indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Dicas para uma condução segura durante o inverno

Com a chegada do inverno é importante rever algumas das boas práticas para uma condução segura. Tenha especial atenção nos meses que se aproximam, em que o tempo é mais rigoroso.

 

Conduzir no inverno

 

Como conduzir de forma mais segura no inverno?

Arranque de forma segura

  • Por norma os veículos têm problemas em arrancar, devido às baixas temperaturas, especialmente pela manhã quando o frio é, regra geral, mais intenso. Neste caso, o mais aconselhável é pisar a embraiagem ao ligar o carro. Se não iniciar à primeira vez, deve aguardar uns minutos e voltar a tentar passado alguns segundos. É importante ligar o carro com calma para não causar danos no motor.

Verifique as luzes

  • Durante a estação mais fria do ano, além do aumento das horas noturnas, temos também mais nevoeiro e chuva, e em alguns casos neve, o que torna mais dificil manter uma boa visibilidade. Por esta razão é importante, tanto de dia como de noite, manter as luzes acesas, não só para melhorar a nossa visibilidade ao conduzir, mas também para que todos os condutores nos vejam corretamente.

Tenha atenção à climatização

  • Nesta época, é comum utilizar o ar condicionado para aumentar a temperatura no interior do veículo. No entanto, é aconselhável manter uma temperatura estável, de modo a que o condutor esteja o mais confortável possível. Em viagens longas, é recomendado tirar o casaco, e desta forma facilitar os movimentos, o que irá tornar a condução mais confortável e consequentemente mais segura.

 

Ar Condicionado

 

Modere a velocidade

  • Se durante o seu trajeto encontrar pavimento com gelo ou lama, tente controlar a velocidade para evitar que os pneus deslizem. Ao manter uma velocidade estável ajudará também os restantes condutores, contribuindo para a fluidez do trânsito.

Evite ultrapassagens de risco

  • Com os climas mais rigorosos, é aconselhável evitar as ultrapassagens, especialmente quando viaja em zonas com estradas húmidas ou lamacentas. As ultrapassagens implicam um aumento da velocidade o que poderá, consequentemente, levar à perda do controlo do veículo.

Circule em segurança

  • Um dos maiores perigos no inverno para os condutores é a neve. Nas zonas geográficas que são fustigadas pela neve, é importante ter os cuidados necessários para evitar acidentes. É uma mais valia recorrer ao uso de correntes de neve, e posteriormente quando esta derrete tenha especial atenção para evitar uma aquaplanagem.

Correntes de neve

 

Tenha especial atenção à condução em viagens de longo curso

Para viagens longas, aconselhamos que organize previamente um conjunto de elementos que poderão ajudar a melhorar o seu conforto em caso de necessidade.

Como por exemplo:

  • o carregador de telemóvel;
  • cobertor;
  • kit de primeiros socorros;
  • barras energéticas;
  • água;
  • lanterna.

Em suma, para garantir uma condução segura durante o inverno, tudo o que realmente precisamos é de bom senso. Manter uma velocidade adequada, as luzes acesas, uma condução calma e preparar um pequeno kit de emergência fará estas viagens tão seguras quanto as que realizamos durante o resto do ano.

Data de criação: 03 . 01 . 2018 |
Data de actualização: 28 . 06 . 2019

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

Prepare o seu carro para o inverno

Prepare o seu carro para o inverno

Com a chegada do inverno, chega também a chuva e o tempo mais húmido e frio, como a neve, logo a condução em estrada é menos fiável e mais perigosa. Assim, torna-se essencial investir num check-up e na manutenção de forma a preparar o carro para o Inverno.

ver mais