A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

Porque devo mudar o óleo da caixa de velocidades?  


Já alguma vez pensou em mudar o óleo de caixa velocidades do seu carro? A caixa de velocidades é a parte do seu carro que direciona as mudanças que, por sua vez, fazem girar o motor. Esta é a segunda ligação mais importante da cadeia cinemática de um veículo automóvel. Para que as mudanças do seu carro estejam bem lubrificadas, necessitam de óleo na caixa de velocidades. Este óleo, ao longo do tempo, acaba por se deteriorar. Para que a limpeza e respetiva lubrificação não sejam comprometidas, é necessário mudar o óleo da caixa de velocidades do seu carro frequentemente, especialmente se for automática. Apenas assim se garante uma correta manutenção da caixa de velocidades. 



Quando mudar o óleo da caixa de velocidades?


Existem alguns aspetos que podem indicar a necessidade de mudar o óleo da caixa de velocidades, tome nota de alguns deles: 

- o óleo apresentar uma cor mais escura;

- a existência de espuma à superfície;

- a existência de partículas de metal, plástico, aço ou areia;

- cheiro a queimado;

- dificuldade em alternar entre velocidades;

- ruídos durante a transmissão. 


A periodicidade da mudança de óleo varia de veículo para veículo, diferindo, inclusive, entre veículos iguais. Isto porque, também depende do tipo de condução praticada pelo utilizador. Apesar disto, a estimativa é que esta mudança tenha de ser realizada a cada 20 mil quilómetros percorridos pela viatura. 


Existem diferentes pontos de vista. A existência de caixas de velocidades manuais e automáticas podem ser de diferentes tipos, dimensões, em função do veículo onde esta seja montada. A maioria dos construtores indicam que o óleo da caixa de velocidades deve ser trocado independentemente de as transmissões serem manuais ou automáticas. Outros construtores indicam precisamente o contrário. 


Todavia, para evitar danos incontornáveis, verificar e substituir o óleo torna-se fulcral. Apesar de ser uma tarefa que deve ser executada pelos especialistas Midas, de modo a evitar falhas durante o processo e a evitar que ocorram danos na caixa de velocidades, é fundamental estar alerta perante alguns sinais.  Não se esqueça de proceder à mudança do óleo sempre que necessário, para que a sua segurança nunca esteja em risco. 


oleo-mudanca-caixa-de-velocidades

 

De modo a garantir que decide mudar o óleo da caixa de velocidade no tempo adequado, entre em contacto connosco e siga os conselhos dos especialistas MIDAS.