indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:

Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

O cuidado e revisão dos pneus do seu carro são essenciais para desfrutar de uma boa condução, segura e com a aderência correta à estrada.

 

Carro pneus

 

Como podemos garantir que os pneus estão em boas condições? É simples, siga estas 3 dicas:

 

Verifique a pressão dos pneus

O bom estado dos pneus e a pressão de enchimento correta são fatores fortemente relacionados. Não manter a pressão adequada pode causar deformação do pneu, bem como o seu desgaste prematuro.

Por esta razão, devemos controlar todos os meses a pressão dos pneus do carro, incluindo a do pneu sobressalente. A pressão correta é indicada pelo fabricante no livro de instruções do carro e pode variar de acordo com a marca; mas os carros ligeiros de passageiros geralmente têm uma pressão recomendada entre 28 e 30 psi. Se tem dúvidas de como medir a pressão dos pneus, siga as nossas dicas.

 

Pressão pneus

 

Garanta o equilíbrio dos pneus

Antes de fazer viagens longas, verifique o estado do seu carro e verifique também o equilíbrio dos seus pneus numa oficina especializada em manutenção. Se as rodas tiverem um peso desigual, o seu desgaste pode levar a sérios problemas de segurança e a condução poderá tornar-se muito desconfortável.

 

Verifique a profundidade dos sulcos

É aconselhável verificar os pneus uma vez por mês e sempre antes de uma viagem. É vital controlar o possível aparecimento de deformações e a profundidade dos sulcos. Para esta verificação, deverá olhar para os indicadores de desgaste, que são pequenas projeções localizadas nos canais do piso. Quando esses indicadores têm contacto com o asfalto, é hora de trocar de pneus.

Outro conselho simples e caseiro, dado que o limite permitido dos sulcos é de 1,6 milímetros, é colocar uma moeda de um euro num sulco do pneu. A faixa dourada da moeda deve ficar coberta pelo pneu, o que significa que o mesmo ainda se encontra com a profundidade desejada ou, pelo menos, apta para conduzir em segurança. Se o rebordo dourado da moeda ficar à vista, então está na altura de substituir o pneu.

 

Além disso, lembre-se que uma velocidade moderada, sem mudanças bruscas de velocidade, ajudará a manter a segurança dos pneus por mais tempo.

 

Trocar pneus

 

E por último, se necessitar trocar os pneus ou verificar o seu veículo, consulte os especialistas na área como a Midas para evitar surpresas desagradáveis.

Data de criação: 02 . 08 . 2018 |
Data de actualização: 02 . 08 . 2018


artigos relacionados

Pneus - Os seus sapatos na Estrada

Pneus - Os seus sapatos na Estrada

Imagine um carro sem pneus. Ou com eles esfarrapados, de rasto destruído e sem qualquer protecção. Em primeira instância, iria estragar as rodas. Em segunda, o resto do carro.

ver mais
Como proteger os pneus no Verão

Como proteger os pneus no Verão

Os pneus são elementos vitais para a segurança e funcionamento do veículo. Com a chegada do verão, devemos ter alguns cuidados extra e verificar o estado das rodas antes de fazer viagens longas para os nossos destinos de férias.

ver mais
Sabe quando deve trocar os pneus do seu carro?

Sabe quando deve trocar os pneus do seu carro?

Se é condutor e proprietário de um carro, sabe quando é necessário que substituir os pneus por uns novos? Umas rodas em mau estado, o desgaste do piso do pneu ou a falta de pressão podem provocar problemas de segurança nas estradas. Descubra aqui pistas para saber quando trocar de pneus.

ver mais