Dúvidas Mecânica

SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA: DOIS SISTEMAS, O MESMO OBJETIVO

07/02/2025

Desde a invenção do cinto de segurança até aos dias de hoje, a segurança automóvel conheceu um avanço extraordinário, implementando tecnologias que têm como objetivo não apenas proteger os ocupantes em caso de acidente, mas, antes de mais, prevenir que estes aconteçam. Segurança ativa e passiva, sabe o que são? Para compreender a importância da segurança a bordo do veículo, é fundamental saber distinguir os dois principais sistemas que para ela contribuem: a segurança ativa e a segurança passiva.

O que é a segurança ativa?

A segurança ativa tem como objetivo evitar os acidentes, englobando tecnologias criadas para ajudar o condutor a manter o controlo do automóvel em situações que possam representar algum tipo de perigo. É como se fosse uma primeira camada de proteção, que inclui desde amortecedores a Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor. O Sistema de Segurança Ativa engloba equipamentos como:

 

Amortecedores e pneus

Apesar de nem sempre lhes ser dada a devida importância, os amortecedores e os pneus são elementos vitais da segurança ativa de um automóvel, tendo um papel fundamental na estabilidade, aderência e capacidade de manobra do veículo. Se os pneus apresentarem cortes, desgaste ou danos visíveis, faça a mudança e montagem de pneus na Midas.

Controlo de estabilidade

Trata-se de uma tecnologia que monitoriza de forma permanente o comportamento do veículo. Assim, ao detetar uma possível perda de controlo (como uma derrapagem ou deslizamento das rodas), o controlo de estabilidade reduz a potência do motor e trava automaticamente uma das rodas, ajudando a manter o carro na trajetória correta. 

Direção assistida

Assegurando uma direção mais "leve" a baixas velocidades para simplificar as manobras, e mais "pesada" a altas velocidades para melhorar a estabilidade, a direção assistida ajuda a manter o controlo do veículo nas mais diversas situações e acrescenta um contributo significativo à sua segurança ativa.

Motor

Por vezes, esquecemo-nos de que a capacidade de resposta do motor do automóvel é um dos fatores mais importantes no que à segurança ativa diz respeito. Sistemas de distribuição e alimentação, turbocompressores e diferenciais, entre outros, devem ser mantidos nas melhores condições para que, quando é necessário, o carro reaja como é pretendido. Neste artigo identificamos quando deve fazer a revisão do seu automóvel.

 

Sistema de tração das rodas

Em veículos de tração dianteira, traseira ou com tração às quatro rodas, este sistema distribui a potência do motor entre as rodas de forma equilibrada e eficaz, melhorando a estabilidade do carro e evitando derrapagens em pavimentos escorregadios.


Sistema de travagem antibloqueio (ABS)

Este sistema de travagem é uma das tecnologias mais importantes no campo da segurança ativa. Ao impedir que as rodas do automóvel bloqueiem durante uma travagem mais forte, permite ao condutor manter o controlo e a trajetória do veículo. Na Midas, fazemos o diagnóstico do seu sistema de travagem e a substituição das pastilhas dos travões para que viaje sempre com toda a segurança.

Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS)

Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor englobam um conjunto de tecnologias que melhoram de forma significativa a segurança da condução, ajudando a prevenir acidentes, a garantir assistência adicional ao condutor e a alertar para eventuais situações de perigo. Incluem o Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, o Sensor de Ângulo Morto e o Sensor de Fadiga, entre muitos outros. 

O que é a segurança passiva?

O Sistema de Segurança Passiva é um conjunto de equipamentos que formam um segundo nível de proteção, os quais são acionados após o acidente ter ocorrido. Assim, protege os ocupantes do veículo e diminui as suas hipóteses de danos físicos. Do Sistema de Segurança Passiva fazem parte equipamentos como:

Airbags

Elementos essenciais da segurança passiva, os airbags são acionados por sensores que detetam desacelerações repentinas associadas a colisões. Quando isto acontece, são inflados em milissegundos de forma a criar uma almofada de ar entre os ocupantes e as partes rígidas do automóvel, absorvendo a energia do impacto e protegendo o condutor e passageiros contra lesões graves.

Apoios de cabeça

Os apoios de cabeça parecem algo simples, mas têm um papel fundamental na segurança passiva do veículo quando acontece uma colisão traseira. Nesta situação, ajudam a manter a cabeça alinhada com o pescoço, reduzindo o risco de lesões cervicais.

Cadeiras para crianças

Projetadas exclusivamente para se ajustarem ao tamanho e à idade da criança e para proporcionarem um suporte adequado à cabeça e ao corpo, estas cadeiras ajudam a manter os mais pequenos protegidos em caso de acidente, reduzindo o risco de lesões graves. Se está a planear uma  escapadinha com crianças, consulte este artigo e saiba tudo o que precisa para viajar em segurança. 

Cintos de segurança

Um dos equipamentos mais simples e eficazes da segurança passiva, os cintos de segurança mantêm os ocupantes no lugar durante uma colisão, impedindo que estes sejam projetados para fora do veículo ou colidam com as partes internas, diminuindo assim as hipóteses de ferimentos sérios. 

Para-brisas laminados

Graças à sua constituição formada por duas camadas de vidro com uma camada de plástico no meio, os para-brisas laminados impedem que, em caso de colisão, o vidro se quebre em pedaços, reduzindo não só o risco de ferimentos causados por estilhaços, mas também contribuindo para manter a estrutura do veículo quando há um capotamento.

Sensor de identificação de ocupantes do veículo

Estes dispositivos detetam o peso, a posição dos assentos e o uso dos cintos de segurança para determinar se um airbag deve ser ativado e com que intensidade. Assim, ajudam a evitar que os airbags sejam ativados sem necessidade, diminuindo o risco de lesões para crianças e ocupantes de menor estatura. 

Zonas de deformação

Habitualmente localizadas na frente e traseira, as zonas de deformação são áreas da estrutura do veículo projetadas para absorver e dispersar a energia criada pelo impacto em caso de colisão. Quando tal acontece, estas zonas deformam-se de forma controlada, absorvendo a maior parte da energia do impacto e reduzindo a desaceleração dos ocupantes do veículo, de forma a minimizar o perigo de lesões físicas. 

É seguro confiar a manutenção do seu carro à Midas

Na Midas, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Ao fazer a revisão automóvel nas nossas oficinas, está a assegurar um serviço profissional realizado por técnicos especializados e a garantir que qualquer viagem é sinónimo de confiança e tranquilidade. E, sempre que precisar, estamos ao seu dispor para lhe oferecer os mais variados serviços oficinais, incluindo pneus, baterias, ar condicionado, pastilhas e discos de travão. Faça a sua marcação online ou visite a oficina Midas mais próxima de si.