indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

10 boas práticas para reduzir consumos energéticos

A poupança de energia não está apenas destinada ao nosso lar. Com pequenas mudanças nos hábitos de condução, podemos também poupar energia na estrada!

Existem várias práticas que podemos promover regularmente para reduzir consumos energéticos. Estas boas práticas podem ter um grande impacto a longo prazo no nosso veiculo e, consequentemente, no meio ambiente. Ah e, claro, também no nosso bolso! Felizmente, todas estas dicas são do senso comum e podem ser facilmente integradas na sua rotina diária de condução.

Já temos algumas ideias pré-concebidas sobre como poupar energia ao volante (geralmente pensamos em combustível). Provavelmente, até falaremos delas neste artigo. Contudo, apresentamos-lhe aqui de forma sistematizada as práticas que consideramos serem as melhores e as mais eficazes no que toca à poupança de energia sobre rodas.

Pegue num bloco e numa caneta e aponte cada passo! Vamos a isso?

 

Conheça aqui 10 boas práticas para reduzir consumos energéticos:

1. Respeite os limites de velocidade

Uma condução ecológica, para além de aumentar a sua segurança, reduz bastante os consumos e as emissões. Ao cumprir os limites de velocidade e evitar acelerações e desacelerações bruscas, está a economizar bastante combustível. Por exemplo, se reduzir de 100 km/h para 80 km/h poupa 15% em combustível!

2. Não conduza se não for necessário

Muitas vezes, conduzimos distâncias tão pequenas que poderiam ser facilmente percorridas a pé ou de bicicleta. Ajude o meio ambiente e o seu bolso e, se conseguir, deixe o carro na garagem!

 

Bicicleta e rapaz a andar

 

3. Evite ficar parado com o motor ligado

Existe a ideia de que compensa mais deixar o carro ligado do que desligá-lo, uma vez que consome muito no seu arranque, mas é apenas um mito. Pare o motor se prevê ficar parado mais que 1 minuto. E se o seu automóvel estiver equipado com sistema start&stop, ative-o!

4. Tenha atenção aos pneus

Avalie regularmente o estado dos pneus! Os pneus com desgaste acima do permitido, para além de constituírem um risco para a sua condução, podem constituir uma contraordenação. Todos os cuidados são poucos, por isso, verifique também periodicamente a pressão dos pneus e ajuste-a em função da recomendação do fabricante do seu automóvel.

5. Alivie o peso do carro

Sabia que, em regra, para cada 50 quilos que transporta no seu carro o consumo de combustível aumenta até 2%? O aumento do peso de um carro traduz-se no aumento de consumos e desgaste dos materiais. Retire todos os materiais que não são necessários, incluindo a bagageira externa!

6. Verifique os níveis de óleo

Verifique o nível do óleo com regularidade e faça as manutenções preventivas indicadas pelo fabricante. Se necessário, substitua o óleo e os filtros de combustível!

 

Verificação oléo carro

 

7. Tenha atenção ao ar condicionado

Verifique regularmente o estado do ar condicionado e de todos os filtros de ar do seu automóvel. Sabia que, se os filtros do seu carro não estiverem em condições, podem prejudicar bastante a performance do seu carro e a sua saúde? Quando os filtros estão obstruídos, bloqueiam o ar para o motor e este não tem tanto poder de arranque. Adicionalmente, as bactérias e cheiros que o filtro de ar já não consegue filtrar são muito nocivos para o condutor!

Tenha atenção às várias situações em que deve ou não utilizar o ar condicionado. Sabia que, em determinados momentos, é melhor ligar o ar condicionado do que abrir as janelas? Se está a conduzir a uma velocidade continuamente superior a 60 km/h, compensa-lhe mais utilizar o AC. Este fenómeno acontece porque a resistência do ar com a janela é muito grande a estas velocidades e esse esforço faz com que gaste mais combustível do que se ligar o ar condicionado. Porém, se viaja a velocidades continuamente inferiores a 60 km/h, é preferível abrir as janelas!

 

filtro ar condicionado carro

 

8. Verifique o estado do Catalisador

Tenha em atenção se o catalisador da sua viatura está a funcionar corretamente. Esta é uma peça fundamental no nosso carro, pois ajuda a converter gases tóxicos em gases menos prejudiciais. Se estiver entupido, o motor tem de se esforçar mais devido ao aumento de pressão e à falha no fluxo de gases, o que acaba por causar um consumo de combustível superior ao normal.

9. Opte por combustíveis aditivados Galp Evologic

Os combustíveis Evologic contêm aditivos que permitem melhorar a performance e a proteção do motor, garantindo a limpeza dos injetores, válvulas, tubagens e filtros. Este tipo de combustíveis contribui assim para a redução da manutenção do seu veículo e um menor impacto no ambiente. Estes combustíveis proporcionam também uma maior performance, proteção, poupança e qualidade do ambiente!

Use a gasolina Evologic 98, gasolina Evologic 95 ou gasóleo Evologic!

10. Prefira lubrificantes Galp Formula

Os lubrificantes Galp Formula FE e Galp Formula LS FE apresentam características de Fuel Economy, ou seja, promovem a redução do consumo de combustível! Estes produtos são especialmente desenvolvidos com tecnologias de aditivação de última geração e graduações de baixa viscosidade, os quais potenciam a redução do atrito no motor, uma elevada performance e proteção do motor.

Esta gama de lubrificantes Galp, ao reduzir o atrito interno no funcionamento do motor, reduz o consumo de combustível!

 

 

E chegamos ao fim da nossa lista! Conseguiu apontar tudo? Com estas simples dicas, deverá conseguir reduzir os consumos energéticos significativamente, promover o seu conforto e segurança e ajudar o ambiente! Em caso de dúvidas, consulte as recomendações do fabricante do seu automóvel ou peça apoio à Midas.

 

Data de criação: 06 . 09 . 2019 |
Data de actualização: 06 . 09 . 2019

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

Dicas para a Mudança de Óleo do seu carro

Dicas para a Mudança de Óleo do seu carro

O óleo do carro é um elemento essencial para o funcionamento de cada uma das peças do motor, pois mantém-nas lubrificadas e refrigeradas durante o funcionamento do veículo. Consulte as dicas que temos para si

ver mais
Cinco Dicas para viajar de carro pela Europa

Cinco Dicas para viajar de carro pela Europa

Os destinos pelo continente europeu são cada vez mais populares entre os jovens europeus que se atrevem a assumir o volante. Se faz parte deste grupo mais ousado veja as recomendações Midas!

ver mais
Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Como podemos garantir que os pneus estão em boas condições? É simples, siga estas dicas:

ver mais