indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:

Inspeção Automóvel

A inspeção automóvel é uma obrigatoriedade legal a que estão sujeitos todos os veículos automóveis a partir dos quatro anos desde a data de emissão da primeira matrícula.

 

São abrangidas todas as categorias de veículos e o objetivo principal passa por verificar periodicamente as condições de seguranças do seu automóvel, um fator imprescindível para garantir a sua segurança na estrada, bem como as dos passageiros que transporta regularmente.

 

Mas a visita ao centro de inspeções é algo que não tem de gerar preocupação: através do Serviço de Inspeção Automóvel, a Midas faz tudo por si e ainda lhe dá a conhecer várias informações importantes que não pode ignorar.

 

Para sua comodidade, este serviço Midas coloca ao seu dispor os melhores técnicos especializados, que efetuam um checkup gratuito ao seu veículo e o conduzem de seguida até um centro IPO certificado para a realização da inspeção automóvel obrigatória, que acompanham devidamente.

 

Criado para poupar-lhe tempo e incómodos, o Serviço de Inspeção Automóvel Midas inclui:

 

  • Diagnóstico automóvel gratuito Midas;
  • Transporte do seu carro até ao centro de inspeção automóvel (e o respetivo regresso);
  • Inspeção automóvel obrigatória (IPO).

 

Os preços do Serviço de Inspeção Automóvel são os seguintes:

Preços da Inspeção Automóvel Obrigatória (IPO) Midas

 

Efetue já a sua marcação através do nosso sistema de reservas online.

 

Quando efetuar a inspeção automóvel obrigatória?

Quatro anos após a data da primeira matrícula, todos os veículos de passageiros são obrigados a apresentarem-se na inspeção automóvel obrigatória, prevista no artigo 116.º do Código da Estrada.

 

A partir dos quatro anos, a visita ao centro de inspeções deve acontecer de dois em dois anos até o veículo perfazer oito anos de idade. A partir dessa altura, a inspeção é obrigatória a cada ano.

 

Dentro dessas obrigatoriedades, o limite para levar o veículo à inspeção automóvel é o dia do mês referente à emissão da primeira matrícula, sendo que pode realizá-la a qualquer altura nos três meses que antecedem essa data, de acordo com o Decreto-Lei n.º 144/2012.

 

Isto é igualmente válido para os veículos mistos e de mercadorias, cuja primeira inspeção automóvel deve ser realizada dois anos após a matrícula original e anualmente a partir dessa data. Em caso de dúvida, pode utilizar o simulador que o IMT disponibiliza para verificação da data da primeira ou próxima inspeção.

 

A inspeção periódica feita a viaturas de matrícula estrangeira só é válida no país onde foi realizada, sendo que qualquer pessoa pode levar o veículo à inspeção desde que apresente os documentos necessários.

 

São eles o certificado de matrícula (Documento Único Automóvel) e a ficha da última inspeção efetuada (exceto na primeira inspeção). O seguro automóvel deve também estar válido, obrigatoriamente.

 

Inspeção automóvel: que pontos são controlados?

Com o objetivo de garantir a segurança rodoviária em geral, todos os veículos devem estar em perfeitas condições mecânicas e de funcionamento.

 

Nesse sentido, os serviços Midas verificam os mesmos elementos que são controlados pelos técnicos IPO no momento da inspeção:

 

  • Identificação do veículo (correspondência entre matrícula, número de motor e número de chassis);
  • Sistema de travagem (travão principal, travão de emergência, travão de estacionamento);
  • Visibilidade (vidros, espelhos, sistema limpa para-brisas, etc.);
  • Sistemas de iluminação (luzes de presença, médios e máximos, de mudança de direção, de travagem, de marcha atrás, da chapa de matrícula, de nevoeiro e refletores em geral);
  • Sistema de rodagem (estado de direção, eixos, rodas, pneus e suspensão);
  • Funcionamento do velocímetro, da indicação de nível de combustível e outros comandos;
  • Estado de chassis e da carroçaria em geral;
  • Eventual perda de fluidos;
  • Equipamento principal: assentos, cintos, buzina, triângulo de sinalização, colete refletor.

 

Os resultados da inspeção automóvel identificam três tipos de anomalias distintas, que determinam o estado de funcionamento do carro. São permitidas até cinco anomalias de grau um, com obrigatoriedade de serem resolvidas até à data da próxima inspeção.

 

No entanto, se forem detetadas seis ou mais anomalias de grau um ou qualquer uma de grau dois, o tem de ser reinspeccionado ao fim de um mês e durante esse tempo não pode transportar passageiros ou carga. Já as deficiências de grau três implicam a imediata imobilização do veículo.

 

Relembramos ainda que a circulação de um veículo com a inspeção automóvel por fazer ou fora de prazo é punida por lei com multas que podem ir dos 250 aos 1.250 euros.

 

Com serviço de entrega e recolha opcional

Para garantir o melhor para si e para o seu carro, pode ainda complementar o Serviço de Inspeção Automóvel Midas com o nosso Serviço de Recolha e Entrega. Recolhemos a sua viatura onde quer que esteja, para que não tenha de preocupar-se seja com o que for. Para que a segurança da sua viatura nunca seja colocada em causa, este é um desempenhado por condutores profissionais e pode ser solicitado para todas as oficinas Midas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Está disponível também como complemento aos serviços Revisão Oficial, Mudança de Pneus e Mudança de Óleo.

Inspeção Periódica
Diagnóstico Grátis   SERVIÇO RECOLHA E ENTREGA   Faça já a sua marcação online