indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

6 cuidados a ter com o carro nas férias de Verão

Para muitas pessoas, o Verão é sinónimo de praia e férias. Se também é daquelas pessoas que não dispensa alguns dias de areia, mar, sol e calor, então preste atenção aos 6 cuidados a ter com o carro nas férias que listámos detalhadamente para si.

 

1. Cuide do motor do carro

Porquê? O motor merece a nossa atenção em qualquer época do ano, mas é especialmente importante se vai submeter o seu automóvel a condições diferentes das habituais. Se o seu carro é mais utilizado em áreas urbanas e com clima seco, levá-lo para zonas de praia, com mais humidade relativa e salinidade, pode provocar mudanças no motor do veículo.

 

✅ Solução: Recomendamos que faça uma revisão ao veículo após o regresso de férias – e melhor ainda se tal coincidir com a Revisão Oficial do carro! Assim, terá a certeza que o seu carro ficará nas mais perfeitas condições para voltar à “vida de estrada” normal.  

 

😷 Caso já não faça a manutenção periódica do seu carro há mais de 12 meses, ou se teve o seu veículo parado durante um longo período de tempo, justifica-se fazer uma revisão antes das férias. No seu check-up antes de partir em viagem, verifique os seguintes pontos:

  • estado do motor
  • nível do óleo do motor
  • desgaste e pressão dos pneus
  • pastilhas de travão
  • filtros do automóvel (óleo, habitáculo, ar e combustível)
  • carga da bateria
  • nível do líquido de refrigeração 
  • luzes 
  • escovas limpa-vidros

 

Faça uma revisão automóvel no Verão

 

2. Recarregue e limpe o ar condicionado

Porquê? Ficar sem ar condicionado em plena onda de calor? Impensável! Se nota que o seu A/C já não faz frio – ou que tem de ligar sempre o A/C no máximo para atingir uma temperatura agradável dentro do habitáculo – passe pela oficina antes de ir de férias ou no início de cada Verão. 

 

✅ Solução: Este é um daqueles casos em que é melhor “prevenir do que remediar”, até porque a prevenção é bastante simples. Faça a recarga do ar condicionado a cada 2 anos para que este se mantenha a funcionar em perfeitas condições. Recomendamos ainda fazer a higienização do habitáculo e do sistema de ar condicionado para evitar a propagação de bactérias e vírus através do sistema de circulação de ar

 

Procure a nossa oficina Midas mais perto de si para usufruir das nossas campanhas de Verão e vá de férias sem preocupações!

 

Faça a manutenção do AC automóvel

 

3. Evite conduzir por caminhos de areia

Porquê? Em Portugal, não é raro que algumas praias e reservas naturais sejam acessíveis por caminhos não alcatroados. Contudo, os caminhos de areia são particularmente perigosos: quando a areia se aloja no motor, pode causar-lhe danos significativos. 

 

✅ Solução: Como é impossível evitar que a areia da praia se aloje em alguma parte do motor, o melhor é evitar as estradas de areia e, sempre que possível, fazer o resto do caminho a pé. Outro conselho importante: não leve um veículo rent-a-car para uma estrada de areia! Se o veículo ficar danificado poderá vir a ter que se responsabilizar pelos seus danos. 

 

Obviamente, se o seu veículo é um todo-o-terreno ou um SUV, esta regra não se aplica com tanta rigidez. Este tipo de automóveis está preparado para vários pisos, incluindo terrenos menos cuidados, por isso pode partir à aventura descansado.

 

Evite conduzir por caminhos de areia

 

4. Proteja o carro do Sol

Porquê? A exposição prolongada ao calor pode danificar a pintura do seu automóvel. E quem é que nunca se queimou ao tocar no volante depois de algumas horas ao Sol? Os materiais usados no volante, nos painéis de controlo e até nos cintos de segurança são condutores de calor, pelo que a temperatura no interior do carro é sempre superior à temperatura exterior. 

