indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:

Inspeção automóvel: o que deve saber (e fazer) para evitar reprovações

A inspeção automóvel é uma obrigatoriedade legal a que estão sujeitos todos os veículos automóveis, mas está longe de ser um “bicho de sete cabeças” como alguns condutores julgam.

Se der alguns minutos de atenção ao seu carro no dia a dia e adotar algumas das boas práticas que lhe deixamos mais à frente, o seu automóvel estará sempre pronto para passar no “exame” sem anotações na ficha de inspeção.

Como o próprio nome indica, a inspeção automóvel é obrigatória para todos os veículos automóveis assim que chegam aos quatro anos a contar desde a data de emissão da primeira matrícula. A partir de então deve levar o seu carro à inspeção de dois em dois anos até este perfazer oito anos, altura a partir da qual o processo passa a ser anual. No caso de veículos mistos e de mercadorias, a primeira inspeção automóvel deve ser realizada dois anos após a matrícula original e anualmente a partir dessa data.

O limite para efetuar à inspeção automóvel é o dia do mês referente ao primeiro registo do veículo, sendo que pode realizá-la a qualquer altura nos três meses que antecedem essa data. A circulação de um veículo com inspeção por fazer ou fora de prazo é punida com coimas que podem ir dos 250 aos 1.250 euros.

Pode ficar a saber tudo sobre a inspeção automóvel obrigatória na página que dedicamos em exclusivo ao assunto aqui no site da Midas. Mas mais importante é zelar para que o seu carro não vá acumulando problemas que provoquem a reprovação, certo? Para ter essa garantia, há boas práticas a seguir regularmente.

 

Precauções para evitar a reprovação na inspeção automóvel

O objetivo principal da inspeção passa por garantir que todos os automóveis circulam em boas condições de funcionamento, mediante a verificação de vários pontos técnicos do veículo. O eventual mau funcionamento destes é assinalado sob a forma de anomalias de vários tipos, cuja quantidade e grau de gravidade determinam a aprovação ou reprovação do automóvel.

Por isso, deve ter o seu carro preparado para ir à inspeção. Nos dias que antecedem a ida ao centro de inspeções, verifique se a ficha referente à inspeção anterior apresenta anotações: a reincidência de anomalias causa a reprovação imediata. Depois, há pontos técnicos que pode verificar:

 

  • Garanta que não existe nenhuma obstrução à visibilidade em todos os vidros do carro, especialmente o para-brisas.
  • Examine o estado de funcionamento de todos os comandos do automóvel, sem esquecer os cintos de segurança e os espelhos retrovisores interno e externos.
  • Verifique todas as luzes, sem exceção, e o estado de conservação dos faróis e óticas.
  • Certifique-se de que o carro não perde fluidos e que tanto o triângulo como o colete estão em boas condições.
  • Dê atenção ao eventual desgaste dos pneus e também se as medidas destes correspondem às informações que estão na documentação do automóvel (o mesmo é válido para as jantes). Os pneus devem ser exatamente iguais em cada eixo.

 

E vigiar o funcionamento do seu carro durante todo o ano é igualmente importante. Cumpra o plano de revisões à risca e consoante o que o fabricante do automóvel aconselha. A Midas pode ajudar neste campo, claro, visto que disponibiliza a maior rede de oficinas em Portugal e realiza a Revisão Oficial, de acordo com as especificações do fabricante.

Mantenha o automóvel limpo por fora e por dentro. Esta é uma boa prática que pode ajudar a que todos os comandos e equipamentos se mantenham em bom estado durante mais tempo.

Em caso de avarias, proceda à reparação assim que possível. Quanto mais tempo o veículo circular sem estar a 100%, maiores são as probabilidades de falhar em termos mecânicos.

Agora que já sabe praticamente tudo o que há a saber sobre as inspeções automóvel obrigatórias, saiba também que a Midas pode fazer tudo isto por si com o Serviço de Inspeção Automóvel.

Para poupar-lhe tempo e incómodos, técnicos especializados Midas efetuam um checkup gratuito ao seu veículo e conduzem-no de seguida até um centro IPO certificado para a realização da inspeção automóvel obrigatória, que acompanham devidamente.

E a partir de então a inspeção será algo que não trará preocupação: a Midas envia-lhe uma notificação sempre que chegar a altura de o seu automóvel ser novamente inspecionado.

Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Dicas para a conservação dos pneus do seu carro

Como podemos garantir que os pneus estão em boas condições? É simples, siga estas dicas:

ver mais
Dicas para a Mudança de Óleo do seu carro

Dicas para a Mudança de Óleo do seu carro

O óleo do carro é um elemento essencial para o funcionamento de cada uma das peças do motor, pois mantém-nas lubrificadas e refrigeradas durante o funcionamento do veículo. Consulte as dicas que temos para si

ver mais
AdBlue

AdBlue

Sempre que a luz ou mensagem avisadora da falta de AdBlue se acenda no quadrante dirija-se a uma Oficina Midas para que seja efetuada a reposição. Na Midas, a reposição do líquido AdBlue demora aproxidamente 10 minutos.

ver mais