indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

AdBlue

Se tem um carro a gasóleo, ou se está a pensar comprar um carro a diesel, é provável que já tenha ouvido falar em AdBlue. Por isso, queremos esclarecer todas as questões importantes acerca deste componente: o que é o AdBlue, como funciona, para que serve, quando deve abastecer e quanto AdBlue é que o seu carro gasta.

 

O que é AdBlue?

O AdBlue é uma solução aquosa formada por ureia (32.5%) e água desmineralizada (67.5%). Tem como função a redução até 90% das emissões dos óxidos de azoto (NOx), que são gases nocivos, transformando-os em azoto elementar e vapor de água. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o Adblue não é um aditivo do combustível. Trata-se de um líquido adicional necessário na maioria dos veículos ligeiros a diesel comprados após 2015 e que tenham instalado o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva). Por isso, tem um depósito próprio separado do depósito de combustível.

 

embalagem de líquido Adblue

 

Como funciona o AdBlue?

O AdBlue é um DEF (fluido de escape diesel ou diesel exhaust fluid), injetado no sistema de escape depois dos gases de combustão passarem pelo turbo. É incolor, inodoro, não inflamável e não tóxico. O calor faz com que a ureia e a água do líquido se transformem em amoníaco. Por sua vez, o amoníaco é injetado num SCR (catalisador de redução seletiva ou selective catalytic reduction). Este mecanismo transforma os óxidos de nitrogénio dos gases de escape em água (vapor) e nitrogénio (azoto) antes de serem libertados para a atmosfera.

 

Para que serve o AdBlue?

O sistema AdBlue permite reduzir até 90% os óxidos de nitrogénio (NOx) libertados para a atmosfera, em conformidade com a legislação Euro 6. O nível permitido de emissões de NOx na União Europeia para veículos a gasóleo é de 80 mg/km (antes de 2014, era 180 mg/km), enquanto as emissões de hidrocarbonetos baixaram para 170 mg/km (o limite anterior era de 230 mg/km). Nos veículos a gasolina, estes valores são 60 mg/km e 100 mg/km, respetivamente.

O AdBlue, os catalisadores SCR e o sistema BlueTEC foram as soluções encontradas pelos fabricantes para respeitar as novas normas europeias.

 

Qual é o consumo de AdBlue de cada carro?

Se o seu carro estiver equipado com um catalisador SCR, o motor não arranca (ficará bloqueado eletronicamente) se o depósito de AdBlue estiver vazio. Por isso, deve atestar o depósito com alguma regularidade, pelo menos 1 a 2 vezes por ano. A grande maioria dos carros avisa no painel quando o nível de DEF está demasiado baixo. No entanto, se o seu carro não mostra este aviso, basta fazer algumas contas. 

O consumo de AdBlue varia consoante o consumo de combustível, a temperatura de funcionamento do sistema e a temperatura ambiente. No entanto, em média um carro consome cerca de 1.5 a 2.5 litros de líquido AdBlue a cada 1.000 quilómetros. Como na maioria das viaturas o depósito de AdBlue tem capacidade para 10 a 20 litros, isto significa que deve reabastecer o depósito entre cada 5.000 – 10.000 kms.

 

medidor da quantidade de Adblue

 

A título de exemplo, vejamos com mais detalhe quanto AdBlue gastam os veículos de algumas marcas fabricantes de automóveis de referência no mercado: 

 

  • Autonomia AdBlue Renault

Nos carros Renault, segundo a própria marca, um depósito atestado de AdBlue corresponde a cerca de 6 a 8 depósitos de combustível. O volume do depósito de AdBlue varia entre 15 a 20 litros, consoante os modelos. 

 

  • Autonomia AdBlue Peugeot

Nos automóveis Peugeot, o depósito AdBlue tem cerca de 17 litros de capacidade. Segundo o fabricante, isto permite uma autonomia próxima dos 20.000 kms. A única exceção é o Peugeot 208/2008, cujo depósito tem apenas 14.1 litros.

 

  • Autonomia AdBlue Volkswagen

O tamanho dos depósitos de AdBlue da Volkswagen varia entre os 11 litros (modelos VW Polo, VW Touran) e os 18 litros (VW Tiguan) – além do Touareg, que pode ter um depósito extra de 24 litros. Como são capacidades tão díspares, confirme no manual de proprietário o volume do seu depósito e tenha em consideração um consumo médio de 1 a 3 litros por 1.000 kms.

 

  • Autonomia AdBlue Opel

A maioria dos automóveis Opel têm depósitos de AdBlue pequenos: 9.7 litros (Opel Mokka), 12.5 litros (Opel Zafira) e 13 litros (Opel Astra). Os dois modelos com um depósito maior são o Opel Combo Life e Grandland, com 17 litros. Ou seja, o depósito de AdBlue terá uma autonomia entre os 3.200 e os 17.000 kms. 

 

  • Autonomia AdBlue Mercedes

Os depósitos AdBlue nos diferentes modelos da Mercedes variam entre os 11.5 litros (Monovolume, Classe V) e os 38.7 litros (Mercedes-Maybach, GLS). A maioria dos automóveis Mercedes têm um depósito com capacidade entre os 23.8 litros e os 27.5 litros, o que lhes dá uma autonomia acima dos 20.000 kms. 

 

O que fazer se deitar AdBlue no depósito de combustível?

Se por engano deitar líquido Adblue no depósito do combustível, contacte diretamente uma oficina especializada e não ponha o motor a funcionar. O AdBlue não é um combustível e, por isso, não deve entrar em contacto directo com o motor. Não tente diluir com água nem misturar com outros aditivos

 

💡 Onde fica o depósito Adblue?

Como já explicámos, o AdBlue não é um aditivo do combustível – mas sim um líquido adicional com um depósito autónomo. Em função do modelo do automóvel, o bocal de enchimento pode ser encontrado sob a tampa do depósito de combustível, na mala ou no compartimento do motor.

 

depósito de Adblue junto ao depósito de combustível

 

Onde comprar AdBlue?

Se estiver na estrada, pode abastecer o seu carro com AdBlue em algumas estações de serviço. Mas como o melhor é evitar imprevistos, recomendamos atestar o depósito antes de fazer uma viagem longa ou partir para férias

Sempre que o seu carro avisar que o nível de líquido DEF está baixo, dirija-se a uma Oficina Midas para que efetuar a sua reposição. Na Midas, a reposição do líquido AdBlue demora aproximadamente 10 minutos.

Data de criação: 20 . 04 . 2018 |
Data de actualização: 28 . 05 . 2020

Autor: Sara Anjos


artigos relacionados

Mudança de Óleo: dicas para trocar o óleo do carro

Mudança de Óleo: dicas para trocar o óleo do carro

Consulte as dicas que temos para si sobre a mudança de óleo do carro.

ver mais
 Sabe o preço da revisão do seu carro?

Sabe o preço da revisão do seu carro?

O preço da Revisão do carro traduz-se muitas vezes numa incógnita. Contudo, já existem no mercado automóvel formas de obter maior certeza sobre este valor.

ver mais
Revisão Midas Oficial - Aquela máquina!

Revisão Midas Oficial - Aquela máquina!

Tal como nós, também as máquinas precisam de fazer uma revisão de vez em quando. Nós vamos ao médico. O nosso veículo vai à MIDAS.

ver mais