indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Precisa de alinhar a direção?

Serviço de Alinhamento da Direção

Certamente que já alguma vez lhe disseram que devia alinhar a direção. Outras vezes, deve ter ouvido falar em alinhar os pneus. Há vários nomes para o Alinhamento de Direção, mas referem-se todos ao mesmo serviço: ajustar a geometria do eixo das rodas.

O ajuste da geometria do eixo é uma operação que consiste em controlar e ajustar o alinhamento das 4 rodas do seu veículo de acordo com os dados do fabricante e repor os valores de origem.

 

Porquê Alinhar a Direção?

Um mau alinhamento da direção leva a um comportamento anormal do automóvel. As consequências são que o veículo se pode desviar mais para um lado, tornando mais difícil a sua condução. Já os pneus ficam com um desgaste irregular e a sua vida útil é reduzida, pelo que têm de ser substituídos rapidamente.

Por isso, alinhar a direção é uma tarefa de manutenção essencial para aumentar a vida útil dos pneus e gastar menos combustível. Conheça em seguida os benefícios de alinhar a direção:

  • limita o desgaste dos pneus, evitando o seu desgaste prematuro;
  • o carro adere melhor à estrada e a condução é mais segura;
  • o carro fica mais estável e não se desvia do seu curso (são prevenidas as trajetórias errantes);
  • o carro torna-se mais fácil e leve de conduzir;
  • gasta menos combustível, uma vez que a resistência é minimizada.

 

Quando é que deve Alinhar a Direção?

É recomendável alinhar a direção uma vez por ano ou a cada 20.000 kms. Deve também alinhar a direção antes deste período se notar os seguintes sinais: 

  • o volante não está centrado/tem a sensação de que o volante está “torto”;
  • os pneus têm um desgaste irregular no ombro;
  • as rodas dianteiras têm alguma trepidação;
  • depois de fazer uma curva, a direção não volta com facilidade à posição inicial;
  • o automóvel foge para um lado, mesmo a uma velocidade constante;
  • o automóvel desvia-se para um lado ao acelerar e para outro quando trava;
  • tem de fazer um esforço extra para virar o carro.

 

Recomendamos também que faça o alinhamento da direção depois de alterar qualquer componente do sistema de suspensão (pneus, amortecedores, molas, etc.).

 

O que é a Geometria da Direção?

Mas o que é, afinal, a geometria da direção? A geometria da direção consiste em 3 ângulos, que devem voltar aos valores de fábrica durante o alinhamento da direção. 

  • Ângulo do sopé (camber). É o ângulo dado pela inclinação das rodas em relação ao eixo vertical quando o carro está a andar a direito. Assume um valor positivo quando a roda está inclinada para fora e um valor negativo quando está inclinada para dentro. 

  • Ângulo de avanço (caster). É o ângulo dado pela inclinação do eixo de direção em relação ao eixo vertical quando o veículo é visto lateralmente. Assume um valor positivo quando a direção se inclina para trás e um valor negativo quando se inclina para a frente.

  • Ângulo de inclinação lateral do eixo de direção. O ângulo entre a vertical e a linha que passa em frente ao eixo quando o carro é visto de frente.  

 

O que é o Alinhamento das Rodas?

Outro termo que é usado frequentemente é o alinhamento das 4 rodas. Isto diz respeito a dois conceitos:

  • Convergência. A direção diz-se convergente quando a distância entre a parte da frente das rodas é inferior à distância entre a parte de trás das mesmas rodas.

  • Divergência. A direção está divergente ou com convergência negativa quando a distância entre a parte da frente das rodas é superior à distância entre a parte de trás.

 

Quais são as Causas da Direção Desalinhada?

É normal que a geometria da direção e o eixo dos pneus se alterem com o uso diário do automóvel. Mesmo que não dê conta imediatamente, com o tempo, o carro fica mais difícil de manobrar. Estes são alguns dos fatores que prejudicam o alinhamento da direção: 

  • Estacionar em passeios. Subir e descer passeios para estacionar é uma das coisas que mais contribui para as rodas saírem do seu eixo e desalinhar a direção; 
  • Bater em buracos ou bordos na estrada. Deve verificar a direção caso tenha batido num buraco, na berma da estrada ou depois de um acidente;
  • Alterações no sistema de travagem. O mau funcionamento do sistema de travagem pode alterar a geometria da direção;
  • Carga do veículo. Se a carga do veículo for acima do recomendado para o respetivo modelo, vai estar a forçar o automóvel. Isto provoca alterações tanto no ângulo do sopé como no avanço;
  • Pneus desequilibrados. Se os pneus estiverem desequilibrados, vai sentir uma vibração ao volante e, aos poucos, a direção vai ficando desalinhada;
  • Volante rígido. O volante demasiado rígido faz com que os restantes componentes se desgastem mais depressa, o que altera a geometria da direção.

 

Como Funciona o Serviço de Alinhamento de Direção na Midas?

O serviço de alinhamento de direção da Midas cumpre todos os requisitos para alinhar a direção e os pneus com segurança. Todas as máquinas de alinhamento são aferidas e calibradas regularmente (todos os anos). Além disso, são atualizadas de forma a reunirem todos os dados mais recentes do fabricante relativamente aos valores de fábrica de sopé, avanço e convergência.

Quanto às rodas, também há algumas regras que as nossas oficinas cumprem sempre, nomeadamente:

  • apertamos as rodas com chave dinamométrica, respeitando os binários de aperto;
  • iniciamos sempre as correções de alinhamento pelo eixo traseiro e só depois passamos para o eixo dianteiro;
  • as rodas dianteiras devem ficar perfeitamente paralelas


As nossas oficinas têm uma política de transparência e asseguram a garantia do fabricante.

Peça um orçamento ou pergunte o preço do alinhamento de direção. Encontre a oficina Midas mais próxima de si, saiba o preço de alinhar a direção e faça a sua marcação!

 

Ligue-nos Midas

Ligue-nos

210 115 017
NOVO

SERVIÇO DE RECOLHA E ENTREGA DO CARRO

GRATUITO EM TODOS OS SERVIÇOS

LIGUE 210 115 017 ou MARQUE aqui

* Disponível na Grande Lisboa e Grande Porto, de 2ª a 6ª feira