indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Guarda-sol, toalhas, cadeiras para a praia, bola de futebol, raquetes, boias, calções de banho, chinelos, geleira com água fresca, almofadas, bonés, colunas, carregadores de telemóvel, mulher, cunhado, irmã, filhos, sobrinhos, cão, gato e até o porquinho da Índia. Tudo a postos no carro, rumo a umas férias de Verão inesquecíveis. Tudo preparado ao pormenor.

Mas... e o seu carro, será que está preparado? Se calhar, antes de encher o carro todo, convém fazer um check up auto, ou seja, um diagnóstico ou exame de rotina ao seu automóvel para que tudo corra pelo melhor! 

Quando estiver a preparar as suas férias, não se esqueça do seu veículo! Ele é tão importante como o restaurante onde vai comer ou a espreguiçadeira onde se vai deitar. É o seu carro que o leva a si e à sua família rumo às tão desejadas férias de Verão. Portanto, além dos sítios onde vai ficar, comer e divertir-se, não se esqueça de “quem” o vai levar. 

 

Verificação do capot do carro

 

Como planear uma viagem de carro | 5 Dicas

Uma viagem de carro bem sucedida tem tudo para se tornar numa das melhores memórias de férias. Para quem gosta de conduzir, o percurso torna-se tão importante quanto o destino. O ir é tão prazeroso quanto o chegar. Por vezes, até mais.

No entanto, antes de pôr as mãos no volante, não se esqueça de planear bem a viagem e verificar alguns aspectos essenciais: 

  1. Verificar que tem todos os documentos em ordem – falamos do Documento Único Automóvel (DUA), o seguro automóvel e a ficha de inspeção (caso o seu veículo já tenha feito este procedimento antes); 
  2. Confirmar que tem todos os elementos de segurança obrigatórios em boas condições de uso: triângulo de sinalização, colete refletor e kit de primeiros socorros; 
  3. Limpar o carro – uma vez que vai estar sentado dentro do seu veículo durante algumas horas por dia, é conveniente que ele esteja limpo e confortável para todos os ocupantes; 
  4. Abastecer o depósito antes da viagem – não é muito prático começar uma viagem e, alguns minutos depois, parar para abastecer. Seria quase como uma falsa partida; 
  5. Fazer um check up ao seu veículo

 

 

É neste último ponto que a MIDAS pode ajudar. E atenção que este último ponto deve ser o primeiro a ter em conta. Para uma viagem segura, o seu carro tem de estar seguro. E isso só será possível após correta verificação do automóvel. 

 

Check-up ao carro gratuito com máquina de diagnóstico auto

Algumas semanas antes de viajar, veja o livro de revisões. Se faltarem poucos quilómetros para a próxima revisão automóvel, antecipe-a. Se ainda não for a altura certa, opte então por um check-up ao veículo. Pode fazer esse check-up auto gratuitamente nas oficinas MIDAS. Aqui, o diagnóstico automóvel é gratuito e sem compromisso, sendo feito através de máquinas de diagnóstico automóvel certificadas.

O check-up auto inclui o controlo dos principais componentes do automóvel, nomeadamente: 

  1. Controlo do sistema de iluminação
  2. Controlo de escapes e tubagens
  3. Reposição do líquido limpa para-brisas
  4. Verificação de filtros da bateria
  5. Análise ao sistema de travagem (desgaste dos travões e temperatura do óleo dos travões); 
  6. Controlo e reposição do líquido do radiador
  7. Verificação da pressão e desgaste dos pneus
  8. Análise de fugas, vibrações e ruídos

No final, irá ainda receber um relatório detalhado por escrito de todos estes controlos para seu registo e para que possa implementar as melhorias que lhe tenham sido recomendadas.

 

Check-up automóvel no tablet Midas

 

Como usufruir de uma viagem de carro

Verificação automóvel feita, depois de saber que está tudo óptimo com o seu carro (ou que estava imperfeito, mas tratou de emendar), então sim, pode pôr a chave na ignição, o pé no acelerador e apreciar a viagem. Até porque, como diria Confúcio, Osho, Buda, Gandhi ou outra personalidade filosófica, “a felicidade não é o destino, é a viagem”. Ou como dizia alguém, “vai devagar que eu tenho pressa”. 

Algumas recomendações que damos para que possa aproveitar a sua viagem na plenitude são as seguintes:

  • Desfrute do percurso
  • Pare de duas em duas horas para fazer uma pausa e descansar 
  • Visite e aprecie os monumentos, atrações e paisagens dos lugares onde passe
  • Descontraia: oiça a sua música preferida, cante, ria ou converse
  • Acima de tudo, tenha prazer na condução. Sem pressas nem precipitações. Em segurança. Uma viagem que corre bem é uma experiência que fica para o resto da vida. 

 

condução ao ar livre

 

E depois da viagem? Aspetos a verificar 

Não menos importante que o planeamento da viagem e o seu usufruto, é o pós viagem. Em muitos casos, será tempo de regressar à rotina, ao trabalho ou ao estudo. Se realizou uma viagem longa, pode igualmente fazer todo o sentido fazer um check up ao seu automóvel para garantir que tudo está em conformidade para o regresso à vida quotidiana.

Para garantir que tudo está em perfeitas condições e não fica “apeado” logo nos primeiros dias, dirija-se a uma das nossas oficinas e receba a sua ficha de check up com todas as indicações importantes. 

Boa viagem até à MIDAS e boas férias de Verão! E não se esqueça: há viajar e viajar, há ir e voltar! 

Data de criação: 17 . 06 . 2019 |
Data de actualização: 18 . 10 . 2020

Autor: André Pereira


artigos relacionados

Revisão Midas Oficial - Aquela máquina!

Revisão Midas Oficial - Aquela máquina!

Tal como nós, também as máquinas precisam de fazer uma revisão de vez em quando. Nós vamos ao médico. O nosso veículo vai à MIDAS.

ver mais