indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Conselhos para cuidar dos travões do seu carro

A manutenção do sistema de travagem de qualquer veículo é uma prioridade em matéria de segurança. Os travões são a garantia básica para uma condução segura, mas também são os grandes prejudicados pelo seu uso constante, pois estão sempre sujeitos a grande desgaste.

Como pode saber o estado dos travões do seu carro? Como pode prolongar a vida útil dos seus travões sem comprometer a segurança? Será que as pastilhas de travão que estão equipadas no seu carro estão homologadas?

Em seguida, ajudamos a responder a estas e outras questões com uma série de dicas para cuidar dos travões do seu carro e conduzir com segurança.

 

Como garantir que tem os travões do seu carro em bom estado

1. Uma condução eficiente

Não maltrate o sistema de travões ao utilizá-lo em demasia. Desta forma, os diferentes elementos sofrem muito menos desgaste. Se tem o hábito de deixar de acelerar em vez de travar ou utilizar o motor para travar quando possível, então os travões do seu carro estarão em melhores condições por mais tempo.

Por outro lado, se normalmente trava de forma mais ou menos abrupta, então siga o nosso conselho: verifique mais vezes o estado dos seus travões. Nas Oficinas Midas colocamos à sua disposição um Diagnóstico Grátis que permitirá, sem compromisso, avaliar o estado dos seus travões.

 

2. Controle os seus quilómetros

Outro fator de desgaste é o número de quilómetros percorridos desde a última revisão. Aconselha-se a realização de uma revisão antes de atingir os 20.000 quilômetros. No entanto, tal dependerá do carro, do tipo de condução e do tipo de terreno que o carro percorre. Não desgasta da mesma forma circular numa autoestrada, numa estrada nacional, numa zona montanhosa ou numa zona urbana.

 

3. Conheça os componentes que deve instalar

Tal como acontece com todos os produtos, existem diferentes qualidades no mercado. Por isso, é importante que quando chega a uma oficina tenha ideias claras a este respeito.

Certifique-se que as pastilhas de travão cumprem as normas de segurança estabelecidas. Nas Oficinas Midas, as nossas equipas estão em condições de lhe prestar todas as informações que necessita a propósito dos serviços que realizamos e dos equipamentos que instalamos. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e oferecemos um extenso leque de garantias válidas em toda a rede Midas e em toda a rede Europeia.

 

O que fazer em caso de notar que...

... o pedal de travão está muito duro?

Se tem que fazer muita pressão sobre o pedal do travão para travar, então tal significa que os discos de travão ou as pastilhas de travão estão avariados. É importante deslocar-se a uma Oficina.

 

... o pedal do travão se afunda facilmente?

Pode ser devido a 3 razões: falta de líquido de travões, as pastilhas sofreram demasiado desgaste ou pode ter havido uma fuga no sistema de travagem. Em qualquer dos casos, uma visita a uma oficina é inevitável.

 

... os travões chiam?

Pode ser um indicador de que algo está errado, mas às vezes acontece por ter mudado as pastilhas de travão recentemente.

 

... há um tremor ao travar?

Se notar um tremor sempre que pisa o pedal do travão, é provável que algum componente do sistema esteja avariado ou, então, que as rodas possam estar desequilibradas. Neste caso, deve deslocar-se a uma Oficina para perceber qual o problema.

Data de criação: 23 . 06 . 2016 |
Data de actualização: 01 . 10 . 2019

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

Tipos de travões para carros

Tipos de travões para carros

Os travões dos carros são uma das peças auto de extrema importância para uma condução em segurança e são grandes geradores de energia.

ver mais
Os Travões e a Segurança Automóvel: Sem Margem para Erro

Os Travões e a Segurança Automóvel: Sem Margem para Erro

Saiba mais sobre os principais componentes dos travões, quando é que estes precisam de uma revisão e como evitar problemas.

ver mais