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Etiquetas de Pneus da União Europeia

Etiquetas de Pneus da União Europeia

Descubra abaixo como ler a nova etiqueta de pneus da União Europeia, que classifica todos os pneus em três fatores essenciais: eficiência de combustível, aderência ao piso molhado e ruído.
Etiquetas de Pneus da União Europeia

Nova regulamentação de Pneus

A União Europeia implementou uma etiquetagem obrigatória que classifica todos os pneus em 3 fatores:

 

Eficiência Combustível

Aderência ao piso molhado

Ruído

 

Esta etiqueta de pneus deverá estar colocada no seu pneu. Aprenda com a Midas como ler esta etiqueta e saiba como poupar!

 

 

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Os pneus representam cerca de 20% do consumo de cada automóvel. Em pneus usados e com pouca eficiência energética poderão representar ainda mais. Quando os pneus precisam de uma maior quantidade de combustível para rodarem normalmente, principalmente a grandes velocidades, têm pouca eficiência energética. Também quando já estão gastos, com pouca pressão ou com um veículo mais pesado (devido à sua carga), a eficiência dos pneus irá diminuir.

A classificação de pneus varia entre A (eficiência de combustível mais alta) e G (eficiência de combustível mais baixa). Optar por um pneu de classificação A em vez de G pode diminuir o consumo de combustível até quase 8%.

É importante referir que a classificação mostrada em cada etiqueta de pneus é ilustrativa. Será sempre a atitude de cada condutor que influenciará o real consumo, devendo este optar uma “condução ecológica”.

A medida da aderência ao piso molhado avalia a capacidade do pneu em aderir ao piso molhado e/ou em dias de chuva. A União Europeia, nesta classificação, leva apenas em conta o desempenho dos pneus durante a travagem do carro em piso molhado.

As classificações variam entre A e G, sendo que os pneus com classificação A têm um melhor desempenho/eficiência na travagem e os pneus com classificação G têm pior desempenho. As classificações D e G não existem em pneus para veículos ligeiros.

A diferença na distância de travagem, entre um pneu de classificação A e F, numa travagem a fundo, a uma velocidade de 80km/h, pode chegar aos 18 metros.

Esta medida avalia qual a contribuição da rodagem dos pneus para o ruído produzido à passagem do carro e que tem impacto na condução e circulação à sua volta. A União Europeia mede o ruído em decibéis (dB). Para além disso, a classificação divide-se em 3 ondas de som:

  • 1 onda de som: Silencioso - 3 dB, ou mais, abaixo do atual limite europeu (imposto a Novembro 2016);
  • 2 ondas de som: Moderado - limite imposto pela União Europeia;
  • 3 ondas de som: Ruidoso - acima do atual limite europeu.

Relativamente ao limite de decibéis, estes não são fixos, dependendo da largura do pneu. Os pneus de classe C1 (veículo ligeiros de passageiros) têm fixados os seguintes limites de ruído:

  • Largura de pneus igual ou inferior a 145 - Limite de 72 dB
  • Largura de pneus maior que 145 e até 165 - Limite de 73 dB
  • Largura de pneus maior que 165 e até 185 - Limite de 74 dB
  • Largura de pneus maior que 185 e até 215 - Limite de 75 dB
  • Largura de pneus maior que 215 - Limite de 76 dB

 

Para outras classes automóveis e cargas de pneus, consulte o documento da União Europeia aqui.