indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Conheça as 10 coisas que deve verificar antes de viajar!

Se é daquelas pessoas que ruma a um lugar diferente todos os fins de semana ou que vai passar as datas festivas longe de casa, esta checklist é para si.

Antes de se fazer à estrada, prepare-se: é melhor fazer double-check do que ter uma multa ou ficar encurralado na neve! A Midas e a Galp prepararam uma checklist para viagens de carro especialmente para si. Hoje incluímos ainda mais alguns detalhes para que tudo corra sobre rodas nas próximas férias.

 

 

O que verificar antes de viajar: 10 coisas essenciais

 

1. Documentos 

Dica nº 1 para evitar multas: não deixe ficar nenhum documento em casa! Quando viaja de carro, deve ter sempre consigo estes documentos:

  • Certificado do seguro automóvel;
  • Documento único automóvel (DUA); 
  • Ficha de Inspeção Periódica Obrigatória;
  • Carta de condução e um documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte).

 

Ficha de Inspeção do carro

 

2. Kit de Segurança 

Além dos documentos, deve confirmar sempre o estado dos elementos de segurança obrigatórios:

  • Pneu suplente;
  • Triângulo;
  • Colete refletor; 
  • Kit de primeiros socorros. 


Lembre-se que um azar nunca vem só: se tiver um acidente e não tiver o triângulo e o colete refletor, está sujeito a duas multas entre os 120€ e os 600€.

Se vai viajar para outro país, não se esqueça de verificar os requisitos específicos de cada código da estrada. Em Espanha, por exemplo, é obrigatório ter 2 triângulos de sinalização.

 

Triângulo Automóvel

 

3. Pressão e desgaste dos pneus 

Os pneus são os únicos elementos do seu carro que estão em contacto direto com a estrada. Por isso, seja Verão ou Inverno, tem de garantir que eles estão sempre em bom estado, preparados para variações de velocidade e mudanças de vias. Uma das coisas mais importantes é verificar a pressão dos pneus e certificar-se que está de acordo com a recomendada pela marca.

Os pneus desgastados não aderem ao piso e a condução torna-se menos segura, especialmente em piso molhado. Se vai viajar para zonas com climas rigorosos, em geada ou neve, pondere equipar o carro com pneus de inverno ou correntes de neve. Este tipo de pneus tem mais sulcos (ou ranhuras) e, assim sendo, adere melhor à estrada. 

 

Verificar a pressão dos pneus

 

4. Nível do óleo do motor 

Quer evitar um aviso no painel de controlo a meio da viagem? Então, o melhor é mesmo verificar o óleo antes de viajar:

  • Deixe o carro trabalhar durante 5 minutos ou faça uma pequena viagem para que o motor atinja a temperatura correta; 
  • Depois retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano velho, e volte a pô-la no tubo;
  • De seguida, retire-a novamente e meça o óleo pela mancha da vareta – se já estiver no fundo, o melhor é reabastecer antes de partir. Assim, irá evitar um imprevisto na estrada.

 

Medição do nível de óleo no motor

 

5. Nível do líquido refrigerante

Normalmente, o líquido de refrigeração é trocado a cada 2 anos ou a cada 40.000 kms (o que acontecer primeiro). Mas se está a verificar o óleo, vale a pena inspecionar também o nível de líquido refrigerante. Este líquido evita que o motor sobreaqueça mas, ao mesmo tempo, funciona como anticongelante. Ou seja, durante o Inverno evita que as componentes do motor congelem. 

 

Verificar o líquido refrigerante do motor

 

6. Luzes: máximos, médios e mínimos 

Nunca vá de viagem sem verificar as luzes do carro, até porque não pode circular com luzes avariadas. Verifique os máximos, médios, mínimos, luzes traseiras, luzes de travão e luzes de mudança de direção.

Os nossos mecânicos recomendam ter um kit de lâmpadas essenciais para qualquer imprevisto.

 

Luzes do automóvel ligadas

 

7. Escovas do limpa pára-brisas & líquido de limpeza 

As escovas pára-brisas também são elementos de segurança importantes do carro. Ainda que deva fazer uma manutenção adequada ao longo de todo o ano, no Inverno deve prestar especial atenção às escovas. Nos meses mais chuvosos, é essencial que as escovas e o desembaciador consigam limpar bem o vidro para não comprometer a visibilidade. 

 

Verificar escovas limpa vidros

 

8. Tubo de Escape 

Talvez seja o passo mais simples: inspecione o escape visualmente para garantir que não tem qualquer fuga.

