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Adblue - O que é o AdBlue?

Ao contrário do que ouvimos muitas vezes, o AdBlue não é um aditivo do combustível. O AdBlue (ou DEF) é um líquido diferente, com um depósito próprio, uma mistura à base de ureia (32.5%) e água desmineralizada (67.5%). Atua como um catalisador no sistema de escape nos veículos a gasóleo com tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva). A sua função é diminuir as emissões de gases nocivos e é obrigatório nos veículos ligeiros a gasóleo comercializados desde 2015.

Se o depósito de AdBlue ficar vazio, o motor não arranca.

 

reposição de Adblue

 

Adblue - Como funciona?

Depois dos gases de combustão terem passado pelo turbo, o fluido de escape diesel (DEF, do inglês diesel exhaust fluid) – mais conhecido como AdBlue – é injetado no sistema de escape. O calor faz com que o AdBlue se converta em amoníaco. É esse amoníaco que chega a um catalisador de redução seletiva (conhecido pela sigla SCR), que transforma os óxidos de nitrogénio (NOx) dos gases de escape em água (vapor) e nitrogénio (azoto). Em alguns modelos de marcas premium, tais como a Mercedes-Benz, Volkswagen e Audi, este sistema é conhecido como BlueTEC, mas o funcionamento é semelhante.

Devido a este mecanismo, reduzimos até 90% os óxidos de nitrogénio libertados para a atmosfera. Hoje em dia, a emissão de NOx dos veículos a gasóleo é comparável à dos veículos a gasolina.

 

Adblue - Para que serve?

Este tipo de tecnologia foi uma das soluções que os fabricantes de automóveis encontraram para cumprir as Normas Euro 6 no que diz respeito à redução das emissões poluentes dos veículos. Ela é obrigatória nos veículos pesados a diesel desde 2006 (Normas Euro 4) e nos veículos ligeiros a diesel desde 2014 (com efeito a partir de 1 / Janeiro / 2015). Todas as marcas que produzem AdBlue devem obedecer às normas DIN 70070 e ISO 22241. 

A sua única função é tornar os motores mais limpos e reduzir a pegada ecológica do trânsito rodoviário sem interferir com os níveis de poupança de combustível, dirigibilidade e potência. Nos carros com este mecanismo, o motor será eletronicamente bloqueado e não trabalhará se o depósito de AdBlue estiver vazio.

 

depósito de Adblue

 

Adblue - Quanto gasta cada carro?

O consumo de AdBlue é cerca de 3% a 5% do consumo do combustível. Por isso, a quantidade de AdBlue que o carro gasta varia com as características de condução. Em média, com uma condução segura, o motor consome 1.5 a 2.5 litros de DEF por cada 1000 kms.

 

Adblue - Quando deve repôr?

Tendo em conta que a maioria dos carros tem um depósito de AdBlue com capacidade entre 10 a 20 litros, deve repor o líquido a cada 5.000 – 10.000 kms. A grande maioria das viaturas mostram um alarme no painel de controlo. No entanto, se não é o caso do seu carro, verifique as indicações do fabricante e fique atento à quilometragem. Se o carro estiver parado, reveja as recomendações do fabricante. A maioria dos fabricantes de AdBlue recomenda uma utilização máxima de 12 meses.

 

aviso de quantidade de Adblue

 

Adblue - Onde comprar?

Sempre que a luz ou mensagem de aviso da falta de AdBlue se acenda no painel, vá a uma Oficina Midas para efetuar a sua reposição no depósito próprio. A reposição do líquido é um serviço bastante rápido, que demora aproximadamente 10 minutos em qualquer uma das nossas oficinas. Lembre-se que, se o seu carro ficar sem líquido AdBlue no depósito, não anda. Por isso, também deve repor este líquido antes de uma viagem longa ou de ir de férias. Evite os imprevistos!​

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