tel-midas 210 115 017
indicacao-midas
MIDAS MAIS
PRÓXIMA:

Saiba quanto vai pagar de IUC em 2017

Com a chegada de 2017, o setor automóvel volta a sofrer um agravamento fiscal, ainda que este ano este aumento de imposto automóvel seja mais ligeiro do que em anos anteriores. Os aumentos refletem-se tanto no Imposto sobre Veículos (ISV), com um aumento de 3%, como no Imposto Único de Circulação (IUC), com um aumento médio de 0,8%, podendo, no entanto, chegar aos 6,5% ou aos 8,8%, no caso de veículos mais poluentes.

 

 

O que é o IUC e o ISV?

O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade, sendo pago até o veículo ser abatido e atualizado todos os anos, em Janeiro. Já o ISV, é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez.

O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) é feito sempre no mês da matrícula do carro ou no mês anterior. Por exemplo, se um carro é matriculado a Março de 2016, terá que pagar o IUC a Fevereiro ou Março deste ano e dos anos seguintes. Saiba ainda que o pagamento do IUC, quando compra um carro novo ou importa um carro usado, deve ser feito pela primeira vez até 90 dias (cerca de 3 meses) depois da data da matrícula.

 

 

Como saber quanto vai pagar de IUC em 2017?

Existem vários fatores que influenciam o preço do IUC de cada carro. Segundo a Tabela de IUC 2017, quanto maior for a cilindrada do veículo, maior será o valor deste imposto automóvel. Já em relação à antiguidade, quanto mais tempo tiver o veículo, menor será o valor do IUC. Também há um ligeiro acréscimo se o veículo for movido a gasóleo ao invés de gasolina.

A forma mais fácil e fiável para saber quanto vai pagar (e qual o prazo limite de pagamento) é aceder ao Portal das Finanças, entrar na sua área pessoal e, na área de serviços, selecionar a opção “Imposto Único de Circulação” e fazer a pesquisa dos veículos que estão registados.

No entanto, há vários sites que disponibilizam simuladores gratuitos (meramente indicativos) para que possa simular quanto é que irá pagar de IUC em 2017. Como exemplo, destacamos o simulador IUC que está disponível na página da ANECRA:

Simule aqui o valor do IUC para 2017