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COMO EVITAR A MÁ DISPOSIÇÃO DURANTE AS VIAGENS MAIS LONGAS

Finalmente chegaram as férias de verão tão desejadas durante o todo o ano. Começam os preparativos para a viagem de carro que nos permitirá sair da rotina diária.

Muitas pessoas são propensas a sofrer problemas de desconforto e de saúde em viagens de carro que envolvem mais quilómetros. As queixas mais comuns durante longas viagens são tonturas, dores de cabeça, vómitos e problemas de circulação. A fadiga e o calor afetam de formas muito diferentes, de acordo com a sensibilidade e saúde de cada um.

O movimento do carro é percebido pelos ouvidos, pela vista, articulações e pela pele. Enjoamos se os sinais recebidos pelo cérebro através das diferentes partes do nosso corpo forem incongruentes. Esta situação geralmente acontece quando a visão capta um movimento (de lado) e uma realidade distinta da captada pela pele (um movimento para a frente). Os enjoos podem gerar um mal-estar geral acompanhado de náuseas.

Estar sentado durante muito tempo neste tipo de viagens rodoviárias pode gerar problemas de circulação em várias partes do corpo. A médio longo prazo, e segundo especialistas em Cirurgias Vasculares, também podem desencadear tromboses venosas.

Vejamos como tornar as viagens mais agradáveis, combatendo todos os mal-estar e reduzindo os riscos:

 

1. Hidratação

Assegure-se que viaja com líquidos suficientes para se hidratar ao longo de toda a viagem. Os sumos, a água ou os batidos são uma ótima opção, ao contrário do álcool e do café.

 

2. Paragens para descanso

É necessário parar a cada 200km, ou a cada 2 horas, tanto para o condutor como para os restantes ocupantes. É uma oportunidade para esticar as pernas, refrescar-se, comer e porque não, também conhecer eventuais pontos de interesse.

 

3. Escolha roupa confortável para a viagem

É importante usar roupa fresca e cómoda, evitando as peças muito justas e em materiais sintéticos não transpiráveis. Ter um chapéu à mão e protetor solar, permite-nos combater insolações e proteger a pele do sol. Não se esqueça também dos óculos de sol que lhe permitem cuidar dos seus olhos.

 

4. Controle a sua postura dentro do carro

O trajeto será muito mais confortável se viajarmos com os músculos relaxados e evitarmos as posturas forçadas, permitindo uma melhor circulação do sangue. Procure fazer de forma regular exercícios de flexão e extensões nos braços e nas pernas.

 

5. Olhe em frente

Tente viajar a olhar sempre de frente, evitando posturas contrárias à direção do veículo. É sempre preferível focar a vista nos pontos da paisagem que menos se movam: uma montanha ou qualquer elemento mais afastado no horizonte.

 

6. Consulte o médico

As grávidas ou as pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou com algum problema interno no ouvido, deveriam consultar o seu médico antes de iniciar uma viagem de carro mais longa.

Ao aplicar estes conselhos as suas viagens serão muito diferentes e poderá começar a desfrutar das suas férias desde o primeiro minuto.

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