 

✅ Solução: Convém que tente sempre estacionar o mais perto possível do mar, uma vez que a brisa fará com que o veículo tenha uma melhor ventilação e não aqueça tanto. Mas, sempre que possível, estacione de forma a que o motor fique do lado oposto ao mar. Também nunca é demais relembrar que deve usar um protetor refletor que tape o volante e o vidro da frente, para não se queimar ao reiniciar a condução. 

 

Já em relação aos danos na pintura do carro devido ao calor, outro cuidado extra que pode ter com a sua viatura no Verão é aplicar uma cera protetora sobre a cor do seu carro. A cera mantém a cor original no melhor estado possível e é bastante mais económica do que voltar a pintar o seu carro na totalidade depois de horas prolongadas ao Sol.

 

Proteja a pintura do carro no Verão

 

5. Limite a bagagem a transportar

Porquê? O excesso de peso sobrecarrega a suspensão, o que aumenta o risco de acidentes. Circular com atrelados ou carga no tejadilho também altera o centro de gravidade do automóvel, o que prejudica a estabilidade do carro e o obriga a ter cuidados extra. Por último: quanto menor for o peso dentro do veículo, menos combustível vai consumir! 

 

✅ Solução: Se dá por si a perguntar “como consigo colocar todas as malas no porta bagagens?”, temos alguns conselhos para si. Viaje apenas com o essencial, verifique o limite de peso do seu carro e distribua o peso o melhor possível para não comprometer a estabilidade do veículo. Se o seu “essencial” ainda inclui bagagem extra no tejadilho, permita-nos recordar que transportar carga no tejadilho aumenta o gasto de combustível entre 10 a 15%. Continua a ser essencial?

 

Porém, esse não é o único inconveniente: usar o tejadilho também o obriga a ter cuidados extra em túneis e parques de estacionamento. O atrelado e os suportes traseiros são preferíveis, desde que não prejudiquem a visibilidade do condutor.

 

Limite a bagagem a transportar

 

6. Faça uma limpeza do carro depois das férias

Porquê? Já lhe dissemos que as areias da praia podem instalar-se no motor do seu carro. Mas a areia também vai conseguir entrar dentro do seu veículo, mesmo que tenha bastante cuidado. É inevitável. Com o tempo, essa areia também pode depositar-se nos filtros ou noutras peças, o que as vai desgastar rapidamente.

 

✅ Solução: Recomendamos-lhe que faça uma limpeza profunda ao seu carro quando regressar de férias. A remoção da areia, poeiras, sujidade e odores vai ajudar a prolongar a vida útil do seu automóvel e evitar que tenha de mudar peças antes do tempo!  

 

Limpe o carro após as férias

 

Tenha em consideração estes conselhos para cuidar do seu carro durante as férias e desfrute de uns merecidos dias de descanso. 

As nossas oficinas estão preparadas para o receber antes das férias, no regresso e até durante a viagem, caso seja preciso! Esteja onde estiver, há sempre uma oficina Midas perto de si.

 

Data de criação: 15 . 07 . 2018 |
Data de actualização: 10 . 07 . 2020

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

Como proteger os pneus no Verão

Como proteger os pneus no Verão

Os pneus são elementos vitais para a segurança e funcionamento do veículo. Com a chegada do verão, devemos ter alguns cuidados extra e verificar o estado das rodas antes de fazer viagens longas para os nossos destinos de férias.

ver mais
Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Antes de uma viagem longa, convém fazer um check up auto, um diagnóstico automóvel para que tudo corra pelo melhor!

ver mais
Com o Verão à porta verifique a climatização do seu carro

Com o Verão à porta verifique a climatização do seu carro

Os meses de verão estão aí à porta: um calor sufocante, 40 graus ao sol num engarrafamento que não acaba e
consigo dentro do carro a derreter. A questão é: quer mesmo passar por esta experiência? Então, está na altura de olhar para a manutenção do sistema de climatização do seu carro.

ver mais