indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Tudo o que precisa de saber sobre os vários tipos de Amortecedores

O elemento de segurança mais importante do veículo é o condutor. Não há dúvidas em relação a isso. De todo o modo, há outros elementos importantes para que nada de errado aconteça, como é o caso dos amortecedores.

Em seguida, contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre os diferentes tipos de amortecedores, benefícios, características, entre outros aspetos fundamentais destes importantes componentes do automóvel.

 

Porque são importantes os Amortecedores?

Os amortecedores ligam as rodas à estrada, fornecendo ao veículo uma maior aderência e, consequentemente, maior segurança e comodidade ao volante.

Sabia que muitos condutores ainda ignoram a importância dos amortecedores? Uma das principais razões para isto é o facto do seu desgaste ser silencioso, havendo a tendência para adiar a sua troca. Em média, a substituição dos amortecedores é efetuada em Portugal a cada 172.000 kms, mais do dobro daquilo que é recomendado pelos fabricantes de automóveis.

A estabilidade do veículo é essencial para uma condução segura e sem percalços. Os amortecedores dão essa estabilidade, mas para isso, é necessário que estejam em boas condições.

 

Quando deve trocar os Amortecedores?

Recomendamos que faça um diagnóstico dos amortecedores a cada 20.000 kms e a substituição dos amortecedores a cada 80.000 kms. Quando esse momento chegar, passe pela Midas, a sua ​oficina de ​amortecedores​

 

amortecedores: novo vs. usado

 

Qual a função dos Amortecedores Auto?

O amortecedor de um carro tem 3 funções básicas distintas:

  1. Manter o contato dos pneus com a estrada
  2. Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas
  3. Proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo

O cumprimento destas funções básicas permitem alcançar vantagens significativas, nomeadamente a nível da segurança automóvel.

 

Benefícios de ter os Amortecedores em bom estado

Ao garantir a correta funcionalidade dos amortecedores, poderá usufruir dos seguintes benefícios

  • Controlo do movimento da suspensão;
  • Diminuição da distância de travagem
  • Redução do desgaste dos pneus e dos componentes da suspensão
  • Controlo da movimentação das molas
  • Ajuda na manutenção do alinhamento da direção.

.. e, como consequência de tudo isto, a redução da fadiga do condutor

 

Analisando o funcionamento do automóvel como um todo, podemos afirmar que os amortecedores são componentes essenciais para uma boa e segura condução do veículo

 

Amortecedores facilitam a estabilidade e conforto da condução

 

Tipos de Amortecedores para Carros: Amortecedores a Óleo vs. Amortecedores a Gás

Existem vários tipos de amortecedores. Os mais comuns são, no entanto, os amortecedores a óleo e os amortecedores a gás

Importa referir que os 2 tipos de amortecedores trabalham com óleo. No entanto, os amortecedores a gás, além do óleo, têm também gás comprimido, o que torna a sua resposta mais rápida e eficiente.

Quando compra um carro novo, alguns fabricantes (embora seja raro) podem dar-lhe a opção de equipar o seu automóvel com amortecedores a gás ou a óleo. Caso tenha esta hipótese de escolha, quais são aqueles que deve eleger? 

 

Amortecedor a Óleo: A Simplicidade

Os amortecedores a óleo ainda são os mais utilizados na indústria automóvel atual. São muito mais baratos do que os amortecedores a gás e, também, mais dotados para o conforto.

Os amortecedores a óleo funcionam de um modo bastante simples, onde o curso do cilindro é controlado apenas pelo óleo e pelo ar existente no tubo. Contudo, com o uso excessivo, o óleo e o ar são submetidos a pressões fortes que fazem aumentar a sua temperatura, diminuindo a vida útil do amortecedor e degradando a qualidade e eficácia da suspensão. 

 

Amortecedor a Gás: Dá-lhe a Gás!

Por seu lado, os amortecedores a gás, ainda que mais caros, são mais eficazes em condução desportiva do que os amortecedores a óleo, aumentando a aderência do seu veículo nas curvas.

Os amortecedores a gás caracterizam-se por serem mais suaves a baixa velocidade, aumentando a dureza e consequentemente a segurança com o aumento da exigência solicitada à suspensão.

Ainda existem suspensões a ar, onde bolsas de ar substituem a mola da suspensão. Estes sistemas necessitam de um depósito de ar, diversas tubagens e um compressor.

Os amortecedores a gás têm um método operacional muito idêntico aos amortecedores a óleo. A única diferença está na composição do ar no interior do cilindro. Nos amortecedores a gás, o ar (constituído por azoto e oxigénio) é substituído por nitrogénio, que é um gás que não é afetado pelas variações de temperatura. Isto garante que, independentemente do uso e das temperaturas atingidas pelo amortecedor, este não oscile tanto, garantindo uma maior estabilidade e aderência dos pneus

 

Amortecedor automóvel

 

Amortecedores Monroe - A escolha certa

Os amortecedores Monroe aumentam a aderência do pneu à estrada, produzindo uma condução que oferece mais estabilidade e segurança.

O segredo da Monroe Amortecedores, como também é conhecida no mercado, está no seu sistema de válvulas de pistão único, conhecido como tecnologia Twin Disc. Esta válvula tem uma fase extra de afinação para velocidade muito baixa do pistão, resultando num amortecedor de reação mais rápida, uma vez que controla até o mais pequeno movimento do corpo do veículo, muito antes que qualquer amortecedor standard

 

Os benefícios em ter amortecedores Monroe são os seguintes: 

  1. Estabilizam o carro mais rapidamente, respondendo logo ao menor movimento; 
  2. Fornecem mais estabilidade, como comprovado por testes independentes; 
  3. Ajudam a controlar a direcionalidade

 

Amortecedor Monroe

 

Conclusão

Os amortecedores em mau estado de conservação originam problemas na estabilidade da suspensão do automóvel. Se acha que o seu carro está a perder estabilidade, recorra à Midas. Os nossos especialistas em amortecedores irão realizar uma revisão e diagnóstico aos amortecedores do seu veículo, assim como a outros elementos de segurança, entre os quais os pneus e os travões. 

Em termos de opções, o preço dos amortecedores varia consoante o tipo de amortecedor a montar e se são pretendidos amortecedores dianteiros e/ou amortecedores traseiros.

A Midas oferece um leque alargado de garantias válidas em todos os centros Midas e em toda a rede Europeia. Nos Amortecedores, damos garantia de 4 anos na marca Monroe, sem limite de quilómetros. Nas molas da gama Spectrum, a garantia é de 5 anos. 

E não se esqueça: pode ter os melhores amortecedores do mundo, mas o elemento de segurança mais importante do veículo ainda é você.

Não facilite! Conduza com segurança! 

 

Data de criação: 14 . 03 . 2019 |
Data de actualização: 28 . 05 . 2020

Autor: André Pereira


artigos relacionados

Que Tipos de Travões de Carros e Sistemas de Travagem Existem?

Que Tipos de Travões de Carros e Sistemas de Travagem Existem?

Saiba aqui quais os diferentes tipos de travões do mercado, bem como as suas vantagens e desvantagens.

ver mais
Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Antes de uma viagem longa, convém fazer um check up auto, um diagnóstico automóvel para que tudo corra pelo melhor!

ver mais
 Sabe o preço da revisão do seu carro?

Sabe o preço da revisão do seu carro?

O preço da Revisão do carro traduz-se muitas vezes numa incógnita. Contudo, já existem no mercado automóvel formas de obter maior certeza sobre este valor.

ver mais