Acessórios para carros
Filtro de partículas: quando mudar e para que serve
11/01/2024
Em 2009, algumas regras ambientais mudaram e, desde então, os fabricantes de automóveis tiveram que incluir, em alguns modelos, um filtro de partículas na linha de escape, de forma a cumprir com a Norma Europeia antipoluição em vigor. Esta medida surgiu com o objetivo de diminuir o nível de emissões de gases nocivos para a atmosfera.
No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre este orgão . A principal é: quando devo mudar o filtro de partículas do meu carro? A verdade é que se fizer uma manutenção e limpeza adequadas, provavelmente nunca vai precisar de fazer essa mudança. Neste artigo a MIDAS explica-lhe tudo!
O óleo certo
Existem no mercado alguns óleos de motor formulados com aditivos que evitam que o filtro de partículas fique entupido. Deve optar por utilizar um desses óleos: isso vai ajudá-lo na manutenção do filtro.
Regeneração ativa
A regeneração ativa do filtro de partículas é uma forma que o carro tem de fazer a limpeza do mesmo de forma automática.
Se habitualmente apenas faz percursos muito curtos com o carro, o motor não tem tempo de regenerar e o filtro pode entupir.
Nesse caso, deve potenciar a regeneração ativa do filtro de partículas. É fácil de fazer, sendo necessários apenas 15 minutos por semana. Nesse tempo, conduza o carro na autoestrada a mais de 2.500 rotações por minuto, sem exceder o limite de velocidade e em plena segurança.
Quando mudar o filtro de partículas?
Como referimos anteriormente, não será preciso mudar o filtro de partículas se fizer uma manutenção regular. Por isso, a pergunta que se coloca é: Quando limpar o filtro de partículas?
Por norma, a limpeza do filtro deve ser feita a cada 100.000 Km ou sempre que as luzes no painel de instrumentos remeterem para algum problema no motor (esse é o primeiro sinal).
No entanto, deve sempre estar atento porque existem alguns indícios que também lhe indicam essa necessidade.
Problemas no sistema de escape
Esteja atento e observe a cor do fumo que sai no tubo de escape. Se for de cor preta, pode sinalizar a necessidade de limpar o filtro de partículas.
Consumos de combustível
Se reparar que o seu carro está a consumir mais combustível que o habitual, pode ser sinal de uma avaria no filtro de partículas.
Perda de potência
Quando o filtro de partículas não está a trabalhar como deve, é natural que o seu carro entre em modo segurança. Isso pode fazer com que o carro ande mais devagar e pode até parar completamente.
Se identificar algumas destes sinais, não hesite em marcar uma visita às Oficinas MIDAS.
Conte com a MIDAS para manter o filtro de partículas em bom estado
Para salvaguardar o bom funcionamento do filtro de partículas, opte por fazer um ckeck-up ao seu carro numa das oficinas auto MIDAS. Os nossos especialistas vão analisar e, em caso de necessidade, fazer a limpeza ou mudança do seu filtro de partículas.
Limpe regularmente o filtro de partículas. O ambiente agradece e o seu carro também.





