Viagens e lazer

Kit de emergência para carro: descubra-o com a Midas

22/08/2024

A segurança na estrada também é responsabilidade do condutor. Este pode contribuir para a mesma, através da prática de uma condução defensiva e da utilização de um conjunto de elementos previstos na viatura, como os travões e o cinto de segurança.  

Apesar da importância primordial destes elementos, existe ainda um kit de emergência para o carro, que todos os condutores devem conhecer e saber como utilizar e armazenar. A Midas conta-lhe tudo. Preparado para arrancar? 

Kit de emergência para o carro: tudo o que precisa de prever 

Antes de arrancar com o seu carro, certifique-se que tem consigo: 

  • Colete e triângulo refletor 
  • Caixa de primeiros-socorros 
  • Extintor 
  • Documentos 

Colete e triângulo refletor  

De carácter obrigatório, deve certificar-se que estes dois elementos do kit de emergência estão sempre no seu carro, exceto se tiver um veículo com duas ou três rodas, um motocultivador ou um quadriciclo sem caixa.  

Os coletes podem ser de cor laranja, amarela, verde ou rosa, mas têm de seguir uma de duas normas, a EN 471 ou a EN 1150. Têm ainda de ser retrorrefletores, ou seja, têm de refletir a luz que incide neles.  

O colete deve ser utilizado pelo condutor quando o carro estiver imobilizado na via ou na berma e estiver a colocar o triângulo, a retirar um objeto da via pública ou a arranjar o veículo. O triângulo deve ser utilizado quando o carro estiver imobilizado na faixa de rodagem, na berma ou caso tenha caído alguma carga. Deve ser colocado de forma a ser visível a uma distância de 100 metros e nunca a menos de 30 metros da viatura parada.  

Uma vez que não é obrigatório sair do carro com o colete vestido, este pode ser guardado na bagageira, tal como o triângulo.  

Caixa de primeiros-socorros  

Ninguém quer pensar no pior. No entanto, vale sempre a pena estar prevenido. Não só a nível de elementos de proteção, como também ao praticar uma condução que garanta a sua segurança na estrada. Em caso de acidente, uma caixa de primeiros-socorros pode ser muito útil até que chegue a assistência médica.  

Nos transportes coletivos de crianças, estas são  obrigatórias, como determina o artigo 14º da Lei nº 13/2006. Para ligeiros de passageiros, ainda que não seja obrigatório ter este kit de emergência no carro, é fundamental que considere a sua aquisição caso pretenda estar prevenido.  

O kit deve ser guardado num sítio de fácil acesso e deve ser feito de um material resistente ao choque. Além disso, deve ter fecho, uma cor viva e ser imediatamente identificável. No seu interior, deve conter:  

  • Rolo adesivo; 
  • Pensos rápidos; 
  • Gaze de vários tamanhos; 
  • Compressas para queimaduras de vários tamanhos; 
  • Ligaduras elásticas; 
  • Manta de primeiros socorros (210 cm x 160 cm) em poliéster metalizado, acondicionada em embalagem fechada; 
  • Compressas para feridas; 
  • Ligaduras triangulares (imobilização de fraturas); 
  • Tesoura; 
  • Pinça;  
  • Luvas descartáveis; 
  • Desinfetante para as mãos; 
  • Manual de primeiros-socorros; 
  • Listagem do inventário do kit de primeiros-socorros.  

Extintor  

Um kit de emergência para o carro só fica completo depois de adicionar um extintor. Também obrigatório nos veículos de transporte infantil, nos veículos de passageiros deverão ter capacidade não inferior a 2 kg e pertencer às classes A, B e C. Têm de estar carregados e prontos a utilizar, apresentando de forma perfeitamente legível a sua validade e entidade responsável pela manutenção ( intervenção que deve ser realizada anualmente).   

Documentos  

Por último, mas não menos importante, os seus documentos fazem também parte deste kit de emergência do carro. O seu cartão cidadão e carta de condução devem andar sempre consigo. Além disso, deve transportar o comprovativo do seguro, do registo de propriedade do carro (livrete), certificado de inspeção técnica (caso tenha mais de quatro anos) e certificado de conformidade (COC). 

O COC é um documento emitido pelo fabricante do seu carro, que comprova que as características técnicas do  mesmo estão em conformidade com os requisitos ambientais e de seguranças impostos pela União Europeia. 

Tudo pronto para se fazer à estrada com a Midas 

Para garantir a sua segurança, além de ter o kit de emergência sempre presente no carro, tem de verificar regularmente as condições do mesmo antes de se fazer à estrada. Confie na Revisão Automóvel da Midas. Com oficinas presentes em  todo o país, estamos prontos para receber o seu carro, oferecendo um serviço completo, de qualidade . 

Deixe-nos a sua chave, nós tratamos  de tudo.