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Precisa de alinhar a direção?

Serviço de Alinhamento da Direção

Certamente que já alguma vez lhe disseram que devia alinhar a direção. Outras vezes, deve ter ouvido falar em alinhar os pneus. Há vários nomes para o Alinhamento de Direção, mas referem-se todos ao mesmo serviço: ajustar a geometria do eixo das rodas. O ajuste da geometria do eixo é uma operação que consiste em controlar e ajustar o alinhamento das quatro rodas do seu veículo de acordo com os dados do fabricante e repor os valores de origem.

 

Porquê Alinhar a Direção?

Um mau alinhamento da direção leva a um comportamento anormal do automóvel, que se pode desviar mais para um lado, ficando mais difícil de conduzir. Já os pneus ficam com um desgaste irregular e têm de ser substituídos rapidamente. Por isso, alinhar direção é essencial para assegurar a manutenção correta do seu carro, evitar desgaste precoce e prevenir uma trajetória errante. Encontre a Oficina Midas mais perto de si, saiba o preço de alinhar a direção e faça a sua marcação.

 

Quando é que deve Alinhar a Direção?

É recomendável alinhar a direção uma vez por ano ou a cada 20.000 kms. Mas deve alinhar a direção antes se notar os seguintes sinais: 

  • o volante não está centrado/tem a sensação de que o volante está “torto”  
  • os pneus têm um desgaste irregular no ombro
  • as rodas dianteiras têm alguma trepidação 
  • depois de fazer uma curva, a direção não volta com facilidade à posição inicial 
  • o automóvel foge para um lado, mesmo a uma velocidade constante
  • o automóvel desvia-se para um lado ao acelerar e para outro quando trava
  • tem de fazer esforço para virar o carro 

 

Recomendamos também que faça o alinhamento da direção depois de alterar qualquer componente do sistema de suspensão (pneus, amortecedores, molas, etc.).

 

O que é a Geometria da Direção?

Mas o que é, afinal, a geometria da direção? A geometria da direção consiste em três ângulos, que devem voltar aos valores de fábrica durante o alinhamento da direção. 

  • Ângulo do sopé (camber). É o ângulo dado pela inclinação das rodas em relação ao eixo vertical quando o carro está a andar a direito. Assume um valor positivo quando a roda está inclinada para fora e um valor negativo quando está inclinada para dentro. 

  • Ângulo de avanço (caster). É o ângulo dado pela inclinação do eixo de direção em relação ao eixo vertical quando o veículo é visto lateralmente. Assume um valor positivo quando a direção se inclina para trás e um valor negativo quando se inclina para a frente.

  • Ângulo de inclinação lateral do eixo de direção. O ângulo entre a vertical e a linha que passa em frente ao eixo quando o carro é visto de frente.  

 

O que é o Alinhamento das Rodas?

Outro termo que é usado frequentemente é o alinhamento das quatro rodas. Isto diz respeito a dois conceitos:

  • Convergência. A direção diz-se convergente quando a distância entre a parte da frente das rodas é inferior à distância entre a parte de trás das mesmas rodas.

  • Divergência. A direção está divergente ou com convergência negativa quando a distância entre a parte da frente das rodas é superior à distância entre a parte de trás.

 

Quais são as Causas da Direção Desalinhada?

É normal que a geometria da direção e o eixo dos pneus se alterem com o uso diário do automóvel. Mesmo que não dê conta imediatamente, com o tempo, o carro fica mais difícil de manobrar. Estes são alguns dos fatores que prejudicam o alinhamento da direção: 

  • Estacionar em passeios. Subir e descer passeios para estacionar é uma das coisas que mais contribui para as rodas saírem do seu eixo e desalinhar a direção. 
  • Bater em buracos ou bordos na estrada. Deve verificar a direção caso tenha batido num buraco, na berma da estrada ou depois de um acidente. 
  • Alterações no sistema de travagem. O mau funcionamento do sistema de travagem pode alterar a geometria da direção. 
  • Carga do veículo. Se a carga do veículo for acima do recomendado para o respetivo modelo, vai estar a forçar o automóvel. Isto provoca alterações tanto no ângulo do sopé como no avanço.
  • Pneus desequilibrados. Se os pneus estiverem desequilibrados, vai sentir uma vibração ao volante e, aos poucos, a direção vai ficando desalinhada. 
  • Volante rígido. O volante demasiado rígido faz com que os restantes componentes se desgastem mais depressa, o que altera a geometria da direção.

 

A Importância de Alinhar Direção

Com a direção desalinhada, irá desgastar os pneus muito mais rapidamente. Portanto, alinhar a direção é uma tarefa de manutenção essencial para aumentar a vida útil dos pneus e gastar menos combustível. Um bom alinhamento das rodas contribui para os seguintes pontos:

  • limita o desgaste dos pneus/evita o desgaste prematuro 
  • o carro adere melhor à estrada e a condução é mais segura 
  • o automóvel fica mais estável e não se desvia do seu curso
  • o carro torna-se mais fácil e leve de manipular
  • gasta menos combustível, porque minimiza a resistência 

 

Como Funciona o Serviço de Alinhamento de Direção?

O serviço de alinhamento de direção da Midas cumpre todos os requisitos para alinhar a direção e os pneus com segurança. Todas as máquinas de alinhamento são aferidas e calibradas regularmente (todos os anos). Além disso, são atualizadas de forma a reunirem todos os dados mais recentes do fabricante relativamente aos valores de fábrica de sopé, avanço e convergência.

Quanto às rodas, também há algumas regras que as nossas oficinas cumprem sempre, nomeadamente:

  • apertamos as rodas com chave dinamométrica, respeitando os binários de aperto.
  • iniciamos sempre as correções de alinhamento pelo eixo traseiro e só depois passamos para o eixo dianteiro. 
  • as rodas dianteiras devem ficar perfeitamente paralelas. 


As nossas oficinas têm uma política de transparência e asseguram a garantia do fabricante. Peça um orçamento ou pergunte o preço de alinhamento de direção na oficina mais próxima de si!

 

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