Dúvidas Mecânica

Quando mudar os discos de travão? A Midas explica-lhe tudo.

15/08/2024

Uma questão bastante comum para muitos condutores é precisamente esta: Quando mudar os discos de travão? Os especialistas Midas dão-lhe uma ajuda, para que fique a saber exatamente quando deve fazê-lo. 

Antes de respondermos a esta questão, explicamos qual a importância dos discos de travão e da sua substituição.  

Discos de travão: Porque são tão importantes? 

O sistema de travagem de um veículo é fundamental para garantir a segurança na condução. Entre outros este sistema é composto por 3 elementos essenciais: as pastilhas, as pinças e os discos de travão. 

A fricção entre as pastilhas e os discos de travão permitem desacelerar e parar o veículo com segurança e nas melhores condições possíveis. 

Porque deve mudar os discos de travão regularmente? 

Por serem um componente tão importante para o bom funcionamento do veículo e para a sua segurança durante a condução, os discos de travão devem ser substituídos com alguma regularidade. 

Durante a travagem existe  sempre  aquecimento, consequência da fricção e, por isso, é necessário que os discos de travão tenham uma boa capacidade de rápido arrefecimento, permitindo prolongar o seu tempo de vida útil .  

Independentemente dessa característica, é inevitável que os discos de travão  sofram algum desgaste com a condução e utilização regular da viatura. Com o passar do tempo, os discos atingem uma espessura mínima de segurança e, nesse momento, devem ser substituídos. 

Sabia que existem diferentes tipos de discos de travão? 

Deve ter em atenção que existem diferentes tipos de discos de travão. Quando mudar os discos de travão deve ter o cuidado de verificar quais são os mais adequados para o seu veículo. 

 Os fabricantes desde há muito tempo que optaram, principalmente no eixo dianteiro, pela utilização  de discos ventilados, que permitem libertar rapidamente o excesso de calor gerado pela fricção entre as pastilhas e os discos, possibilitando um melhor controlo da temperatura. Existem 3 diferentes tipos de discos de travão ventilados. 

Discos de Travão Lisos 

Esteticamente mais apelativos, estes discos aumentam a superfície de contacto com a pastilha, não comprometendo tanto a resistência dos travões. Contudo, os discos lisos podem perder a eficácia quando expostos a longos períodos de travagem. Além disso, não têm nenhum sistema que facilite a limpeza de detritos ou escoar a água, pelo que estes elementos se podem acumular entre os discos e as pastilhas, causando um aumento do calor e possíveis deformações nos discos. 

Discos de Travão Perfurados 

Os discos de travão perfurados permitem escoar a água, gases e resíduos que se acumulam nas superfícies de contacto. As perfurações nos discos aumentam o atrito, sobretudo na condução com chuva. No entanto, a superfície de contacto é menor, pelo que estes discos são menos resistentes e não permitem uma dissipação de calor tão eficaz. 

Discos de Travão Ranhurados 

Os discos de travão ranhurados procuram combinar as vantagens dos  anteriores tipos de discos. As ranhuras destes discos apresentam um ângulo específico que possibilita uma fácil libertação de resíduos e a limpeza dos próprios discos.  

Quando devo mudar os discos de travão? 

Para saber exatamente quando mudar os discos de travão deve consultar o manual do proprietário do seu veículo. Contudo, geralmente, o sistema de travagem de um veículo deve ser verificado a cada 10.000 km. Quanto aos discos de travão, estes devem ser verificados a cada 20.000 a 30.000 km. Esta indicação pode variar de acordo com o modelo do veículo, o estilo de condução, o uso inapropriado ou não do sistema de travagem, entre outros aspetos.  

Além disso, existem alguns sinais de alerta a que deve estar atento: 

  • Discos riscados, gretados ou enferrujados; 
  • Aviso de problemas, através de uma luz acesa no painel de instrumentos; 
  • Vibração anormal no pedal e volante, sentida na travagem; 
  • Necessidade de aplicar maior pressão no pedal;
  • Ruído durante a travagem. 

Se reparou em algum destes sinais, provavelmente os discos de travão do seu veículo estão gastos. Neste caso, é melhor dirigir-se a uma oficina Midas para verificar o estado dos discos de travão e substituí-los, caso seja necessário. 

Verifique o estado dos seus discos de travão na MIDAS 

Agora que já sabe quando mudar os discos de travão do seu automóvel e quais os principais sinais de alerta, fique atento e quando chegar a hora de mudar os discos de travão confie nos técnicos especializados da MIDAS. 

Não comprometa a sua segurança. Faça uma marcação na Midas para proceder à substituição dos discos de travão do seu veículo ou solicite um orçamento gratuito para saber quanto lhe vai custar este serviço.