Danos que uma correia de distribuição partida pode causar

A correia de distribuição é provavelmente o componente mais importante do motor do seu automóvel. É ela que assegura o movimento sincronizado no interior do mesmo, desde logo: os pistões, árvores de cames, válvulas e, nalguns modelos, até mesmo a bomba de água. Logo, é fundamental assegurar a sua correta manutenção. Saiba que uma correia de distribuição partida, desgastada ou defeituosa pode provocar danos irreparáveis e avultados no motor do carro e na sua carteira.

 

Quando deve trocar a corrente de distribuição

Normalmente, a correia de distribuição costuma ser de borracha para reduzir o ruído e o custo, mas em alguns automóveis pode encontrar uma corrente de distribuição metálica em vez da correia, como por exemplo nos BMW e Mercedes. E mesmo as correntes, apesar de mais duradouras, também estão sujeitas a troca.

A correia de distribuição pode necessitar de substituição por 2 motivos principais: desgaste por uso ou desgaste por idade. Comecemos pela idade, que é mais simples de explicar. Como todos sabemos, a borracha é um material que perde qualidade e algumas das suas propriedades ao longo do tempo. Deste modo, caso conduza pouco, é aconselhável trocar a correia ao fim de 4, 6 e 10 anos. Já a corrente de distribuição é diferente, uma vez que não sofre a ação do tempo.

No que concerne ao desgaste por uso, a substituição da correia de distribuição depende sempre do fabricante. Muitos aconselham a cada 160 mil quilómetros, mas, mais uma vez, depende da marca. Assim, é importante consultar o manual do seu carro para saber quando substituir a correia de distribuição.

 

correia-banner

 

Saiba identificar os sinais de desgaste

Existem alguns indícios que podem ser sinónimos de uma correia de distribuição partida, desgastada ou defeituosa. Entre eles:

1 - ruído no motor;

2 - vestígios de óleo;

3 - vibrações no motor;

4 - dificuldade ao arrancar;

5- fugas de óleo;

6- excesso de gases no escape;

7 - danos e rachas na correia.

 

Como trocar a correia de distribuição partida

Como já deve ter percebido, pela importância aqui descrita da correia de distribuição no bom funcionamento do motor, a substituição deste componente deve ser efetuada por mecânicos profissionais. E na Midas encontra sempre os melhores. Por isso, se estiver a precisar de trocar a correia de distribuição do seu carro, não hesite em passar numa das nossas oficinas auto. Estaremos à sua espera com a garantia do melhor serviço.