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Sabe o preço da revisão do seu carro?

Há quem diga que “os carros estão sempre a dar despesa” e é verdade. Não o podemos negar: temos de pagar o seguro, a revisão do carro e o IUC todos os anos. E ainda há a Inspeção, que tem de ser feita obrigatoriamente aos 4, 6, 8 anos e depois anualmente para os veículos ligeiros de passageiros. Mas todas estas despesas têm como objetivo evitar um mal maior. Ou seja, no fundo funcionam como um seguro de saúde, uma consulta de rotina e as análises que confirmam se está tudo bem.  

 

homens com tablet

 

No entanto, enquanto o seguro e o IUC são despesas mais ou menos “fixas”, que conseguimos calcular de forma relativamente fácil, o mesmo já não é tão líquido no caso da revisão. Porquê? Porque, consoante a quilometragem e o estado do carro, este pode precisar de mais ou menos manutenção. Vejamos alguns exemplos: 

  • o filtro do habitáculo deve ser trocado a cada 15.000 km; 

  • o filtro do ar, a cada 20.000 km ou 2 anos; 

  • o óleo e o filtro de óleo devem ser mudados a cada 20.000 km;

  • o filtro do combustível, a cada 20.000 km ou 2 anos; 

  • as pastilhas dos travões a cada 30.000 - 40.000 km;

  • as velas de ignição a cada 30.000 - 60.000 km; 

  • os discos do travão a cada 80.000 km.

 

O Simulador de Revisão da Midas

 

Devido à volatilidade da quilometragem e estado dos veículos, o preço da revisão do carro traduz-se muitas vezes numa incógnita. Contudo, já existem no mercado automóvel formas de obter maior certeza sobre este valor. Com o simulador das Oficinas Midas, pode obter um orçamento numa questão de minutos:

 

  1. Para começar, indique a matrícula ou o modelo do carro; 

  2. Insira a quilometragem atual do carro (ver no conta-quilómetros);

  3. Classifique a sua condução como um “uso normal” ou “uso intensivo”.  

 

Simulador midas

 

Pouco depois, receberá um orçamento e uma lista das ações de manutenção necessárias para o seu carro. É importante mencionar que as revisões nas oficinas Midas são feitas ao abrigo da Norma Europeia  461/2010 de 27 de Maio – ou seja, são feitas com peças e componentes homologadas a nível Europeu. A lista de controlos a realizar na Revisão segue escrupulosamente o livro de manutenção do fabricante e, portanto, esta não perde a garantia de origem. 

 

Além da revisão oficial do carro, também pode consultar o preço dos planos de manutenção mais básicos. A tabela de preços é transparente: pode ficar a saber quanto custa a mudança do óleo (que deve ser anual), os filtros principais e as revisões mais avançadas. 


 

Conheça o preço da revisão para qualquer modelo

 

O simulador da Midas inclui 4.800 modelos de 28 marcas diferentes. No fim, obtém um orçamento que, embora não vinculativo, é bastante preciso. Primeiro, o simulador considera a quilometragem e as mudanças que são necessárias para essa rodagem – por isso, o simulador prevê serviços diferentes para a revisão dos 90.000 km, dos 120.000 km, dos 200.000 km e por aí em diante. É com base na quilometragem que se adicionam a mudança de filtros do óleo, do combustível ou do habitáculo, por exemplo. 

 

Ferramentas homem

 

Em segundo lugar, o simulador tem em consideração o ano do veículo. Isto porque há componentes como a bateria (que deve ser trocada a cada 2-4 anos) ou como as borrachas, que se desgastam com o tempo decorrido. Depois, considera-se o tipo de condução – normal ou intensiva – já que uma condução intensiva pode antecipar a troca de alguns componentes ou exigir cuidados redobrados. Finalmente, são feitos ajustes consoante o modelo: se precisa de rever a caixa automática ou não, o ar-condicionado, etc. De seguida, apresentamos-lhe alguns exemplos.

 

Quanto custa a revisão de um Renault Clio?

Em 2018, o Renault Clio voltou a ser o carro mais vendido em Portugal com 13592 unidades. É um dos modelos favoritos dos Portugueses há anos! Claro que o mais provável é um Renault Clio de 2019 não precisar de revisão, por isso vamos ter em consideração um carro de 2015, que vai agora passar pela sua primeira inspeção obrigatória. 

 

A revisão de um Clio IV de 2015 a gasolina, com 90 cv e um uso normal (10 - 15 000 km por ano) deve ficar em 69€ (óleo e filtro) + 20€ (filtro do ar) + 35€ (filtro do habitáculo), o que dá um total de 124€. O mesmo carro com 90 000 km (22 500 km por ano, um uso intensivo) fica em 182€, já com o óleo de motor, os filtros de óleo e o habitáculo, assim como o diagnóstico eletrónico. Como o Clio IV só existe desde 2012, não podemos fazer a comparação com modelos mais antigos da Renault. 

 

Quanto custa a revisão de um BMW 320?

Segundo o StandVirtual, o BMW 320 foi o carro mais procurado em Portugal em 2018 e 2017. Como estes modelos da BMW são de uma gama alta, a procura por veículos em segunda mão é sempre elevada. Mas claro, não se esqueça que nestes casos é essencial efetuar uma revisão exaustiva. 

 

Para um  BMW 320 Touring com 190 cv de 2015 a diesel – mas com os mesmos 90 000 km do nosso Clio IV do exemplo anterior – a revisão do carro ficaria em 230€, incluindo o filtro do óleo, o filtro do habitáculo, o óleo do motor, a substituição do líquido de travagem e o diagnóstico eletrónico. 

 

A revisão de um carro semelhante de 2009, mas com apenas 177 cv e 150 000 km (15 000 km/ ano, um uso normal) fica exatamente nos mesmos 230€. O simulador sugere precisamente os mesmos serviços para ambos os casos. Finalmente, revisão dos BMW 320i, com motores a gasolina, fica ligeiramente mais em conta: 205€ (2015) e 203€ (2009). 

 

Quanto custa a revisão de um Mercedes-Benz C220? 

Tal como o BMW 320, o Mercedes-Benz C220 é um clássico nos websites de carros usados. Neste caso, a revisão de um Classe C (W205) com 170 cv a diesel – também de 2015 e com 90.000 km – fica em 239€, praticamente o mesmo que BMW 320 Touring. Um Mercedes C220 (W204) de 2009, também movido a diesel e com 150.000 km, fica 70€ mais caro: cerca de 310€. 

 

No primeiro caso (2015), estão incluídos o óleo do motor, o filtro do óleo, o filtro do habitáculo, a substituição do líquido de travagem e o diagnóstico eletrónico. No segundo (2009), além destes produtos, o preço contempla ainda o filtro de ar e o filtro do combustível. Em todas estas simulações ficam de fora o ar-condicionado e as correias de distribuição, que devem obedecer a outras especificidades do fabricante. 

 

 

Ficou curioso para saber quanto seria o preço da revisão do seu carro? Gostava de simular quanto será a revisão do carro em segunda mão que está a pensar comprar? Então, experimente o simulador da Midas e desfaça a incógnita. Obtenha mais respostas e saiba com o que contar.  

Data de criação: 17 . 07 . 2019 |
Data de actualização: 01 . 10 . 2019

Autor: Sara Anjos


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