Dúvidas Mecânica

Quando deve mudar a correia de distribuição?

01/02/2024

A correia de distribuição é um dos elementos mais importantes do motor do seu veículo. Por isso, é fundamental garantir o seu bom funcionamento. Esta vai perdendo resistência ao longo do tempo, havendo a necessidade de se fazer a sua substituição de forma periódica. 


Mas sabe quando deve fazê-lo? Neste artigo, os especialistas MIDAS explicam-lhe tudo, desde o funcionamento deste mecanismo, até quando deve efetivamente mudar a correia de distribuição do seu automóvel.

O que é e como funciona a correia de distribuição?

A primeira coisa a reter é que a correia de distribuição não é uma peça única. Trata-se de um sistema completo a que se dá o nome de kit da correia de distribuição. Este mecanismo é composto pela própria correia de distribuição, pelo tensor e, por vezes, também por uma bomba de água. A sua principal função é sincronizar os movimentos de todos os componentes móveis de um motor. 

Além do sincronismo do motor, um papel não menos importante que a correia de distribuição desempenha, quando passa na bomba de água, é também o de evitar o sobreaquecimento do motor do seu carro. Como tal, o bom funcionamento deste mecanismo vai prevenir uma possível falha total  do motor.

Posto isto, é fácil de perceber que este é um sistema de extrema importância para garantir a vida útil do seu veículo e a segurança durante a condução.


Correia de Distribuição: quando mudar?

Por norma, deve mudar a correia de distribuição a cada 120 000 quilómetros percorridos. No entanto, existem outros indicadores que deve igualmente considerar, dependendo da sua situação. O mais importante a ter em conta é que essa mudança deve ser feita com alguma regularidade. Só assim irá manter o mecanismo em perfeito funcionamento.

Pouca condução

Se não conduzir com muita frequência, a quilometragem deixa de ser o seu principal indicador de referência. Nestes casos, pode considerar mudar a correia de distribuição de 5 em 5 anos.


Indicações do fabricante

Apesar dos 120 000 quilómetros serem a principal referência a ter em conta, é sempre importante que considere e verifique as instruções do fabricante. Cada caso é um caso e o modelo da sua viatura pode ter indicações diferentes.

Alguns fabricantes de automóveis recomendam mudar a correia de distribuição após 60 000 ou 240 000 quilómetros, por exemplo. Os técnicos da MIDAS estão prontos para o ajudar e para lhe dar essas indicações.


Problemas de mecânica

Problemas na correia de distribuição podem também refletir a necessidade da sua substituição. Esteja atento aos seguintes indícios:

  • Barulhos vindos do motor;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Excesso de vibração ao conduzir;
  • Alteração do desempenho do carro.

No caso de identificar a ocorrência de algum destes sinais, a primeira coisa a fazer é dirigir-se à MIDAS mais próxima de si. Nas oficinas, os nossos especialistas irão perceber se existe efetivamente a necessidade de fazer a substituição da correia de distribuição.


O que acontece se não mudar a mudar correia de distribuição?

Se não mudar a correia de distribuição na quilometragem ou nos anos de uso indicados pelo fabricante, esta pode começar a apresentar alguns dos sinais de avaria. Se não for substituída a tempo, pode mesmo rebentar e comprometer todo o motor do seu automóvel. Algo que deve,  a todo o custo, evitar.

As implicações são grandes e não prestar a devida atenção a esta peça fundamental pode resultar em danos irreversíveis no motor.

Não permita que isso aconteça: faça uma revisão periódica nas oficinas MIDAS para garantir que está tudo bem e que pode continuar a viajar em segurança.


Pode sempre contar com os especialistas MIDAS

Se estiver com dúvidas ou se já sabe que chegou a hora de mudar a sua correia de distribuição, não se esqueça que pode sempre contar com a MIDAS. Temos presença em todo o país, com os melhores serviços oficinais especializados.