indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:

Dicas para a Mudança de Óleo do seu carro

O óleo do carro é um elemento essencial para o funcionamento de cada uma das peças do motor, pois mantém-nas lubrificadas e refrigeradas durante o funcionamento do veículo.

Sem o óleo, as partes móveis do motor não suportariam o atrito nem as altas temperaturas atingidas durante o processo de combustão. Portanto, o óleo começa a circular pelo motor no momento em que liga o carro para evitar a deterioração do mesmo.

 

Mudança de óleo

Por ser um elemento tão importante, é especialmente necessário realizar verificações regulares do nível de óleo. É também essencial mudá-lo uma vez por ano, embora isso dependa dos quilómetros percorridos e do fabricante de cada veículo.

 

Qual o óleo recomendado?

Também é muito importante escolher corretamente o tipo de óleo, pois existem vários tipos e marcas no mercado. Faça uma boa decisão relativamente aos óleos de motor, já que o tipo de óleo pode influenciar decisivamente o desempenho do carro. 

 

Óleo para carros a gasolina, gasóleo e com filtro de partículas

Ir ao livro de manutenção de automóveis pode poupar-nos muitos problemas no futuro. Podemos usar um óleo igual ou superior aos valores indicados pelo fabricante. Para entender essas especificações, deve saber que pode ter três tipos de classificações de qualidade de óleo padrão no seu catálogo de manutenção: 

  • Associação Européia de Fabricantes de Automóveis (ACEA);
  • American Petroleum Institute e/ou uma classificação híbrida de ambos.

 

Nas indicações da ACEA, a letra A refere-se aos motores que utilizam gasolina, a letra B às do gasóleo e a letra C são para veículos equipados com filtro de partículas. Em todos os casos, as letras são seguidas por um número.

Nas classificações API, a letra S é gasolina e o diesel C, também são seguidos por um número.

 

Qual o melhor tipo de óleo?

Existem duas classes principais de óleos para automóveis: monogrados e multigrados. 

 

Óleos Monogrados

Os monogrados têm uma viscosidade única e trazem as suas indicações expressas com a sigla SAE, correspondente à Society of Automotive Engineers.

 

Óleos Multigrados

Os óleos multigrados podem ser de três tipos: 

  • Mineral
  • Sintético
  • Semi-sintético (mistura dos dois primeiros para obter um óleo intermédio)

Os óleos minerais possuem uma base refinada do petróleo e os sintéticos possuem um tratamento especial com aditivos que ajudam a cuidar melhor do motor. Portanto, na maioria dos casos, é melhor usar um óleo sintético que respeite as recomendações do fabricante.

Este tipo de óleos tem um impacto positivo em muitos aspectos do veículo, melhorando o arranque a frio, cuidando do filtro e das peças do motor por mais tempo.

 

Encontre a viscosidade do óleo ideal

O óleo deve manter uma viscosidade suficiente quando o motor estiver quente e, ao mesmo tempo, deve manter a fluidez quando o motor estiver frio.

Desta forma, o óleo adere mais facilmente às superfícies metálicas das diferentes partes do motor, protegendo-as eficazmente do desgaste em diferentes regimes de temperatura.

 

Óleo 10W40 

Todos os óleos têm a indicação sobre sua viscosidade, por exemplo 10W40. O primeiro número refere-se à medição da viscosidade a frio (a 18 graus negativos) e o segundo a quente (a 100 graus). 

 

Mudança de Óleo nas Oficinas Midas

Se pretende realizar qualquer revisão ou manutenção ao seu veículo, certifique-se de que o faz numa oficina especializada com profissionais habilitados. 

Lembre-se que um óleo não indicado para o seu carro pode destruir completamente o motor.

Nas Oficinas Midas irá encontrar profissionais competentes, integrados num sistema de formação contínuo, proporcionando-lhe um serviço de qualidade, com preços competitivos e condições de garantia muito superiores ao que atualmente é praticado no mercado.

Como preparar o seu carro para a viagem de Natal ?

Como preparar o seu carro para a viagem de Natal ?

Natal significa família reunida. Como todos sabemos, isto implica, muitas vezes, deslocações de carro com as malas todas atrás. Para que o Natal seja em bom e sem nenhum percalço, é importante que saiba preparar devidamente a sua viagem e o seu carro. 

ver mais
A importância de umas escovas limpa vidros em perfeito estado

A importância de umas escovas limpa vidros em perfeito estado

Quem precisa de usar óculos no dia-a-dia conhece bem a sensação de estar sem eles. O esforço em focar, a confusão nas imagens, a insegurança em cada passo. Ter as escovas limpa vidros, ou o braço das escovas limpa vidros, do seu carro em mau estado provoca a mesma sensação no seu cérebro, em caso de chuva.

ver mais
Inspeção automóvel: o que deve saber (e fazer) para evitar reprovações

Inspeção automóvel: o que deve saber (e fazer) para evitar reprovações

A inspeção automóvel é uma obrigatoriedade legal mas está longe de ser um “bicho de sete cabeças” como alguns condutores julgam. Se der alguns minutos de atenção ao seu carro no dia a dia e adotar algumas das boas práticas que lhe deixamos, o seu automóvel estará sempre pronto para passar no “exame”.

ver mais