indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Cinco dicas para evitar o stress durante o trânsito

O regresso à rotina, os feriados e o mau tempo, características típicas desta altura do ano, trazem consigo os temíveis engarrafamentos. Os acidentes, rotundas e estacionamentos em segunda fila tornam a nossa ida para o trabalho e regresso a casa um verdadeiro desafio. Mas será que conseguimos evitar alguma da frustração e raiva gerada pelo trânsito? Tome nota das nossas dicas.

 

Carros parados no trânsito com luzes acesas

 

Dicas para evitar o engarrafamento e sobreviver ao stress do trânsito

 

1. Sair com tempo suficiente

  • Embora nos custe acordar cedo, é aconselhável colocar o despertador alguns minutos antes, assim teremos mais tempo para chegar ao trabalho, especialmente se tivermos que fazer paragens pelo caminho, como por exemplo deixar as crianças na escola.

2. Procure caminhos alternativos

  • Embora possa parecer que irá dar demasiadas voltas, uma boa ideia é conhecer caminhos alternativos para chegar ao trabalho, assim, se logo de manhã ouvir o estado do trânsito antes de sair de casa, terá a capacidade de mudar a rota, tentando evitar as áreas mais movimentadas. Utilize um aplicativo de trânsito, como o Waze, para obter informação actualizada de acidentes e demoras relacionadas.

3. Modere a velocidade

  • Carregar no acelerador nem sempre lhe irá garantir que chegará a horas ao seu destino. Quando existem muitos veículos na estrada, é aconselhável acelerar pouco a pouco e não mudar de faixa de rodagem constantemente. Esse tipo de prática dificulta a circulação, portanto não devemos contribuir para piorar ainda mais a situação.

 

Medidor de velocidade de um carro

 

4. Evite estacionar em segunda fila

  • Um dos hábitos que mais contribuem para engarrafamentos é o estacionamento em segunda fila, especialmente nos acessos às escolas. Para evitar este problema, é aconselhável que encontre um lugar para estacionar corretamente a sua viatura, mesmo que perca um pouco mais de tempo.

5. Entretenimento familiar e jogos no carro

  • Perante um cenário de trânsito, é comum as crianças ficarem mais inquietas do que o habitual. Neste caso, é melhor mantê-las entretidas e, na medida do possível, tentar que se abstraiam da situação que se passa no exterior. Uma ideia será fazer, por exemplo, jogos de perguntas, jogos de música, jogos que envolvam sinais de trânsito, matrículas, etc.

 

E finalmente: Paciência, a sua melhor aliada. Se, apesar de todas essas dicas, estiver perante um engarrafamento, o melhor para si é ter paciência e tentar ficar o mais tranquilo possível. Ligar o rádio na sua estação preferida, se possível com música tranquila, ajudará a evitar o stress parante estes desagradáveis imprevistos da estrada.

 

Mãos seguram um volante

 

Com estes passos simples, esperamos poder contribuir para que a sua viagem seja mais agradável.

Data de criação: 04 . 12 . 2017 |
Data de actualização: 05 . 12 . 2019

Autor: Humberto Ricardo