 

Verificar o tubo de escape

 

9. Travões 

Outro item que não podia faltar nesta checklist são os travões. Os discos e as pastilhas dos travões desgastam-se com muita facilidade, por isso fique atento aos sintomas e troque as pastilhas antes de ser tarde demais. 

 

Verificar Pastilhas e Discos de Travão

 

10. Estado da Bateria

Tenha o cuidado de inspecionar o estado da bateria, já que este é um elemento fundamental para movimentar o seu carro. Certifique-se de que a bateria do motor está bem carregada para que não aconteça o pior: tentar ligar o carro e… nada!

É normal a bateria perder capacidade de reter energia com o tempo, mas a situação complica-se com as temperaturas frias, que tornam as reações químicas da bateria mais lentas.

 

Verificar o estado da bateria auto

 

E ainda... Conheça 2 dicas para viajar com crianças

 

11. Escolha a cadeirinha certa para as crianças 

Se vai viajar com crianças, é fundamental saber como escolher a cadeirinha certa em termos de tamanho e colocá-la na posição correta. Estas são as cadeiras que deve usar por idade da criança: 

  • Cadeirinha até aos 3 anos: para os bebés (crianças até aos 13 kg ou 75 cm), usamos uma cadeira normalmente designada por ‘ovinho’. O cinto deve estar à altura do ombro e não use a alcofa, pois a criança fica mais deitada e menos protegida. Evite “encasacar” demais a criança para que a roupa não a faça deslizar no ovinho. 
  • Cadeirinha dos 3 - 4 anos: quando deixam de ficar bem acomodadas no ‘ovinho’, as crianças devem passar para outra cadeirinha. Mas, ao contrário do que alguns pais pensam, não é bom ficarem viradas para a frente: a cadeirinha deve ficar voltada para trás até aos 4 anos, para proteger as costas, a cabeça e pescoço em caso de colisão frontal. Em caso de acidente, este pequeno gesto salva a vida a 9 em cada 10 crianças. 
  • Cadeirinha entre os 4 - 8 anos: nesta idade, já pode usar uma cadeirinha virada para frente e o objetivo da cadeira é o apoio lateral na cabeça e no tronco em caso de acidente. Se tiver um banco elevatório, pode usar esta cadeira mesmo após aos 8 anos sem ter de comprar uma nova. O banco elevatório é obrigatório por lei até aos 12 anos ou 1.35m de altura.

 

Quais as cadeirinhas para crianças certas?

 

12. Prepare bem uma viagem em família

Se está a viajar com crianças, precisa de ter uma dose de paciência extra. Mas também não tem de ser um “bicho-de-sete-cabeças” se planear e levar tudo com calma. Eis algumas dicas importantes para viajar com crianças: 

  • as crianças costumam enjoar com facilidade, por isso evite dar-lhes derivados do leite ou outros elementos de digestão difícil antes de viajar; 
  • páre de duas em duas horas para fazer uma pausa;
  • se for uma viagem longa, planeie paragens que pode fazer pelo caminho (monumentos, parques de diversão, parques naturais, sítios onde comer, etc.); 
  • leve snacks e bebidas (bolachas, fruta, sumos de fruta, sandes) para o caso de terem fome numa zona da autoestrada onde não pode parar. 

 

snacks para viagens de caro



Finalmente, uma última nota: se vai passar o Natal longe de casa, lembre-se que nesta época há muito trânsito e que a viagem pode não ser tão rápida como planeado. Vista roupa confortável, confira todos os pontos desta checklist para viagens de carro e fique atento às Apps de trânsito (Google Maps, Waze) para encontrar os trajetos menos congestionados.

Agora, só falta mesmo arrancar: boa viagem!

 

coisas que deve verificar antes de viajar

Data de criação: 27 . 03 . 2018 |
Data de actualização: 28 . 05 . 2020

Autor: Sara Anjos


artigos relacionados

Como evitar a má disposição durante as viagens longas?

Como evitar a má disposição durante as viagens longas?

Descubra aqui as 6 dicas fundamentais para evitar indisposições nas viagens de carro de longa duração.

ver mais
Como preparar o carro para a viagem de Natal?

Como preparar o carro para a viagem de Natal?

Encontre aqui 8 conselhos essenciais para preparar a sua viagem de Natal.

ver mais
6 cuidados a ter com o carro nas férias de Verão

6 cuidados a ter com o carro nas férias de Verão

O seu carro está preparado para sobreviver ao Verão? Saiba tudo ao ler estas nossas 6 dicas essenciais.

ver mais