como o nome indica, tem alguns aditivos. Estes aditivos servem para “limpar” partes do automóvel, como os cilindros e os injetores. A gasolina aditivada também emite menos dióxido de carbono e há quem defenda que aumenta o tempo entre cada revisão.

 

Gerador de Impulsos

O Gerador de Impulsos é o Sensor de Posição da Cambota e da Árvore de Cames. São peças que podem sofrer danos mecânicos ao longo da vida útil do veículo e que é preciso substituir quando necessário. Quando há danos no Gerador de Impulsos, pode notar qualquer um dos seguintes sintomas: 

  • maior dificuldade em arrancar o motor
  • perda de potência
  • alterações no número de rotações por minuto 
  • o automóvel fica instável em ponto morto. 

 

GPL Auto 

O GPL Auto é o combustível utilizado pelos veículos movidos a Gás de Petróleo Liquefeito (GPL). O GPL emite menos gases nocivos para a atmosfera e também é mais barato do que os outros combustíveis, no entanto é preciso cumprir uma série de obrigações impostas por lei: deve colocar uma vinheta com as letras GPL no exterior do carro e precisa de passar uma Inspeção Extraordinária para poder estacionar em garagens fechadas e/ou subterrâneas. 

 

Grade Dianteira

A grade dianteira (também conhecida como grelha dianteira) protege o motor do carro. Evita a entrada de objetos estranhos, de sujidade e de poeiras, além de ajudar a refrigerar o motor através da grelha do radiador. Estes são alguns sinais de que a grelha do radiador pode estar a falhar:

  • alterações no funcionamento do sistema de refrigeração;
  • sobreaquecimento frequente do motor;
  • deterioração da ventilação do carro. 

 

Resta dizer que a grade dianteira é determinante para a estética do veículo – cada modelo tem uma grade dianteira específica. Aliás, muitos fãs de tuning gostam de personalizar a grade dianteira do seu carro.

 

Grampo

O grampo é uma ferramenta utilizada para fixar ou proteger objetos. Nos automóveis, existem grampos para dar suporte aos espelhos retrovisores e grampos nos injetores, por exemplo. 

 

Gran turismo / Grand Tourer

Os automóveis gran turismo, ou grand tourer, são carros de gama alta e alto desempenho concebidos para percorrer grandes distâncias. Um dos tipos mais conhecidos de grand turismo são os coupé de duas portas, quer com dois lugares, quer com a configuração 2+2 (2 passageiros atrás e 2 à frente). Distinguem-se dos carros desportivos por serem mais largos, mais pesados e também mais confortáveis. 

 

gran turismo

 

Grelha Dianteira 

ver grade dianteira. 

 

Guarda-lamas

O guarda-lamas é uma peça que está colocada por cima das rodas de um veículo, de forma a resguardá-las da lama. 

 

Guia da Válvula

A guia da válvula é um dos componentes que fazem parte das válvulas do cilindro do motor. As válvulas têm uma haste que desliza dentro da guia, que é sempre fabricada a partir de um metal com pouca fricção (aço, aço inoxidável ou titânio). 

Data de criação: 24 . 07 . 2019 |
Data de actualização: 01 . 10 . 2019

Autor: Sara Anjos


artigos relacionados

‘ABCMIDAS’ COM F

‘ABCMIDAS’ COM F

Hoje trazemos-lhe a letra F. Vamos apresentar diversos termos relacionados com a manutenção de automóveis que começam por esta letra.

ver mais
‘ABCMIDAS’ COM E

‘ABCMIDAS’ COM E

Voltamos com a secção ABCMIDAS na qual revemos alguns dos termos mais característicos da mecânica automóvel. Avançamos com mais uma letra do dicionário, a vogal 'E'.

ver mais
‘ABCMIDAS’ COM D

‘ABCMIDAS’ COM D

Regressamos mais uma vez com a nossa secção “ABC MIDAS”, desta vez destacamos conceitos de mecânica automóvel com a letra “D”.

ver mais