Sensores de estacionamento: o que são e como funcionam?
08/04/2025
“Pronto, já bateu!” Quantos condutores já gritaram este chavão, enquanto estacionavam entre dois carros ou numa rua apertada? Estacionar pode mesmo ser um dos momentos mais stressantes para muitos condutores. E é aqui que entra a utilidade dos sensores de estacionamento.
Conhecidos pelos seus avisos sonoros, os sensores de estacionamento são mais do que um acessório. São um aliado imprescindível para a sua segurança e para a dos veículos que partilham a rua consigo.
Ainda tem dúvidas sobre se deve ou não instalar sensores de estacionamento? Continue a ler este artigo e tire as suas conclusões. Alerta, alerta: muito provavelmente, vai querer aproveitar todas as vantagens!
O que são sensores de estacionamento?
Por natureza, os sensores de estacionamento são uma tecnologia de assistência à condução.
Instalados nos para-choques traseiro e dianteiro, estes dispositivos avisam o condutor sobre a proximidade de outro objeto. Para aumentar a sensação de segurança, há também veículos que têm sensores de estacionamento em toda a sua volta.
Em qualquer uma das opções, o objetivo é dar uma perceção do espaço circundante e, assim, simplificar as manobras.
Vale a pena instalar sensores de estacionamento?
Sim, se quer ter mais confiança nas manobras. Sim, se quer prevenir danos. Sim, se quer valorizar o seu automóvel. Mas as vantagens dos sensores de estacionamento não ficam por aqui:
1. Menos custos com reparações
Como evita pequenos toques e riscos, também poupa dinheiro em arranjos.
2. Mais conforto em áreas urbanas
Entre ciclistas, peões, outros carros e ruas desconhecidas, os sensores de estacionamento oferecem uma visão mais ampla da área envolvente. Assim, sabe sempre com o que contar.
3. Boa relação custo-benefício
O preço dos sensores de estacionamento começa nos 30€ Se tiver em conta que os compradores valorizam esta tecnologia, é um investimento residual e com grande potencial de ganho. Além disso, como a probabilidade de danos diminui, é natural que, em caso de revenda, ainda mantenha muitas das peças originais. Logo, pode fechar um negócio melhor.
Que sensores de estacionamento escolher?
O mercado oferece dois tipos de sensores de estacionamento: por radar e ultrassónicos. A escolha vai depender sempre do seu orçamento e do tipo de veículo. Veja as diferenças.
Sensores de estacionamento por radar
Os sensores de estacionamento por radar usam ondas eletromagnéticas e são montados dentro do para-choques.
-
-
Vantagem: são discretos;
-
-
-
Desvantagem: podem ocorrer erros se entrar água no para-choques.
-
Sensores de estacionamento por ultrassons
Os sensores de estacionamento por ultrassons são montados aos pares e usam ondas sonoras.
-
-
Vantagem: maior precisão nas medições;
-
-
-
Desvantagem: podem sofrer a interferência de outros sons, como martelos pneumáticos.
-
Para viagens ainda mais seguras, pode também contar com um sistema cruise control.
Entretanto, para assegurar que todos os restantes sistemas do seu automóvel, desde os travões à direção assistida, passando pela calibração de sensores, estão devidamente inspecionados e operacionais, pode sempre contar com a Midas. A manutenção regular e especializada é essencial para garantir a eficácia de todos os sistemas de assistência à condução, e a nossa equipa de técnicos especializados está sempre disponível para lhe assegurar um serviço de qualidade superior.


