indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Dicas para uma condução segura durante o inverno

Com a chegada da estação mais fria do ano, é essencial rever algumas das boas práticas que deve assegurar para garantir uma condução segura no Inverno. As alterações climatéricas desta época trazem consigo alguns desafios extra a que deve prestar atenção enquanto conduz. 

Assim, partilhamos em seguida 7 importantes dicas para conduzir no Inverno com maior segurança:

 

Como conduzir no Inverno de forma mais segura?

 

1. Arranque de forma segura

Por norma, no Inverno os veículos têm mais problemas em arrancar devido às baixas temperaturas, especialmente pela manhã, quando o frio é mais intenso

Neste caso, o mais aconselhável é pisar a embraiagem ao ligar o carro. Se não ligar à primeira vez, deve aguardar uns segundos e depois voltar a tentar. É importante ligar o carro com calma e sem forçar, de forma a não causar danos no motor.

 

Arranque o carro de forma cautelosa

 

2. Verifique o estado das luzes

Durante a época mais fria do ano, além do aumento das horas noturnas, temos também mais nevoeiro e chuva. Em alguns casos, poderá haver também o aparecimento de neve, o que torna mais dificil manter uma boa visibilidade.

Por esta razão, é fundamental, tanto de dia como de noite, manter sempre as luzes acesas. Garanta que tem todos os faróis a funcionar devidamente, incluindo, os faróis de nevoeiro, que são obrigatórios quando se verifica esta condição climatérica. 

O bom funcionamento das luzes permite não só melhorar a nossa visibilidade na estrada, mas também melhorar a visibilidade em relação aos outros veículos, de forma a que todos os condutores nos vejam corretamente.

 

Como conduzir no Inverno

 

3. Tenha atenção à climatização

No Inverno, é comum utilizar o ar condicionado para aumentar a temperatura no interior do veículo. No entanto, é aconselhável manter uma temperatura estável, de modo a que o condutor e ocupantes se sintam o mais confortáveis possível.

Em viagens longas, é recomendado também que o condutor tire o casaco, uma vez que isso irá facilitar os seus movimentos e tornar a condução mais confortável e segura.

 

Sistema de climatização automóvel

 

4. Modere a velocidade

Se durante o seu trajeto encontrar lama ou gelo na estrada, tente reduzir a velocidade a que conduz, de forma a evitar que os pneus deslizem. Este é um factor que pode ser muito importante na segurança ao volante. Ao manter uma velocidade de condução estável, ajudará também os restantes condutores, pois isso irá contribuir para uma melhor visibilidade de todos os intervenientes (você e os restantes), movimentos mais previsíveis e maior fluidez do trânsito.

 

Modere a velocidade e garanta uma boa visibilidade

 

5. Circule em segurança

Um dos maiores perigos para os condutores no inverno é a neve. Nas zonas geográficas que são fustigadas pela neve, é importante ter os cuidados necessários para evitar acidentes. É uma mais valia recorrer ao uso de correntes de neve, e posteriormente quando esta derrete, ter especial atenção à forma como conduz, de forma a evitar uma aquaplanagem.

 

Pneu com correntes de neve

 

6. Evite ultrapassagens de risco

Com o clima num estado mais rigoroso, é aconselhável evitar as ultrapassagens, especialmente quando viaja em zonas com estradas molhadas ou lamacentas. As ultrapassagens implicam um aumento da velocidade o que poderá, consequentemente, levar à perda de controlo do veículo.

 

Deve evitar ultrapassagens de risco no Inverno

 

7. Prepare-se para as viagens de longo curso

Para viagens longas, aconselhamos que organize previamente e traga consigo alguns elementos que irão ajudar a melhorar o conforto no veículo, nomeadamente:

  • cobertor para os restantes ocupantes;
  • kit de primeiros socorros operacional;
  • snacks (ex: barras energéticas, bolachas, fruta);
  • água;
  • lanterna;
  • carregador de telemóvel.

 

Tenha alguns snacks para viagens

 

Em suma, para garantir uma condução segura no inverno, tudo o que realmente precisamos é de bom senso. Manter uma velocidade adequada, as luzes acesas, uma condução calma e preparar um pequeno kit de emergência fará com que estas viagens sejam tão seguras quanto as que realizamos no resto do ano.

Tenha especial atenção a estes meses em que o tempo é mais rigoroso e circule com toda a precaução!

Data de criação: 03 . 01 . 2018 |
Data de actualização: 04 . 06 . 2020

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Antes de uma viagem longa, convém fazer um check up auto, um diagnóstico automóvel para que tudo corra pelo melhor!

ver mais
A importância de umas escovas limpa vidros em perfeito estado

A importância de umas escovas limpa vidros em perfeito estado

Saiba mais sobre as razões pelas quais deve manter as escovas limpa vidros em perfeito estado.

ver mais
Prepare o seu carro para o inverno

Prepare o seu carro para o inverno

Saiba aqui os aspetos importantes a verificar no seu carro no Inverno.

ver mais