indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

5 cuidados a ter quando o carro está muito tempo parado

Talvez ainda não tenha pensado nisto, mas o seu carro também está, por vezes, em isolamento social. Por isso, a Midas traz-lhe 5 dicas fundamentais para cuidar do seu carro quando está parado muito tempo e evitar surpresas desagradáveis quando finalmente sair da garagem!

De resto, todas estas recomendações são válidas para a manutenção de carros parados: aquele carro que ficou no estacionamento do aeroporto duas semanas, um segundo carro que não usa diariamente ou até aquele clássico que restaurou completamente no ano passado. Eis o que deverá fazer nestas situações:

 

1. Bateria 🔋

Não é preciso uma quarentena para que a bateria comece a falhar. Pode até já lhe ter acontecido depois de ir duas ou três semanas de férias, porque esse é o tempo suficiente para descarregar a bateria. Felizmente, não é um problema difícil de resolver: uma viagem de 15 kms a cada duas semanas é o suficiente para recarregar a bateria. Caso não possa ou não queira sair de casa, coloque a viatura a trabalhar ao ralenti num local arejado durante 30 minutos. Nos automóveis mais antigos, sem tantos componentes elétricos, também pode desligar o borne negativo da bateria para aumentar um pouco a vida útil da peça. 

Se a bateria estiver muito descarregada, pode ser necessário uma viagem um pouco mais longa para carregar totalmente: cerca de 1 hora. Se não conseguir arrancar de todo, pode ligar para a Midas para obter a ajuda necessária. Em alternativa, pode pedir ajuda à Assistência em Viagem ou a um amigo que tenha cabos de ignição e dirigir-se a uma oficina perto de si para substituir a bateria. Ao contrário do que se pensa, não deve empurrar o carro e forçar o arranque do motor, pois isso pode danificar alguns componentes. 

💡 Quando voltar a sair com o carro, pressione o pedal da embraiagem ao arrancar. Não faça arranques bruscos nem acelerações desnecessárias. Adote um ritmo muito moderado. Se tiver disponibilidade, passe por uma oficina para testar a bateria e a capacidade de carga do alternador.

 

cuidados a ter com a bateria automóvel

 

2. Pneus 🚗

Os pneus são outra peça que se pode deteriorar se o carro ficar muito tempo parado. Os pneus tendem a deformar-se porque vão perdendo gradualmente o ar comprimido no interior. Um truque simples para evitar isso é encher o pneu 0.3 - 0.5 bar acima do habitual. Também é recomendável mover o veículo alguns centímetros para a frente e para trás a cada duas semanas. Não precisa de sair da garagem; o objetivo é só dar uma volta completa à roda e alternar o ponto de contacto com o solo. 

Em princípio, este cuidado é o suficiente para manter os pneus do seu carro saudáveis durante um longo período de pausa (ex: numa quarentena). No caso dos veículos de coleção – que chegam a ficar parados vários meses seguidos – é conveniente comprar suportes que elevem a viatura, mantendo assim os pneus sem o esforço da carga.

💡 Quando voltar a sair com o carro, meça a pressão de ar nos pneus numa estação de serviço ou em qualquer oficina Midas para se certificar que é colocada a pressão indicada pelo fabricante, prolongado assim a longevidade dos pneus e aumentando os níveis de segurança.

 

cuidados a ter com os pneus quando o carro está parado

 

3. Combustível, Óleo, Líquido de Refrigeração e Adblue 🛢️

Idealmente, deve deixar o depósito de combustível acima do ponto médio para impedir que se formem sedimentos enquanto o carro está parado. Estas impurezas podem entupir o filtro de combustível, o que causa danos à boia do combustível e aos injetores do motor. Se sabe que vai deixar o veículo parado durante vários dias ou semanas, recomendamos que abasteça antes. Numa garagem, a qualidade do combustível permanece estável por um período de aproximadamente 6 meses.

Aplica-se a mesma lógica ao óleo, ao líquido de refrigeração e ao AdBlue (nos carros a gasóleo). Todos eles mantêm as suas características técnicas pelo menos durante 3 meses, por isso não deixe os depósitos vazios. Ao deixá-los pelo menos a meio, garante que o carro volta a arrancar sem dificuldades. Se não tiver líquido de refrigeração, não use água para o substituir. 

