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Pastilhas de Travão
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Pastilhas de Travão

Porque numa travagem 1 Metro pode fazer toda a diferença entre um acidente grave e um mero susto, a Midas recomenda a revisão e substituição periódica das pastilhas de travão de forma a usufruir das melhores condições de segurança.

Pastilhas de travão: papel e funcionamento

As pastilhas de travão são peças-chave numa condução segura. A pressão que exercem sobre o disco de travão permite parar o seu veículo. Para aumentar a sua segurança ao volante, os profissionais da Midas recomendam a verificação regular do estado das pastilhas do seu automóvel.

 

Com que frequência devo mudar as pastilhas de travão?

Deverá considerar a substituição das pastilhas dos travões nas seguintes situações:

 

  • Em média, entre os 30 000 e os 40 000 quilómetros;
  • Quando a espessura das pastilhas atinge o limite mínimo definido pelo fabricante;
  • Quando a luz indicadora de desgaste acender no painel, assinalando anomalia no sistema de travagem.

 

Contudo, o desgaste das pastilhas de travão depende, em muito, do tipo de condução praticada por cada condutor, como por exemplo:

 

  • Condução frequente na cidade;
  • Condução mais desportiva.

 

Nestes casos recomenda-se a substituição das pastilhas de travão com mais frequência, uma vez que o recurso ao sistema de travagem do automóvel é mais intenso e, consequentemente, o desgaste das pastilhas mais acelerado.

 

Sinais de mau funcionamento das pastilhas de travão

Para sua segurança e dos outros utentes da via pública deverá ter especial atenção quando se verifiquem as seguintes situações:

 

  • Aumento da distância de travagem;
  • Existência de sons anómalos no ato de travagem;
  • Desvio do trajeto do automóvel durante a travagem;
  • Oscilações ou trepidação durante a travagem;
  • Deficiências e anomalias no ato de travagem.

 

Possíveis causas de avaria das pastilhas dos travões

Os fatores ou causas que podem estar na origem de avarias das pastilhas de travão são os seguintes:

 

  • Desgaste dos discos de travão;
  • Presença de sujidade na área de fricção;
  • Recurso a artigos auto de qualidade reduzida;
  • Instalação incorreta das pastilhas:
  • Tipo de condução praticada (ex: condução desportiva, mais agressiva).

 

 

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