Dicas Automóvel

Condução defensiva é uma condução segura

09/06/2023

Condução defensiva: mas afinal o que é e para que serve? 

 

Como o próprio nome indica, a condução defensiva tem como objetivo evitar acidentes e garantir a máxima segurança na estrada, sejam quais forem as condições e situações que possam ocorrer. Uma resposta calma e segura, em momentos de perigo ou de stress, pode ser fundamental para evitar um acidente ou uma rixa no trânsito. 

Uma condução defensiva permite aumentar a segurança não só para si, como também para os seus passageiros, para os outros condutores e para os peões com quem se irá cruzar. Ao optar por este tipo de condução garante que, da sua parte, está a ser minimizado o risco de acidentes e a hipótese de obter uma multa desnecessária. 


A condução defensiva pode resumir-se a 2 técnicas fundamentais: 

  • Programar: Planear a viagem que vai fazer, os caminhos que pretende tomar e garantir que o carro reúne as condições necessárias para a viagem. 


  • Antecipar: Identificar possíveis situações que possam surgir, que ponham em causa a sua segurança e a dos outros, como obras na estrada ou a proximidade de locais com grande afluxo de peões. Pensar depois na melhor forma de reagir a estas e outras situações, garantindo, assim, a total segurança de todos.

Que cuidados devo ter para tornar a minha condução defensiva? 

 

Embora em teoria possamos dizer que todos praticamos condução defensiva, na verdade nem sempre isso acontece. Facilmente nos deixamos levar por hábitos e distrações que põem em risco a segurança na estrada. Quem nunca se esqueceu de fazer um pisca? Ou gritou com o carro da frente, quando teve de fazer uma travagem de emergência? É por isso que é tão importante mantermos uma atitude atenta e responsável, que nos permita antecipar e garantir a segurança. Aqui ficam algumas dicas: 

 

 

Ser responsável  

 

- Focar apenas e só apenas na estrada. Quando está ao volante é importante que evite distrações, como telemóveis ou mudanças de música no ecrã do veículo. São segundos de distração que podem fazer toda a diferença. 

 

- Manter sempre a distância de segurança. Quer esteja a conduzir na cidade ou em autoestrada, deverá prever um espaço seguro que lhe permita reagir a uma travagem do carro da frente ou a um obstáculo que surja inesperadamente. 

 

- Usar sempre sinalização. Tenha atenção a sinalização que está a transmitir aos outros. Uma luz sempre intermitente, a falta de um pisca ou de uma luz de travagem podem causar confusão nos outros condutores e provocar desentendimentos quanto à direção que pretende tomar. 

 

 

Identificar possíveis perigos 

 

- A proximidade de escolas, passadeiras e zonas comerciais requerem especial atenção da sua parte. A aglomeração de peões, nomeadamente crianças, pode criar situações inesperadas que necessitam da sua reação imediata. 

 

- Ciclistas e condutores de trotinetes já fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, conte com eles e conduza de forma que possam partilhar a estrada, convivendo em harmonia e sem acidentes de percurso. 

 

- Ângulo morto. Conte sempre com ele antes de qualquer manobra que implique mudar de faixa ou fazer uma paragem. Este momento sem informação pode trazer surpresas inesperadas. 

 

 

 

Condução defensiva também passa pelos cuidados com o automóvel 

 

A segurança na estrada passa igualmente pela manutenção do veículo. Antes de uma viagem, verifique a pressão dos pneus, garantido que têm os valores considerados indicados. Deverá também verificar se as luzes e piscas estão a funcionar corretamente. E ao primeiro sinal de que algo não está bem, como dificuldades numa travagem ou o sobreaquecimento do carro, deverá procurar a sua oficina auto da Midas. Desta forma, está a garantir a todos uma boa viagem.