Dúvidas Mecânica
O carro não pega, e agora?
04/02/2025
Está tudo pronto para arrancar, mas o inesperado acontece: o carro não pega. Não se preocupe, acontece a todos. Há inúmeras razões pelas quais o carro não pega. Quer conhecer algumas delas e saber como sair destas situações? A Midas conta-lhe tudo neste artigo.
Porque é que o carro não pega?
Problemas com a bateria
Quando o carro não pega, a primeira coisa a verificar é o estado da bateria. A bateria é responsável por fornecer energia elétrica para dar arranque ao motor. Caso esteja descarregada, o carro não tem energia suficiente para ligar. O motivo? Podem ser vários: uso prolongado de algumas funções do carro sem ligar o motor, como manter as luzes ou o rádio ligado, problemas nos terminais da bateria ou pode mesmo ser necessário trocar a bateria do carro.
Mau funcionamento da ignição ou velas de ignição
Num motor a gasolina a ignição é fundamental para iniciar a combustão dentro dos cilindros do motor. Ao verificarem-se problemas na bobina de ignição, nos cabos de vela ou nas velas de ignição, o carro pode ter dificuldades a pegar.
Problema no sistema de combustível ou falta de combustível
Para o motor funcionar adequadamente, o combustível é fundamental. Problemas no sistema de combustível como uma linha de combustível obstruída, filtro de combustível sujo ou falhas na pressurização do sistema podem dificultar o arranque do carro ou fazer com que o carro não pegue de todo. Uma das causas frequentes para o carro não pegar é a falta de combustível. Sempre que possível, evite conduzir com o carro na reserva. Assim, não fica mal na hora de arrancar.
Temperatura exterior demasiado baixa
As baixas temperaturas são outro fator que pode levar a que o seu carro não pegue, especialmente se for a diesel. O frio e a humidade, além de afetarem a carga da bateria, dificultam também o contacto dos bornes. Nos dias mais frios de inverno, procure deixar sempre o carro estacionado em sítios cobertos ou na garagem.
Problemas no motor
Esta é a situação que todos temem. Se surgirem problemas no motor, o cenário torna-se mais sério e há várias possibilidades:
- O motor não arranca. Isto pode resultar de uma das causas já mencionadas anteriormente.
- O motor roda, mas não pega. Nestes casos, é provável que o motor não consiga transformar energia elétrica em energia mecânica. Por isso, ouve-se o som do motor de arranque, mas o motor de combustão não funciona.
- O motor liga, mas sente-se um cheiro a queimado. Pode indicar problemas no motor de arranque, possivelmente devido ao sobreaquecimento.
- O carro não arranca e ouvem-se ruídos estranhos ou apenas um clique ao rodar a chave. Isto pode apontar para uma falha entre a bobine de chamada e o motor de arranque, ou então na peça responsável por transmitir o movimento do motor de arranque ao de combustão, que se chama bendix ou pinhão.
Verifique a bateria
Resolver este problema exige que esteja preparado. Tenha sempre no carro os cabos da bateria, conheça o seu carro e saiba onde se localiza a bateria. Primeiro, tente pôr o carro a funcionar de empurrão. Se não funcionar, o seu carro vai precisar de receber energia de outro carro, ligando os cabos à bateria do carro doador. Mas atenção que esta operação deve ser efetuada por quem tenha conhecimento de como a fazer. Esta operação mal realizada pode levar a danos no sistema eletrónico das viaturas. Se continuar sem pegar, não se preocupe, a Midas vai até si e resolve, com o serviço Midas Go SOS Baterias (disponível em Lisboa e no Porto).
Verifique as velas de ignição
Velas de ignição sujas não permitem que ocorra a faísca necessária para fazer o motor de combustão funcionar. Limpar as velas com uma escova adequada pode resolver o problema, mas recomendamos que recorra sempre a um técnico especializado Midas
Teste o motor de arranque
Nestes casos, o melhor a fazer é ligar à sua oficina Midas e preparar uma forma de transporte alternativa. Quando o problema vem do motor de arranque ou da bateria, o carro faz barulho quando se gira a chave, mas não pega.
Dicas para quando o carro não pega
Continua sem arrancar? Temos algumas dicas para si:
- Gire a chave várias vezes: se o carro ligar mas não pegar, acenda a luz do teto. Se ela apagar ao tentar ligar o motor, a bateria está fraca.
- Verifique os terminais da bateria: com cuidado, verifique o aperto dos terminais, se os consegue mover à mão. Se sim, é sinal que têm de ser apertados. Se tiverem com muita sujidade, então devem ser desligados e limpos com escova de aço ou lixa, fazendo depois a mesma limpeza nos terminais da bateria. Por fim, voltar a tentar ligar.
Fica a dica que, quando se desligam terminais de bateria, devemos sempre iniciar pelo negativo e só depois passar ao positivo; para voltar a ligar, faz-se o processo inverso: primeiro o positivo e depois o negativo. Acima de tudo, não se esqueça de ter os serviços de manutenção auto em dia. Esta é a melhor dica que lhe podemos dar.
Midas: consigo em todos os momentos
Ninguém gosta de ficar a meio do caminho. Garanta que chega ao seu destino com o nosso Diagnóstico Gratuito a vários componentes do seu carro. Também pode saber mais sobre a importância da revisão do carro para viagem antes de se fazer à estrada. Está a lembrar-se que precisa de verificar as lâmpadas e faróis do carro? Ou que há muito não faz uma higienização ao carro? Fale connosco e agende a sua visita. Na Midas, o seu carro é tratado como merece.


