indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Com o Verão à porta verifique a climatização do seu carro

Não derreta dentro do seu carro no Verão!

Os meses de Verão estão aí à porta. Agora imagine este cenário: está um calor sufocante, 40 graus ao sol num engarrafamento sem fim e você dentro do carro a derreter. A questão que se coloca é: quer mesmo passar por esta experiência?

Então, está na altura de pensar em como fazer a manutenção da climatização do seu carro.

 

Qual é o seu sistema de climatização automóvel?

A primeira coisa a saber é se o seu carro tem um sistema de climatização elétrónico ou apenas um sistema de ar condicionado, uma vez que são coisas diferentes.

O sistema de climatização elétrónico permite-nos selecionar a temperatura exata que queremos no interior do habitáculo. Este sistema é controlado por uma unidade eletrónica que, de acordo com alguns parâmetros tais como a velocidade e a temperatura, intervém eletricamente no automóvel, alterando o seu desempenho.

Já o sistema comum de ar condicionado automóvel funciona de forma diferente, porque não nos permite escolher a temperatura exata que queremos ter no interior do habitáculo. O que podemos fazer é regular o nível de entrada de ar frio misturando-o com ar quente, bem como escolher a velocidade do ventilador.

 

 

Visor temperatura automóvel

 

 

Cuidados a ter com o sistema de climatização automóvel

O ar condicionado não é mais do que um gás que faz com que se produza ar frio. Este gás, misturado com um óleo específico, lubrifica o circuito de ar condicionado. O problema é que após 2 ou 3 anos de utilização surgem fugas no circuito de ar condicionado, que nos obrigam a carregar novamente o ar condicionado do carro.

Um dos problemas mais comuns que podem ocorrer no sistema de ar condicionado do seu veículo é que, após ligar o ar, a temperatura no interior do habitáculo não desce rapidamente. Se tal acontecer, significa que o sistema não está a trabalhar de forma correta. Da mesma forma, se sentir odores desagradáveis ​​ou se detetar que sai pouco ar, tal significa que possa ter os filtros de ar entupidos.

 

Temperatura do Ar condicionado auto

 

Para uma manutenção adequada deverá ligar o seu ar condicionado, pelo menos, a cada 15 dias ao longo do ano, nem que seja por apenas 5 minutos. Além disso, é importante que faça uma manutenção anual a este componente, fazendo um diagnóstico ao sistema de climatização.

Aproveite agora as promoções que as Oficinas Midas prepararam para si e usufrua do ar condicionado do seu carro nas melhores condições.

 

 

Ar condicionado de um carro

Data de criação: 17 . 06 . 2016 |
Data de actualização: 21 . 01 . 2020

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

6 cuidados a ter com o carro nas férias de Verão

6 cuidados a ter com o carro nas férias de Verão

O seu carro está preparado para sobreviver ao Verão? Saiba tudo ao ler estas nossas 6 dicas essenciais.

ver mais
Ar Condicionado Auto - Summer is Coming

Ar Condicionado Auto - Summer is Coming

No Verão, é tempo de cerrar fileiras e concentrar esforços no combate ao calor escaldante. Basta um bom ar condicionado auto a funcionar em condições.

ver mais
Como proteger os pneus no Verão

Como proteger os pneus no Verão

Os pneus são elementos vitais para a segurança e funcionamento do veículo. Com a chegada do verão, devemos ter alguns cuidados extra e verificar o estado das rodas antes de fazer viagens longas para os nossos destinos de férias.

ver mais