Quando mudar o líquido anticongelante?

Sabe qual é a altura certa para mudar o líquido anticongelante do seu carro? Com as temperaturas a baixar no outono e no inverno, é normal que durante a revisão do seu carro as oficinas indiquem se chegou o período para mudar o líquido anticongelante do automóvel. Apesar de ser um dos produtos mais importantes na proteção do seu automóvel, muitas são as pessoas que continuam a não saber no que consiste. Mas a Midas explica-lhe.

O líquido anticongelante é, basicamente, composto por água e anticongelante (glicol / etanol) misturado com vários aditivos. A função da água é refrigerar e usa-se preferencialmente já destilada, para evitar compostos que possam danificar os componentes do automóvel. Quanto ao composto anticongelante, este tem como principal função a de, tal como o nome indica, proteger qualquer líquido, tal como a água, de congelarem a temperaturas baixas. 

Como funciona? Deve-se mudar o líquido anticongelante pois é através do seu principal componente, o etilenoglicol, que este desempenha um papel único no sistema de refrigeração do seu carro, permitindo-lhe que o motor funcione sem problemas, mesmo quando as temperaturas são abaixo de zero. Este líquido também evita ainda o congelamento do líquido refrigerante inserido no radiador, o que lhe permite reduzir a sua temperatura de congelamento, para além de lubrificar a bomba de água, inibir a corrosão.

 

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Mudar o líquido anticongelante: quais os produtos existentes?

É fundamental escolher um bom líquido anticongelante para o seu automóvel. Existem alguns tipos deste produto e, dependendo do grau de pureza usado no etilenoglicol, o anticongelante pode suportar mais ou menos temperaturas extremas. Os mais conhecidos são os seguintes:

  • 10% de etilenoglicol: pode ser usado entre -4ºC e 102ºC.
  • 25% de etilenoglicol: pode ser usado entre -12ºC e 103ºC.
  • 50% de etilenoglicol: pode ser usado entre -37ºC e 108ºC.

Mas há mais: ao mudar o líquido anticongelante pode optar por um orgânico, híbrido ou inorgânico:

 

Os orgânicos:

●  são conhecidos por ter uma maior durabilidade e por atingirem temperaturas mais baixas, protegendo assim todos os elementos do motor da corrosão. 

 

Os híbridos: 

●  só podem ser utilizados em determinados modelos e é uma mistura entre os orgânicos e os inorgânicos.

 

Os inorgânicos: 

●  duram menos que os orgânicos e podem congelar também mais cedo, pelo que não são tão recomendados. 

 

Essencialmente, ao mudar o líquido anticongelante do seu automóvel está a garantir que o motor funciona sempre à temperatura recomendada. Por norma, as oficinas recomendam mudar o líquido anticongelante a cada 30 mil quilómetros ou de dois em dois anos. Para escolher o melhor líquido anticongelante para o seu carro, peça à midas um orçamento e agende a sua visita a uma oficina Midas e siga os conselhos dos nossos especialistas