A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

Discos de travão: sabe quando mudar? 


Discos de travão sabe quando mudar? Entre os vários sistemas que aumentam a segurança de um veículo, os discos e as pastilhas de travão estão no topo da lista. Isto porque se trata de elementos mecânicos que integram componentes mais complexos, sendo necessário um maior conhecimento técnico para poder diagnosticar os problemas e oferecer, de forma correta, ao cliente as peças ou serviços realmente necessários.

Os discos de travão consistem em peças de metal, que são acionadas assim que o pedal é pressionado.  A pressão hidráulica aciona um sistema que provoca o atrito das pastilhas com a superfície dos discos de travão, em movimento. O contato entre esses dois componentes gera a força necessária para reduzir a velocidade do veículo, até o imobilizar. O resultado desse processo é uma grande quantidade de energia, que se irá transformar em calor e dissipar-se pelo ar.


Pode encontrar no mercado dois tipos de discos de travão:  

  1. Os ventilados: mais usados em carro de alta potência, pois existe a necessidade de facilitar a dispersão de calor; 
  2. Os maciços: que são utilizados em praticamente todos os carros comuns.  


Mudar os discos do travão na altura certa


Sabe quando deve mudar os discos do travão? Estes componentes mecânicos são essenciais para que o seu automóvel consiga abrandar e parar nas melhores condições, mantendo-o em segurança. Por isso, para saber quando mudar os discos de travão, descubra a oficina MIDAS mais próxima de si e agende uma visita às nossas instalações. Temos uma equipa preparada para receber e prestar toda a atenção que o seu carro necessita, com uma oferta alargada de serviços.


Não adie a sua ida a uma oficina. É fundamental saber quando mudar os discos do travão, quer seja quando se apercebe que atingiu o mínimo aconselhado de desgaste do disco do seu carro ou se tiver detetado alguma anomalia, tal como um disco riscado, deformado, rachado ou enferrujado. O aconselhado é que verifique os seus discos a cada 20.000 km a 30.000 km, dependendo do seu veículo e do tipo de condução.


travoaes-banner


A verdadeira importância de saber quando mudar os discos do travão prende-se com o facto de, caso estes não estejam em condições, poder ter consequências graves na travagem do seu carro e, portanto, no pior dos casos, causar acidentes ou danos graves no seu veículo.

Nem todas as pessoas estão qualificadas para proceder à manutenção destes componentes mecânicos. Por isso, saber quando mudar os discos do travão deve passar por técnicos especializados, que lhe garantirão que continua a viajar com toda a segurança. Agende a sua visita a uma oficina MIDAS e siga os conselhos dos nossos especialistas