ESTAMOS A RE(I)NOVAR: As anteriores oficinas MIDAS foram desativadas em Out'2020. Está a nascer uma nova rede de oficinas, completamente renovada, com o nome MIDAS e com o nosso amarelo de sempre!
webp

NUMERAÇÃO DE PNEUS

webp

Sabe o significado da numeração dos pneus do seu automóvel?


O que devemos saber sobre os regulamentos Europeus no que diz respeito à numeração de pneus?



O Regulamento CE / 1222/2009 prevê que todos os pneus novos para automóveis de passageiros e veículos utilitários leves, fabricados após 1º de julho de 2012 e comercializados na UE a partir de novembro de 2012, devem ser entregues com uma etiqueta que mostra a qualificação dos pneus em termos de eficiência energética, aderência em piso molhado e ruído externo de rolamento. 


A etiqueta de informações do pneu mede três parâmetros: eficiência energética, aderência em piso molhado e ruído gerado pela borracha. A combinação destas três características indica a qualidade geral do produto. 




Eficiência de energia e Eficiência de combustível



Grau de A a G 

A resistência ao rolamento influencia o consumo de combustível. 

A letra A representa o maior grau de economia de combustível, enquanto a letra G indica o oposto, ou seja, o maior consumo de combustível 


MIDAS 

Entre um pneu com classificação "A" e um pneu com classificação "G", a diferença no consumo de combustível é de aproximadamente 7,5%. 





Aderência em piso molhado



Grau de A a G 

Como no caso anterior, a letra A representa o nível máximo de aderência, enquanto o nível G corresponderia à borracha com menor aderência. No piso molhado, a diferença entre um pneu classe A e G a 80 km/h é estimada numa redução de 18 metros na distância de paragem. 


MIDAS 

Entre um pneu com classificação "A" e um pneu com classificação "G", a distância de travagem em solo molhado a 80 km/h é 30% mais curta no pneu com classificação A. 





Ruído externo de rolamento

 

Grau de A a G 


A classificação de ruído exterior de um pneu é medida em decibéis (dB) e é representada na etiqueta por uma, duas ou três ondas; sendo um o nível de ruído mais baixo e três o máximo.



 

Outros critérios importantes:


A rotulagem dos pneus leva em consideração apenas 3 dos 15 critérios importantes:

1)    Aderência em piso molhado 

2)    Eficiência do combustível 

3)    Ruído exterior 

4)    Adesão em solo seco 

5)    Estabilidade de condução em solo seco 

6)    Estabilidade de condução em solo molhado 

7)    Aquaplanagem em linha reta 

8)    Aquaplanagem em curvas 

9)    Estabilidade a alta velocidade 

10)  Travagem de emergência 

11)  Tração 

12)  Longevidade 

13)   Ruído interior 

14)   Estabilidade de condução na neve e gelo (pneus de inverno) 

15)   Travagem na neve e gelo (pneus de inverno) 



O que devo considerar ao decidir entre um pneu ou outro? 


Cada pneu corresponde a uma necessidade diferente. Na hora de escolher um pneu, aconselhamos a localizar primeiro os compostos com maior aderência, pois o nível de aderência será aquele que lhe proporcionará maior segurança ao volante. Entre as opções resultantes, escolha aquela que oferece a melhor relação aderência / eficiência energética. 


Siga os conselhos dos especialistas Midas.