indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Como saber se uma oficina de automóveis é de confiança?

A maioria de nós depende do carro para ir trabalhar, levar os filhos à escola ou fazer outras tarefas do dia-a-dia. Ter o carro na oficina durante muito tempo é um dos nossos piores pesadelos! É por isso que escolher uma oficina ou um mecânico para o seu carro é quase como procurar um médico de família. Precisa de alguém com quem pode contar, em quem confiar, e que não o vai deixar ficar mal quando houver algum contratempo ou uma avaria. 

 

carro em andamento

 

Assim, recomendamos que quando estiver à procura de uma oficina de automóveis, tenha em consideração estes 6 fatores chave antes de tomar uma decisão! 

 

1. Informações e Recomendações

Se não sabe onde levar onde o seu carro à revisão, o primeiro passo talvez seja pedir uma recomendação a amigos e conhecidos. Esta é uma ótima forma de começar a pesquisa, mas pode aprofundá-la. Procure críticas e feedback online sobre a empresa. O Google Maps, por exemplo, é uma boa forma de ver quais são as oficinas auto com melhor reputação perto de si. Claro que nenhuma empresa é perfeita – mas, se houver apenas críticas negativas, isso é um alerta. Quanto aos comentários menos bons ou queixas, veja se a oficina responde ao feedback negativo e se demonstra atenção ao cliente até a questão ficar resolvida. É sempre um bom sinal quando o apoio ao cliente não ignora nenhuma mensagem! 

 

2. Comparar preços da revisão do carro

Quem é que gosta de ser surpreendido por uma fatura demasiado alta? Se o seu orçamento é limitado, o valor pode ser um fator decisivo para escolher a oficina de automóveis onde vai acabar por fazer a revisão do carro. É importante que exista uma lista de preços transparente para evitar surpresas desagradáveis – pelo menos da mão-de-obra, já que o preço das peças varia consoante o fabricante e o modelo. 

 

Na Midas, pode usar o nosso simulador da revisão para ter uma estimativa do preço da revisão do carro. Temos também o simulador de pneus para saber qual será o preço dos seus pneus novos (se não sabe que dados inserir, veja o nosso artigo sobre descobrir os pneus indicados para o seu carro aqui). Peça sempre um orçamento na sua oficina, incluindo se forem precisos serviços adicionais. Assim, terá mais informação de forma transparente para tomar a melhor decisão na realização dos serviços auto. 

 

3. Materiais & Peças

Algumas oficinas de carros “poupam” ao utilizar peças, componentes e consumíveis de marca branca. Apesar de ser uma “poupança” aparente no preço, pode não significar uma poupança a longo prazo – geralmente, os produtos de marcas fabricantes têm uma vida útil superior e só as peças homologadas pelo fabricante mantêm a garantia do veículo. Quanto aos consumíveis, mantenha um olho atento. Se for mudar o óleo do motor, por exemplo, pergunte sempre qual é marca, o tipo de óleo, a viscosidade e o desempenho. Mesmo que não tenha acesso às fichas técnicas, pode sempre pedir para ver o rótulo e a embalagem. Mas já que estamos a falar tanto no fabricante, é mesmo verdade que tem de fazer a revisão do carro no concessionário para não perder a garantia? 

 

Mecânicos trabalham num carro

 

4. Garantia & Garantia do Fabricante

Comprava um eletrodoméstico sem garantia? Provavelmente não. Quando estiver à procura de uma oficina de carros, pergunte sempre se a revisão do carro e os serviços de mecânica têm uma garantia e de quanto tempo. Também é importante procurar sempre oficinas que mantêm a garantia do fabricante. Desde 2010 que não perde a garantia do veículo por fazer a revisão fora de um concessionário, mas as oficinas independentes têm de respeitar todas as indicações do fabricante para as revisões periódicas da viatura.
 

 

Porque é que na Midas não perde a garantia do fabricante?

 
  • utilizamos peças de qualidade equivalente às originais e homologadas pelo fabricante;

  • colocamos óleos que cumprem as normas exigidas (por exemplo, na Midas usamos apenas óleos permitidos pelo grupo VAG, que detém a Volkswagen, Audi, Seat, Škoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche e Ducati);

  • as nossas pastilhas de travões cumprem o regulamento ECER90 sobre o amianto;

  • temos uma base de dados técnica que contém informações de mais de 28 marcas, 4.800 modelos e 100.000 planos de manutenção oficiais.  


 

5. Detalhes & Limpeza da oficina de carros

É certo que as oficinas de automóveis e os mecânicos não são conhecidos por estarem sempre a brilhar. É normal haver manchas de óleo e panos sujos – até porque muitos carros chegam com problemas e fugas. Mas dentro desse nível de “sujidade” normal, há uma certa organização e uma forma de eliminar os resíduos de forma segura. Contudo, algumas oficinas acumulam demasiados detritos e não fazem a manutenção devida, o que aumenta o risco de acidentes com matérias inflamáveis e de lançar resíduos perigosos para o ambiente (por exemplo). Não menospreze os detalhes! Se uma oficina não lhe parece segura nem limpa, pense duas vezes antes de entregar o seu carro. Já agora, pode perguntar se a oficina tem seguro de responsabilidade ambiental.  

 

6. Prazos de entrega

Há poucas verdades universais, mas esta é uma delas: ninguém gosta de ficar com o carro parado na oficina durante muito tempo. Por isso, é importante discutir com o seu mecânico ou oficina qual é o prazo máximo de entrega (esta informação pode até constar no orçamento, para ter uma salvaguarda). Muitas reparações rápidas de mecânica podem ficar feitas no momento ou em poucas horas. Aliás, em muitas Oficinas Midas, pode fazer a reparação do carro enquanto vai ao supermercado – veja aqui qual é a oficina auto mais perto de si e faça a sua marcação. Não se deixe levar por desculpas como “passe por aqui amanhã, a ver se já está” ou “vá passando”. Peça uma data concreta! Se está à espera de peças, solicite uma estimativa concreta do tempo que vão demorar. 

 

Atendimento ao cliente Midas


 

Quer escolha a Midas ou outra oficina auto para fazer a revisão do seu carro, esperamos que siga estas dicas antes de entregar o seu veículo. Estaremos sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e provar que merecemos a sua confiança. 

Data de criação: 18 . 11 . 2019 |
Data de actualização: 18 . 11 . 2019

Autor: Sara Anjos


artigos relacionados

Dicas para a Mudança de Óleo do seu carro

Dicas para a Mudança de Óleo do seu carro

O óleo do carro é um elemento essencial para o funcionamento de cada uma das peças do motor, pois mantém-nas lubrificadas e refrigeradas durante o funcionamento do veículo. Consulte as dicas que temos para si

ver mais
Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Como podemos garantir que os pneus estão em boas condições? É simples, siga estas dicas:

ver mais
Dicas para quem vai comprar ou vender carro

Dicas para quem vai comprar ou vender carro

O mercado automóvel está sempre em constante movimento. Todos os dias são lançados modelos e atualizações para o mercado que de certa forma vão desatualizando os modelos anteriores. Com a necessidade de comprar, vem também a necessidade de vender e nós estamos cá para ajudar! Negociar uma viatura pode ser um processo delicado, principalmente se o fizermos por nossa conta e risco. Por esta razão, hoje falamos sobre os passos importantes que vendedores e compradores devem seguir quando vão realizar negócio.

ver mais