|
8 Dicas para passar no exame de conduçãoTirar a carta pode ser uma atividade stressante, como todos sabemos. Depois de vencida a etapa do código, surge o exame derradeiro, onde um erro pode ditar mais algumas aulas de condução, mais um exame e mais… dinheiro. Por isso, caso esteja a tirar neste momento a carta ou conheça alguém a fazê-lo, deixamos-lhe aqui algumas dicas para passar no exame condução.
1. Rever a matéria do códigoMesmo no exame de condução podem fazer-lhe perguntas sobre matéria que aprende no código, nomeadamente de mecânica automóvel. Portanto, não arrume logo o livro de código depois do respetivo exame, pois ainda lhe pode vir a dar jeito para o exame de condução. 2. Adquirir aulas extraSe sente que as aulas que teve não foram suficientes para estar confiante para o exame, compre mais lições. Não pratique com os seus familiares e amigos, que já terão alguns vícios de condução que podem ser-lhe fatais na hora de passar no exame de condução. Para treinar a condução, nada como pedir aulas ao instrutor. 3. Estudar possíveis percursosPode, sim, pedir aos seus familiares ou amigos para percorrerem consigo alguns possíveis percursos do exame, de forma a familiarizar-se com sinais e possíveis alterações que possam existir. O Google Street View também é uma excelente ajuda nesse aspeto.
4. Fazer o exame em segundo lugarApesar de algumas pessoas mais ansiosas quererem despachar logo o assunto, fazer o exame em segundo lugar pode ser mais vantajoso, pois poderá sempre aprender algo durante o exame do primeiro examinado. 5. Ajustar o veículo a siÉ importantíssimo que o veículo esteja à sua medida durante o exame. Adapte os espelhos e o banco ao seu corpo, estatura e visão. 6. Conduzir defensivamenteUma condução calma e preventiva é meio caminho andado para um bom exame. Não se esqueça de assinalar as mudanças de trajetória do veículo, respeitar os limites de velocidade, circular pela faixa da direita o mais possível, travar quando tem de travar, entrar nas rotundas em segunda velocidade e, principalmente, não ter pressa. 7. Manter a calmaTalvez a dica mais importante de todas. Mantenha a calma, respire com tranquilidade, e veja o examinador como alguém a quem apenas está a dar uma boleia. Tudo o que o ajude a controlar os nervos é bem-vindo. 8. Estar atento ao meio circundanteDurante a condução, a visão periférica é uma das suas melhores amigas. Permite-lhe ver os carros e pessoas que estão próximos, bem como os sinais de trânsito. Através das janelas e dos espelhos consegue visualizar quase tudo o que o rodeia.
Se considera este artigo relevante e do seu interesse, conheça os conselhos dos especialistas da Midas. Temos muitas mais dicas para si. |


