indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Prepare o seu carro para o inverno

Com a chegada do Inverno, chegam também as condições atmosféricas mais adversas. Chuva, frio, humidade, neve, geada, entre outros, dificultam a tarefa dos condutores e tornam a condução em estrada mais perigosa e menos fiável.

Para que tenha uma maior segurança ao volante, é bastante importante adaptar as suas práticas de condução e também garantir que tem o seu carro pronto para enfrentar este período do ano.

Recomendamos assim que invista tempo na manutenção do carro no Inverno e faça um check-up automóvel para ter todos os aspetos devidamente operacionais.

 

Adapte a sua condução no Inverno

 

Em seguida, listamos 6 aspetos a verificar no automóvel no Inverno:

 

1. Estado e Pressão dos Pneus

Os pneus são os únicos elementos do seu carro que estão em contacto com a estrada. Como tal, deve sempre garantir que estão em bom estado e preparados para variações de temperatura e velocidade. Tenha 2 cuidados em especial:

  • Verifique o estado do piso dos pneus. Caso exista um desgaste significativo do rasto dos pneus, substitua-os. Assim, estará a aumentar a aderência das rodas ao piso molhado.
  • Verifique a pressão dos pneus para garantir que está igual à recomendada pela marca.

Em zonas do país com condições climatéricas mais rigorosas, é fundamental que equipe o seu carro com pneus de Inverno. Estes pneus têm ranhuras mais profundas e por isso uma maior aderência à estrada. Em zonas montanhosas ou onde neve frequentemente, pode ser útil adquirir correntes de neve.

 

Deve verificar a pressão dos pneus

 

2. Estado da Bateria

Tenha o cuidado de inspecionar o estado da bateria, já que este é um elemento fundamental para movimentar o seu carro. Certifique-se de que a bateria do motor está totalmente carregada, a fim de evitar um dos mais temidos momentos dos automobilistas: tentar ligar o carro e… nada. No Inverno, as temperaturas ficam mais baixas e esse tempo frio causa que as baterias tenham mais dificuldades em arrancar.

Se não se lembra quando foi a última vez que mudou a bateria, ou o seu carro já tem mais de 2 anos, aconselhamos que passe numa Oficina Midas para avaliar o estado da sua bateria. É grátis! Saiba, em seguida, mais informações sobre as Baterias Auto.

 

Verifique o estado da bateria

 

3. Escovas Limpa Pára-brisas

As escovas pára-brisas (ou escovas limpa vidros) são elementos de segurança importantes do carro. Ainda que deva fazer uma manutenção adequada ao longo de todo o ano, deverá dar especial atenção às escovas auto no Inverno, uma vez que é nessa altura que começam os meses com mais chuva em Portugal, uma realidade que se mantém por vezes até ao fim da Primavera.

Assim, deverá verificar se as escovas do seu carro estão a funcionar corretamente e, acima de tudo se fazem uma correta limpeza dos vidros. Se tal não acontecer, está na altura de trocar de escovas da viatura.

 

Atenção ao estado das escovas auto

 

4. Funcionamento das luzes automóvel

Dias mais pequenos e mais escuros obrigam a ter maiores cuidados com o sistema de iluminação dos veículos, composto por faróis, luzes traseiras, luzes de travão e estacionamento e também as luzes de mudança de direção (piscas).

Todas estas lâmpadas do carro devem estar em perfeito estado de funcionamento. Se detetar que houve uma diminuição da capacidade de iluminação do veículo, então o mais certo é ter alguma lâmpada fundida. Deve ter sempre um kit de lâmpadas essenciais consigo no carro (para resolver um eventual imprevisto).

 

Luzes auto ligadas

 

5. Desembaciador de Vidros

Garanta que o desembaciador de vidros (em especial, do vidro dianteiro e traseiro) está a funcionar corretamente. Vai certamente, encontrar o vidro embaciado muitas vezes e a visibilidade para a estrada depende em boa parte do bom estado deste sistema.

Para sua comodidade, teste também todo o sistema de climatização, que inclui, em alguns casos, o ar condicionado. Este sistema irá proporcionar maior conforto a todos os ocupantes do veículo quando as temperaturas ficarem mais frias.

 

Verifique o sistema de climatização

 

6. Sistema de Escape

Inspecione o tubo de escape para garantir que este não tem qualquer fuga. Se verificar a existência de fugas, dirija-se a uma oficina especialista para uma verificação profissional. Peça para analisar também o catalisador para se certificar que não existe uma avaria deste componente.

 

Verifique o tubo de escape

 

Tenha atenção às condições do clima na época mais fria do ano e garanta que o seu carro está em perfeitas condições para os seus trajetos.

As Oficinas Midas desejam-lhe uma boa viagem, em total segurança.

Data de criação: 30 . 01 . 2017 |
Data de actualização: 25 . 06 . 2020

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

Dicas para uma condução segura durante o inverno

Dicas para uma condução segura durante o inverno

Aqui, poderá encontrar as melhores dicas para conduzir no Inverno de forma mais segura.

ver mais
Conheça as 10 coisas que deve verificar antes de viajar!

Conheça as 10 coisas que deve verificar antes de viajar!

Encontre aqui as 10 dicas ideais para planear a sua viagem de carro com tranquilidade.

ver mais
Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Antes de uma viagem longa, convém fazer um check up auto, um diagnóstico automóvel para que tudo corra pelo melhor!

ver mais