indicacao-midas
OFICINA MIDAS MAIS PRÓXIMA:
Remova aqui o seu email
Enviar

Precisa de fazer chapas de matrícula novas?

Serviço de chapas de matrícula novas

Venha à Midas fazer a chapa de matrícula nova do seu carro e circule descansado. Em qualquer uma das nossas oficinas, fazemos e montamos matrículas para automóveis na hora, incluindo as matrículas novas (no formato AA 00 AA), emitidas a partir de Março de 2020. Estas novas matrículas de carros já não têm o campo amarelo referente ao ano e mês do fabrico do automóvel.

As novas matrículas são feitas em placa acrílica e estão homologadas em Portugal.

Medidas: 520 mm x 110 mm.

As matrículas antigas mantêm-se válidas, mas pode alterar as placas e fazer matrículas novas na oficina Midas mais próxima de si. 

O preço por unidade das matrículas acrílicas é de €12.99 e demora apenas alguns minutos!

 

Razões para trocar as chapas de matrícula

Há vários motivos para substituir as chapas de matrículas, como por exemplo estarem estragadas, tortas ou ilegíveis. Lembre-se que, se a matrícula não estiver legível, o Centro de Inspeções Periódicas obriga-o a fazer uma Reinspeção

Neste sentido, recomendamos que antecipe a solução para este problema e solicite trocar desde já as suas chapas de matrícula.

Outra das razões para fazer matrículas novas poderá ser se precisar de colocá-las num equipamento de transporte (por exemplo, reboque, porta-bicicletas, etc). 

 

Como são as novas matrículas de carros - Novo visual e formato

A partir de Março de 2020, ao registar um veículo novo ou usado, irá receber uma matrícula nova europeia do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Pode ler mais informações sobre a recente lei das matrículas, datada de 2017 e que entrou em vigor a 2 de Março de 2020.

As novas matrículas dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores são constituídas por 2 grupos de duas letras (nas extremidades da chapa de matrícula) e 1 grupo de dois algarismos (ao centro), que já não são separados entre si por traços. O ano e o mês da matrícula também desaparecem. 

 

novas chapas de matrícula

 

Principais alterações das chapas de matrícula:

Ao longo dos anos, houve vários sistemas de matrículas de carro em vigor no território português. O seu formato tem evoluído ao longo do tempo de acordo com a seguinte forma:

 

Evolução das Matrículas em Portugal

 

Os vários formatos de chapas de matrícula foram:

  • 1937: Apesar de ser obrigatória a identificação de todos os veículos através de uma matrícula desde 1901, foi apenas em 1937 que se desenvolveu pela primeira vez o sistema de 6 caracteres agrupados em pares e separados por traços que ainda se encontra em vigor atualmente;
  • 1992: A União Europeia estabeleceu um modelo obrigatório a todos os estados-membros: fundo branco com carateres pretos, acompanhados de uma banda azul, com as estrelas da UE e a inicial indicativa do respetivo país;
  • 1998: O modelo anterior é alterado, adicionando-se uma banda amarela no lado esquerdo com o ano e o mês em que o veículo foi produzido;
  • 2005: O modelo anterior mantém-se, sendo apenas introduzida a alteração da ordem dos carateres, passando a existir um par de letras entre os 2 pares de números (ex: 01-AA-01);
  • 2020 - ... : O novo modelo, composto por 4 letras e 2 números, marca a primeira vez desde que foi instituído o sistema de 1937, em que as matrículas portuguesas têm mais letras do que números. Para além disso, a barra amarela do lado direito (contendo o mês e o ano de fabrico da viatura) foi eliminada. Esta nova sequência tem uma previsão de durabilidade de aproximadamente 45 anos.
Ligue-nos Midas

Ligue-nos

210 115 017