indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Como preparar o carro para a viagem de Natal?

Natal significa família reunida. Como todos sabemos, isto implica, muitas vezes, deslocações de carro com as malas todas atrás. Para que o Natal seja em bom e sem nenhum percalço, é importante que saiba preparar devidamente a sua viagem e o seu carro. 

 

Como planear a viagem de carro no Natal

 

Em seguida, damos-lhe 8 conselhos essenciais para planear a viagem de Natal:

 

1. Tenha uma condução segura no Natal

No Natal e sempre. Para ir fazer compras, para ir entregá-las, ou para ir ter com a família. Nesta época do ano, os veículos tornam-se o nosso aliado! Opte por uma condução defensiva e sem pressas.

Além disso, mesmo que as temperaturas sejam muito frias, escolha não conduzir demasiado agasalhado, pois isso dificulta a liberdade de movimentos. Prefira ajustar o sistema de climatização, desembaciando sempre os vidros para conduzir com toda a visibilidade. 

 

Controlo do AC auto

 

2. Planeie a viagem de Natal com antecedência

Planeie a sua viagem de carro antes de sair de casa. Calcule trajetos (recorra a Apps especializadas, tais como o Waze ou o Google Maps), evite o trânsito e escolha as estradas em melhores condições. Mesmo que demore mais tempo, o que importa é chegar bem! 

 

Importância de conduzir em segurança no Natal

 

3. Tenha atenção ao transporte da Árvore de Natal no carro

Natal sem árvore é um Natal a meio gás. Por isso, sem comprometer a sua segurança, compre e transporte a árvore de Natal no carro tendo em conta sempre as dimensões do veículo. É essencial que a árvore não dificulte a visibilidade do condutor. Assim, deve ficar colocada com o tronco para a frente, e bem acomodada na parte traseira da viatura. 

 

Transportar a árvore de Natal no carro

 

4. Arrume as prendas no carro corretamente

Já os presentes, esses devem seguir preferencialmente na bagageira. Uma boa prática para arrumar as prendas no carro é colocar os sacos/caixas mais pesados em baixo e o mais atrás possível, e depois os mais leves por cima. 

 

Arrumar os presentes na mala do carro corretamente

 

5. Evite o stress no trânsito

É também nesta época que o trânsito se intensifica, sendo um dos principais acontecimentos as filas nas viagens longas. Por essa razão, os condutores devem reforçar as precauções. Isto não significa que deva ficar mais tenso na condução! Faz parte da preparação da viagem a consciência de que haverá mais confusão nas estradas, pelo que deve preparar-se para isso e manter a tranquilidade.

Algumas formas de ultrapassar o stress nas viagens longas poderão ser a escolha de uma boa playlist de música ou optar por viajar cedo!

 

Tente evitar o stress nas viagens longas

 

6. Tenha atenção ao viajar com crianças

As crianças devem acompanhar toda a questão da segurança. Assegure-se que as cadeirinhas estão colocadas na posição correta, que o cinto de segurança está ajustado e evite os casacos com muito enchimento. Estes criam uma distância entre o corpo da criança e o cinto, fazendo-a escorregar em caso de travagem, o que diminui bastante a sua proteção.

Não se esqueça por fim de levar uma garrafa de água para hidratar, alguns snacks para quando tiverem fome e de fazer paragens frequentes. Assim a viagem tem tudo para correr bem. 

 

Atenção à posição correta das cadeirinhas de crianças

 

7. Não conduza com álcool

Jantares de Natal implicam muita comida, muitos doces e também, por vezes, álcool. Se for conduzir depois do almoço ou jantar, evite o consumo de bebidas alcoólicas. Se permanecer em casa, aconselhamos a aproveitar a festa da melhor maneira.

 

Evite beber álcool se conduzir

 

8. Garanta que o seu carro está preparado

Por fim, não se pode esquecer de uma parte fundamental: ter a certeza que o seu carro está pronto para fazer a viagem do Natal, que muitas vezes é de longa distância.

Para garantir que tudo está funcional, aconselhamos a fazer um check-up automóvel aos pontos mais importantes da sua viatura, tais como nível de óleo, pressão e estado dos pneus, eficácia do sistema de travagem, entre outros.

Venha à Midas e fazemos esse check-up auto gratuitamente!

 

 

Data de criação: 20 . 12 . 2018 |
Data de actualização: 29 . 05 . 2020

Autor: Humberto Ricardo


artigos relacionados

Prepare o seu carro para o inverno

Prepare o seu carro para o inverno

Saiba aqui os aspetos importantes a verificar no seu carro no Inverno.

ver mais
Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Há viajar, há ir e voltar | Check-up auto: um exame ao seu automóvel

Antes de uma viagem longa, convém fazer um check up auto, um diagnóstico automóvel para que tudo corra pelo melhor!

ver mais
Dicas para uma condução segura durante o inverno

Dicas para uma condução segura durante o inverno

Aqui, poderá encontrar as melhores dicas para conduzir no Inverno de forma mais segura.

ver mais