Dicas e conselhos
Manutenção do carro elétrico: dicas práticas
30/07/2025
Óleo do motor? Não é uma preocupação. Velas de ignição? Nem vê-las. Os carros elétricos vieram eliminar alguns dos problemas mais recorrentes na manutenção dos veículos. Ainda assim, há uma série de cuidados a adotar, e que deve ter sempre presentes. Leia este artigo e saiba como fazer uma correta manutenção do seu carro elétrico.
Manutenção de carro elétrico
-
Verificação do sistema elétrico, da bateria e do software;
-
Inspeção do sistema de travagem;
-
Substituição do filtro do habitáculo e do líquido de arrefecimento.
Manutenção de carro a combustão
-
Troca de óleo;
-
Substituição dos filtros, das velas e da correia de distribuição;
-
Verificação da embraiagem e dos travões;
-
Manutenção do sistema de anti-poluição.
Dia a dia: conselhos práticos de manutenção
A manutenção do seu carro elétrico começa com pequenos gestos do dia a dia. Siga estas dicas, componente a componente.
Bateria
Por norma, a bateria do carro elétrico tem uma vida útil entre 15 a 20 anos. Sendo um componente central, a sua troca implica uma despesa considerável. Contudo, existem alguns truques que podem garantir a sua longevidade e, assim, não incorrer tão cedo em custos avultados:
-
Não deixe que a bateria fique abaixo dos 10%;
-
Nunca carregue a bateria acima dos 80%;
-
Evite expor o carro a temperaturas demasiado frias ou demasiado quentes;
-
Espere algum tempo entre o fim de uma deslocação e o momento em que inicia o carregamento;
-
Recorra ao carregamento rápido apenas em caso de emergência.
Os conselhos não terminam aqui: veja, na Midas, como carregar carros elétricos.
Pneus
Os carros elétricos são tipicamente mais pesados e têm um maior poder de aceleração. Logo, o desgaste dos pneus também tende a acontecer mais rápido. Para minimizar os efeitos desta realidade, escolha pneus próprios para carros elétricos, que garantem menor resistência ao rolamento. Além disso, lembre-se de manter a pressão dentro dos níveis recomendados e alinhe a direção.
Filtro do ar do habitáculo
Substitua o filtro do habitáculo a cada 10.000 ou 15.000 km, dependendo das recomendações do fabricante. Este elemento faz parte do sistema de ventilação, impedindo a passagem de pólen e poeiras para o interior do seu carro elétrico. No fundo, serve como uma barreira que protege a saúde respiratória de todos os passageiros.
Sistema de travagem
Como a travagem dos carros elétricos é regenerativa, o desgaste deste sistema é menor, quando comparado com os veículos a combustão. Para o preservar, evite acelerações e desacelerações repentinas. Faça também revisões periódicas.
Saiba mais sobre a substituição das pastilhas de travão do seu carro.
Sistema de refrigeração
Um sistema de refrigeração a funcionar bem garante uma condução eficiente. É este sistema que conserva as peças do motor e, em alguns casos, a bateria de tração a uma temperatura correta. Garantir a sua manutenção é simples: verifique mensalmente os níveis do líquido de refrigeração.
Manutenção preventiva: é sempre boa ideia
Regra geral, deve levar o seu carro elétrico à oficina a cada 15.000 km ou de ano a ano. Se está a chegar o momento, peça um orçamento aos técnicos especializados Midas. Recebe uma proposta sem compromisso, mas com a certeza de um acompanhamento profissional. Caso decida avançar com a manutenção do seu carro elétrico na Midas, vamos verificar, além de outros componentes:
-
Nível do líquido do limpa-para-brisas.
O seu carro elétrico está a acusar sinais de desgaste, mas ainda não chegou a altura da revisão? Antecipe o momento. Fazer uma manutenção preventiva pode poupar-lhe dinheiro e problemas. Entenda tudo sobre o serviço de manutenção de carros elétricos na Midas.





