indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:

Pneus - Os seus sapatos na Estrada

23. 01 .2019 | Cuidar do seu carro

O que seria de nós se andássemos descalços? Ou com sapatos esfarrapados, de rasto destruído e sem qualquer protecção? Em primeira instância, iria estragar-nos os pés. Em segunda, o resto do corpo. 
Transporte agora esta ideia para o universo automobilístico. Imagine um carro sem pneus. Ou com eles esfarrapados, de rasto destruído e sem qualquer protecção. Em primeira instância, iria estragar as rodas. Em segunda, o resto do carro. 
Pois bem, é isso que, muito provavelmente, está a acontecer com a sua viatura.

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal, juntamente com a Comissão Especializada de Produtores de Pneus CEPP, levou a cabo uma acção de sensibilização dos condutores para o estado dos seus pneus. Os pontos de análise foram os seguintes: verificação das pressões e verificação da profundidade do piso. Esta acção decorreu em várias zonas de Lisboa e apresentou-nos algumas surpresas. Ou talvez não ... 

 

Surpresas que não são surpresas

64% dos condutores deviam consultar um especialista para verificar o estado dos pneus. 

Quando foi a última vez que olhou para os pneus do seu carro? Quando foi a última vez que lhes mediu a pressão? Quando foi a última vez que os trocou? Se a resposta à primeira pergunta foi “não sei”, então já sabemos as respostas às seguintes. Mas, calma, tem mais tentativas. Você sabe as respostas certas. 

Os pneus são dos elementos mais importantes do seu carro. São eles o elo de ligação entre o carro e a estrada. São os seus sapatos. O mau estado dos pneus tem implicações directas na condução e, consequentemente, na sua e na segurança de todos os que andam na estrada.

36% dos automobilistas conduziam com pneus com valores de pressão diferentes dos recomendáveis pelos fabricantes automóveis. Destes, 20% encontravam-se com valores de pressão baixa e 13% em situação considerada muito perigosa.

No que diz respeito à profundidade do piso, 17% dos condutores apresentavam-se com os pneus em situação considerada perigosa. Destes, 5% encontravam-se além dos limites legais. Esta acção veio comprovar alguns aspectos que não devem orgulhar muito os nossos automobilistas: o seu descuido em relação ao estado dos pneus, a sua despreocupação em relação ao estado do seu carro e, mais grave do que tudo o resto, o seu descuido em relação à segurança rodoviária.

 

O seu carro e a sua segurança sobre rodas (e pneus) 

Mas tudo tem solução. E esta passa por estar mais atento ao estado dos seus pneus. Controle as pressões e verifique regularmente a profundidade do piso. 

Compreendemos que trocar pneus, comprar pneus, montar pneus seja um bicho de sete cabeças para grande parte dos automobilistas. É por essa razão que o melhor é entregar essa tarefa a um especialista. E, naturalmente, esse especialista está na Midas.

Aqui, ele pode assegurar o bom estado, não apenas dos seus pneus, mas também da sua viatura. Desta forma, está a contribuir para uma maior longevidade dos pneus e a aumentar a segurança nas estradas portuguesas. 

Venha à Midas e faça um check-up gratuito à sua viatura. A verificação da pressão dos pneus está incluída. O nosso profissionalismo também. Como sempre, consigo. 

Se nós nos preocupamos – e bem! – com o nosso calçado, por que razão não nos deveremos preocupar também com o “calçado” do nosso carro? Afinal, percorremos mais distâncias sobre pneus do que sobre solas. 

PARTILHAR:

artigos relacionados

Como proteger os pneus no Verão

Como proteger os pneus no Verão

Os pneus são elementos vitais para a segurança e funcionamento do veículo. Com a chegada do verão, devemos ter alguns cuidados extra e verificar o estado das rodas antes de fazer viagens longas para os nossos destinos de férias.

ver mais
Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Como podemos garantir que os pneus estão em boas condições? É simples, siga estas dicas:

ver mais
Sabe quando deve trocar os pneus do seu carro?

Sabe quando deve trocar os pneus do seu carro?

Se é condutor e proprietário de um carro, sabe quando é necessário que substituir os pneus por uns novos? Umas rodas em mau estado, o desgaste do piso do pneu ou a falta de pressão podem provocar problemas de segurança nas estradas. Descubra aqui pistas para saber quando trocar de pneus.

ver mais