O alinhamento da direção é a regulação de todas as rodas do carro, de modo que, em andamento, fiquem paralelas umas às outras e perpendiculares ao chão. Desta forma, a pressão divide-se pelas quatro rodas de modo uniforme. Ter a direção alinhada é, pois, fundamental para uma experiência de condução segura e para que o seu carro se mantenha em excelentes condições durante mais tempo.
Não sendo dos procedimentos mais comuns, fazer o alinhamento da direção, quando necessário, é essencial para o funcionamento adequado do seu carro. Caso não se tenha este cuidado, podem surgir diversos problemas, que se revelam tanto a nível mecânico, como na condução.
A importância de alinhar a direção do carro
Com o tempo, a pressão e o desgaste provocado pelas viagens, os ângulos das rodas de um veículo vão-se alterando. Isto acontece porque alguns componentes da suspensão vão-se deformando com a utilização da viatura. . Alinhar a direção é essencial para assegurar, não só que a situação não evolua, mas também que o alinhamento dos pneus se mantém o ideal para uma condução estável e segura.
Alinhar a direção contribui também para a redução do consumo de combustível, já que este procedimento reduz a resistência ao rolamento dos pneus em contacto com a estrada. Da mesma forma, o desgaste dos pneus também acaba por ser menor e o carro torna-se mais fácil de conduzir.
Em que ocasiões se deve fazer o alinhamento da direção?
- Uma vez por ano ou a cada 20 mil quilómetros;
- Sempre que colocar pneus novos ou substituir peças da suspensão, ou direção;
- Quando detetar um desgaste irregular dos pneus ou um consumo excessivo de combustível;
- Caso a viatura tenha sofrido uma colisão na estrada.
Na MIDAS, verificamos sempre a questão do alinhamento de direção, seja na revisão ou na substituição de pneus, garantindo que o seu automóvel circula nas melhores condições e com toda a segurança.