indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Precisa de fazer chapas de matrícula novas?

Serviço de placas de matrícula novas

Venha à Midas fazer a placa de matrícula nova do seu carro e circule descansado. Em qualquer uma das nossas oficinas, fazemos e montamos as suas chapas de matrícula novas na hora, incluindo as matrículas com o novo formato (AA 00 AA), emitido a partir de Março de 2020. Estas novas matrículas já não têm o campo amarelo referente ao ano e mês do fabrico do automóvel.

As novas matrículas são feitas em placa acrílica, sendo homologadas em Portugal.

Medidas: 520 mm x 110 mm.

Substitua a matrícula da sua viatura pelas novas matrículas. Demora apenas alguns minutos!

 

Razões para trocar as chapas de matrícula

Podem existir vários motivos para que tenha de substituir as chapas de matrículas, como por exemplo estarem estragadas, tortas ou ilegíveis (neste caso, o Centro de Inspeções Periódicas obriga-o a fazer uma Reinspeção). Neste sentido, recomendamos que antecipe a solução para este problema e solicite trocar desde já as suas chapas de matrícula.

Pode também precisar de uma matrícula nova para um equipamento de transporte, (ex: reboque, porta-bicicletas, etc). 

 

Novas chapas de matrícula - novo visual e formato

A partir de Março de 2020, ao registar um veículo novo ou usado, irá receber uma matrícula nova europeia do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Pode ler mais informações, em seguida, sobre a recente lei das matrículas, datada de 2017.

A matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é atualmente constituída por 2 grupos de duas letras (nas extremidades da chapa de matrícula) e 1 grupo de dois algarismos (ao centro), sendo que os grupos já não são separados entre si por traços.

 

novas chapas de matrícula

 

Principais alterações das chapas de matrícula:

Ao longo dos anos, existiram vários sistemas de matrículas em vigor no território português. O seu formato tem evoluído ao longo do tempo de acordo com a seguinte forma:

 

Evolução das Matrículas em Portugal

 

Os vários formatos de chapas de matrícula foram:

  • 1937: Apesar de ser obrigatória a identificação de todos os veículos através de uma matrícula desde 1901, foi apenas em 1937 que se desenvolveu pela primeira vez o sistema de 6 caracteres agrupados em pares e separados por traços que ainda se encontra em vigor atualmente;
  • 1992: A União Europeia estabeleceu um modelo obrigatório a todos os estados-membros: fundo branco com carateres pretos, acompanhados de uma banda azul, com as estrelas da UE e a inicial indicativa do respetivo país;
  • 1998: O modelo anterior é alterado, adicionando-se uma banda amarela no lado esquerdo com o ano e o mês em que o veículo foi produzido;
  • 2005: O modelo anterior mantém-se, sendo apenas introduzida a alteração da ordem dos carateres, passando a existir um par de letras entre os 2 pares de números (ex: 01-AA-01);
  • 2020 - ... : O novo modelo, composto por 4 letras e 2 números, marca a primeira vez desde que foi instituído o sistema de 1937, em que as matrículas portuguesas têm mais letras do que números. Para além disso, a barra amarela do lado direito (contendo o mês e o ano de fabrico da viatura) foi eliminada. Esta nova sequência tem uma previsão de durabilidade de aproximadamente 45 anos.
Ligue-nos Midas

Ligue-nos

210 115 017