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Precisa de fazer a Mudança de Óleo e Filtro de Óleo?

Quando deve fazer a mudança de óleo?

É sempre uma boa prática fazer a mudança de óleo do seu carro uma vez por ano. No entanto, a frequência com que deve mudar o óleo do motor varia consoante as indicações do fabricante, o tipo de óleo que usa e os quilómetros percorridos. A maioria dos fabricantes recomenda trocar o óleo aos 10.000, 15.000 ou aos 20.000 kms, mesmo que ainda não tenha passado um ano. 

A título de exemplo, estes são os tempos médios de vida útil dos óleos para motor mais comuns:

  • o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 kms
  • o óleo semi-sintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 kms;
  • o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 kms;
  • o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 kms, em função das indicações designadas pelo fabricante.

 

máquina aparadeira para remover óleo usado

 

Quais são os óleos recomendados pela Midas?

A Midas faz a mudança de óleo com lubrificantes das marcas Galp, Castrol e Repsol. Como em todos os nossos serviços, o seu carro mantém a garantia do fabricante.

 

Porque é tão importante trocar o óleo?

Se pensa que a única função do óleo é lubrificar o motor, desengane-se. O óleo automóvel é essencial para o bom funcionamento do seu veículo. No entanto, com o tempo, o óleo e o filtro do óleo começam a acumular partículas em suspensão, impurezas e sujidade, que põem em causa a sua eficiência. Para garantir que tudo segue sobre rodas, deve fazer a mudança do óleo e do filtro do óleo com regularidade

Estas são as 5 funções principais do óleo do motor:

  • Lubrificação: uma das principais funções do óleo é lubrificar as peças do motor e diminuir a fricção entre elas. A película protetora do óleo elimina o contacto entre metais e peças em movimento, o que diminui o consumo de energia.
  • Arrefecimento: o óleo reduz o calor gerado pelo atrito entre as peças e arrefece os componentes do motor.
  • Limpeza: o óleo coloca em suspensão as impurezas, poeiras, resíduos de combustível e as partículas de desgaste que posteriormente se depositarão no filtro. Desta forma, mantém o motor limpo e evita a acumulação de sujidade, desgaste ou gripagem prematura dos segmentos, bem como a formação de depósitos no cárter.
  • Anticorrosivo: o óleo protege as superfícies internas do motor da corrosão causada pela água e pelos ácidos resultantes da combustão.
  • Incentiva a estanquicidade: a película de óleo contribui para a estanquicidade dos pistões, para fazer uma boa compressão e para conservar o potencial do motor.

 

verificação do nível de óleo do motor

 

Atenção: Sempre que mudar o óleo do motor, deve também trocar o filtro de óleo

Sempre que faça a mudança de óleo, é também trocado o filtro do óleo. Tal como o óleo do motor, o filtro também retém as impurezas que circulam no circuito de lubrificação, o que pode diminuir a qualidade do óleo e causar um desgaste excessivo do motor, designadamente nos seguintes cenários: 

  • Quando o filtro de óleo está demasiado sujo, diminui o fluxo de óleo e impede a lubrificação do motor do automóvel.
  • Se ficar totalmente bloqueado, abre-se uma válvula de segurança e o óleo deixa de ser filtrado. Neste cenário, o desgaste multiplica-se por 30 e as consequências para a vida do motor são extremamente graves.

 

filtro de óleo usado e filtro de óleo novo

 

Qual é o melhor óleo para o seu carro?

Os óleos não são todos iguais. Na Midas, verificamos, confirmamos e respeitamos o que foi previsto pelo fabricante para as necessidades do motor. A classificação dos óleos automóvel é baseada em 3 características fundamentais:

  • o tipo de óleo (mineral, semi-sintético ou sintético)
  • o nível de desempenho (que representa o rendimento mínimo do óleo) 
  • a viscosidade.

 

Qual é o melhor óleo para um motor a diesel?

Não há um óleo específico que seja melhor para motores a diesel. Há, isso sim, óleos diferentes com normas diferenciadoras, para cada caso em concreto:

  • A  Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) usa a letra A para se referir a óleos para motores a gasolina e a letra B para motores a diesel.
  • O Instituto de Petróleo Americano (API) usa as letras S e C, respetivamente. 

Na Midas, seguimos sempre as indicações do fabricante, tanto na mudança de óleo como na revisão oficial. O melhor óleo para o seu carro será sempre aquele que o fabricante pensou para aquele motor em concreto.

 

Qual é a diferença entre um óleo mineral e um óleo sintético?

Os óleos minerais são compostos por derivados de petróleo. Como a estrutura deste tipo de compostos é variável, é frequente misturá-los com aditivos (óleos semissintéticos) que o tornam mais uniforme. O óleo mineral é, geralmente, mais barato e menos durável. Contudo, é adequado na generalidade para carros anteriores a 1995, cujo motor foi pensado para ser compatível com este tipo de óleo. 

Os óleos sintéticos são compostos totalmente artificiais, fruto da manipulação química, e por isso as suas propriedades são mais estáveis. Muitas vezes, também têm aditivos que ajudam a limpar o motor. Os óleos sintéticos, pela sua grande estabilidade e resistência à oxidação, são os mais indicados para veículos de uso muito frequente e com uma grande quilometragem. Também são recomendados para motores mais potentes que precisam de uma maior proteção. 

Os óleos semi-sintéticos têm boa durabilidade e boa estabilidade, o que lhes confere uma relação preço/qualidade atrativa.

 

óleo do motor sintético

 

Qual é a diferença entre um 5W30 e 10W30?

As siglas “5W30”, “10W30”, “5W40”, “10W40” ou “15W40” dizem respeito à viscosidade do óleo: 

  • O valor mais pequeno (antes do W), é a viscosidade do óleo a frio: quanto mais baixo, melhor funcionará a baixas temperaturas. Estes óleos tendem a ser menos viscosos e chegam com mais facilidade a todas as componentes do motor. 
  • O valor mais alto (depois do W), corresponde à viscosidade a quente. Quanto mais elevado, mais adequado será para suportar altas temperaturas e portanto melhor se adapta a climas quentes. 
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