Como funciona um motor elétrico para carros? 

Os motores elétricos para carros são cada vez mais populares, impulsionados pelo aumento da procura de automóveis híbridos ou elétricos. Com o avanço da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente, os motores elétricos são cada vez mais uma alternativa viável aos motores a combustão interna. Estes factos têm despertado a curiosidade e interesse sobre como é que funciona exatamente um motor elétrico para carros. 

Estes motores para carros têm como princípio a indução eletromagnética. Ou seja, a energia elétrica é convertida em energia mecânica, o que faz movimentar o veículo. O motor elétrico é composto por diversos componentes, onde se destacam o rotor e o estator.

 

Rotor e Estator

O Rotor

O Rotor é uma peça que gira em torno do seu próprio eixo. Este eixo é composto por ímanes que produzem movimentos de rotação resultantes da interação com os polos de valência oposta do estator.

 

O Estator

O Estator, por sua vez, é o componente fixo do motor. Composto por bobinas de fio de cobre, tem como função conduzir o fluxo magnético. 

Quando a corrente elétrica (vinda da bateria) passa pelo motor, a interação entre o rotor e o estator causam a rotação do primeiro dentro do segundo, porque os componentes têm campos magnéticos opostos. 

De forma simples e resumida, os motores elétricos para carros utilizam as forças eletromagnéticas resultantes da travessia da corrente elétrica num campo magnético para transformar a energia na capacidade de fazer movimentar o carro.

 

motor-eletrico-web

 

Travagem regenerativa 

Para além do funcionamento básico de um motor elétrico, há uma segunda capacidade importante de referenciar: a travagem regenerativa. É a capacidade do motor e dos seus componentes conseguirem transformar a energia cinética, gerada pelo movimento do carro nos momentos de travagem ou desaceleração, em enérgica elétrica, que é armazenada na bateria e transformada em autonomia.

 

Principais tipos de motores elétricos 

Os motores elétricos para carros podem ser classificados em dois tipos: motores de corrente alternada (AC) e motores de correntes contínua (DC).

 

Corrente alternada

Os motores de corrente alternada são amplamente utilizados na indústria, mas não são tão comuns em veículos elétricos devido à sua adequação para um movimento contínuo e estável, ao contrário das variações de velocidade e aceleração exigidas num carro. No entanto, para veículos elétricos desportivos, que procuram a alta potência de aceleração e aderência ao solo, os motores AC trifásicos podem ser uma escolha excelente.

 

Corrente contínua

Por outro lado, os motores de corrente contínua são mais adequados para carros elétricos, pois funcionam bem com variações de velocidade. Estes motores requerem uma fonte de corrente contínua, como uma bateria de carro elétrico. Os motores DC são conhecidos pela sua precisão, eficiência e velocidade. Além disso, tendem a ser menores e mais leves. Estas características proporcionam um desempenho equilibrado e satisfatório, juntamente com um alto torque de partida.

 

Vantagens dos motores elétricos

 

1. Poupança económica

A poupança económica é, provavelmente, a vantagem que mais interessa aos condutores, pela redução nos consumos, uma manutenção mais barata e ainda pelos benefícios económicos concedidos pelo estado.

 

2. Proteção ambiental

É uma das vantagens inquestionáveis dos motores elétricos, face à poluição causada pelos combustíveis fósseis.

 

3. Circulação não restringida

Devido às políticas de controlo de gases poluentes, a circulação de veículos convencionais (por serem mais poluentes) tem vindo a ser restringida.

 

Desvantagens dos motores elétricos

 

1. Mão-de-obra qualificada

Apesar de uma manutenção mais barata, como este tipo de tecnologia é recente no mercado, exige mão-de-obra qualificada. Na Midas, contamos com uma equipa de técnicos altamente especializados em motores elétricos, sempre prontos a ajudá-lo com todo o tipo de questões.

 

2. Autonomia e abastecimento

Mesmo já sendo possível obter 80% de autonomia em apenas 30 minutos, e a rede de abastecimento elétrica ser cada vez maior, a rapidez e a facilidade com que se consegue carregar um carro elétrico ainda é vista como uma desvantagem, quando comparada com um carro a combustão. 

Agora que ficou a saber um pouco mais sobre como funciona um motor elétrico de um carro, que tipos de motores elétricos existem e quais as principais vantagens e desvantagens, já sabe que pode sempre contar com a Midas. Agende a sua visita numa das nossas oficinas mais próximas de si e poderá contar com um conjunto alargado de serviços, acompanhados por técnicos especializados. 

Entre em contacto connosco e siga os conselhos dos especialistas Midas