💡 Quando voltar a sair com o carro, verifique se há manchas ou pingos de óleo no chão. Isto é um sinal de que poderá haver fugas na tubagem ou nas conexões ressequidas e deve ser sempre revisto por uma oficina especializada. Caso não tenha abastecido, verifique os níveis de óleo e do líquido de refrigeração. 

 

cuidados a ter com o combustível

 

4. Limpeza 🧽

A limpeza pode parecer uma questão menor, mas acredite que faz toda a diferença. Se deixar o seu carro sujo e parado durante muito tempo, quando regressar vai encontrar uma pequena fauna de ácaros, insetos e microorganismos. Neste campo, destacamos as seguintes recomendações: 

  • Limpe o interior com cuidado e retire qualquer resquício de comida, que são um verdadeiro íman para pragas. 
  • Se usa uma cadeirinha para crianças, retire-a do carro e aproveite para limpá-la a fundo.
  • No exterior da carroçaria retire total e cuidadosamente quaisquer dejetos de pássaros que possa encontrar para não contaminarem a pintura da viatura.
  • Caso faça uma lavagem automática antes de arrumar o carro, circule um pouco com o carro antes de o estacionar. Isto serve para se certificar que não vai ficar com água acumulada na suspensão ou no chassi. 
  • Cubra o carro (há cobertas próprias para este efeito, mas também pode usar lençóis, cortinados grandes, panos, etc.) para evitar que a poeira e a sujidade se acumulem. 
  • Se não tiver uma cobertura para o carro, então deixe os braços do limpa pára-brisas levantados para não acumular resíduos no vidro. 

💡 Quando voltar a sair com o carro, lembre-se que os vírus continuam a circular. Não baixe a guarda e veja aqui as nossas dicas para manter o carro limpo e desinfetado no seu dia a dia. 

 

cuidados a ter com a limpeza do carro

 

5. Estacionamento 🅿️

Se o carro vai ficar parado, não há volta a dar: tem de procurar um sítio seguro para o estacionar. O ideal é ficar numa garagem fechada. Em locais sem inclinação, desengate o travão de mão tanto quanto possível para preservar as pastilhas e os discos traseiros (quando aplicável). Deixe uma mudança engrenada (a primeira ou a marcha-atrás, nas caixas manuais, ou o “P” nos carros automáticos) e algo pesado a bloquear as rodas. No exterior, tente deixar o carro abrigado do vento, longe de árvores e com uma pala no pára-brisas da frente para proteger o interior do sol. Remova as escovas do limpa pára-brisas e guarde-as.

Se tem um carro clássico, também pode informar-se sobre os lugares de estacionamento que a ACP tem disponíveis no Grande Porto e na Grande Lisboa. Estes parques de estacionamento gozam de segurança 24 horas por dia e pode sair e entrar com o seu veículo a qualquer hora. 

💡 Quando voltar a sair com o carro, circule um pouco com todas as janelas abertas e, se puder, pare num espaço ao ar livre com a mala também aberta (durante 15-25 minutos). Assim, refresca o habitáculo de forma natural e elimina a humidade. 

 

cuidados a ter com o carro no estacionamento

 

Se cumprir todos estes pequenos toques de Midas, o seu carro estará pronto para rumar em viagem muito em breve. Cuide do seu veículo!

Data de criação: 28 . 04 . 2020 |
Data de actualização: 29 . 04 . 2020

Autor: Sara Anjos


artigos relacionados

Revisão Midas Oficial - Aquela máquina!

Revisão Midas Oficial - Aquela máquina!

Tal como nós, também as máquinas precisam de fazer uma revisão de vez em quando. Nós vamos ao médico. O nosso veículo vai à MIDAS.

ver mais
Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Antes de uma viagem longa, convém fazer um check up auto, um diagnóstico automóvel para que tudo corra pelo melhor!

ver mais
Como manter o carro limpo e desinfetado

Como manter o carro limpo e desinfetado

Saiba como garantir a limpeza e desinfeção do seu veículo, incluindo no abastecimento e nas frotas empresariais.

ver mais